sexta-feira, 15 de março de 2013

Tweet - ABC (retirado dos Resultados Digitais)


Tweet – Publicação (post) com limite de 140 caracteres.

Seguir- É assinar os tweets de um usuário. Tudo o que essa pessoa postar vai aparecer pra você.

Seguidores –Usuários que recebem o conteúdo (assinam) de determinado perfil.

@- Símbolo usado antes do nome do usuário. Utilizar o @nomedousuario no meio de um Tweet é fazer
menção a alguém.

Replies – Resposta a algum tweet. Quando a menção é feita no início do Tweet, funciona como resposta.
Neste caso, os seguidores em comum entre você e o mencionado também vão ler o conteúdo.

Retweets (RT) – É passar adiante alguma mensagem que o usuário achou interessante e compartilhou
com seus seguidores.

Direct Message (DM) – Mensagem direta (privada). Apenas o destinatário é capaz de ler e só é possível
enviar esse tipo de mensagem para quem te segue.

Timeline – É a linha do tempo onde aparecem, em tempo real, os tweets publicados pelos usuários que
você segue.

Hashtag (#) –O símbolo # serve para indicar o assunto sobre o qual o usuário está falando.

Trends (trending topics) – São os tópicos mais comentados. As hashtags mais populares aparecem nesteespaço, que fica no lado inferior esquerdo na página inicial do Twitter (depois que o usuário está logado).

Divulgar o que é útil, não faz mal

quinta-feira, 14 de março de 2013

Network - Dica #4 - Escreva e não fuja


Dica # 4 - Escreva e não fuja 


Os eventos de networking não acabam com o último discurso. Se vai para casa mal eles acabam, vai perder alguma coisa.


Anote o que achou importante no evento; escreva o nome das pessoas que falaram. Este (bom) hábito pode ajuda-o nos próximos eventos e a fazer ligações com outros eventos e outras pessoas.


Ajuda-o a fazer conversa em outros eventos e passará por um profissional que está atento.


O final é sempre o que dá mais gozo.

Jornais - talvez o que não deva ser feito


Jornais - talvez o que não deva ser feito

Costumo comprar regularmente o jornal em papel.

Um dia destes apanhei um artigo que interessava a um amigo que vive na Finlândia. Como não o encontrei na www, resolvo pedi-lo à fonte.  

Digo o que quero e porquê. Passo um email para um dos directores e para o email do jornal. Passou uma semana e nada de resposta.

Tive que scanear quatro ou cinco páginas. Resultado: quem recebeu os pdfs, quase não vai perceber qual a fonte. Não vai sequer promover o bom artigo que o dito jornal tinha feito. Vai ler que ler em método puzzle.

Claro que eles, jornais,  não têm de satisfazer todos os pedidos. Mas penso que devem dar resposta a todos eles.

Depois queixam-se que perdem leitores.

Recentemente apanhei uma notícia de uma empresa com a qual espero vir a colaborar. Era quase do tamanho de um A3. 

Pego no link da notícia e mando para o CEO dessa empresa. Qual o meu espanto quando recebo a resposta dele: “Não sabia nada”.

Já não é a primeira vez que recebo esta resposta.

Parece que esta media não se sabe promover.  

quarta-feira, 13 de março de 2013

Networking - Dica #3 Histórias


Dica # 3 - Conte histórias

Contar histórias é sempre uma maneira mais fácil de entreter as pessoas. Nós contamos histórias e repassamo-las. O mesmo já não acontece com definições.

Quando alguém pergunta: "O que você faz?” Caso tenha tempo, não faça uma apresentação do estilo “elevator talk “ sobre sua empresa e carreira.

Mencione  algum projecto profissional ou pessoal. Romanceie o facto, mostre paixão no mesmo. Demonstre que está envolvido

Estes detalhes ajudam a aliviar a tensão de eventos bons, mas imprevistos.

terça-feira, 12 de março de 2013

Networking - Dica #2 Cartões de visita


Dica #2 - Cartões de visita

Apesar de alguns, muitos, acharem o cartão de visita antiquado, desajustado, etc, ele não deve ser esquecido. Quer para os eventos (de networking), quer para andar consigo, sempre, ele tem uma utilidade enorme.
O cartão serve para, quando encontramos alguém e  lhe colocoamos o nosso cartão, ele saber quem somos.
 A famosa frase “os meus cartões acabaram” deve ser evitada.
Não use o seu cartão como um flayer.  Não o distribuía, a torto e a direito, sem nem conversar com as pessoas. O objetivo é fazer com ele associações e ajudar que as pessoas que o recebem, tenham mais alguma coisa para se recordarem de si.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dicas - Network


Dica #1  Valor da rede

Tenha em mente que uma rede para ser verdadeira, válida e autêntica, tem que ser construída com confiança e os relacionamentos estabelecidos passam, primeiro, como você pode ajudar os outros, antes de ser ajudado por eles.

Uma das práticas mais poderosas das redes é fornecer valor imediato para nova conexão ou para o contacto que você reencontra.
Se, por exemplo, você conhece alguém na sua rede que pode ajudar este contacto, e se ele estiver no evento, apresente-os.

NETWORK - Dicas



Keywords: Network, Gestão, relacionamentos, Negócio, vendas, Prospects,

O network ou rede de contactos sempre foi uma actividade que existiu!

A rede networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado profissional e ajudam-se em muitas situações: indicação para um novo emprego, apresentação de um possível parceiro ou a realização de um negócio .

Mas, cada vez mais nos dias de hoje, ele é uma ferramenta essencial. As redes de negócios tornam-se mais eficazes com esta prática. Interligando indivíduos que, através da confiança e construção de relacionamentos sólidos, vão construindo ideias, desenvolvendo projectos, falando de si a outros.

Há estatísticas que indicam que cerca de 70% de contratações e de novos negócios nascem em eventos de networking. Verdade, mentira? Que acontecem, acontecem …

Construir uma rede de relacionamentos é uma actividade tão importante que já existem agências de networking e eventos unicamente efectuados com esse propósito.




Existe, nos dias de hoje, uma figura que se chama Nexialistas . Esta une pessoas que se podem complementar ou reforçar.

Proponho-me a compilar algumas Dicas. A ver quantas arranjo.


Dica#0  - A conversa é como as cerejas

Antes de participar em eventos, tente saber quem vai estar e imaginar quem poderá comparecer. No primeiro caso há várias fontes onde procurar informação: LinkedIN, FaceBook e outras medias.
Assim pode estar mais preparado para as conversas que quer ter e procurar quem quer encontrar ou conhecer.
Mesmo para as pessoas que já estão na sua rede, não assuma que já sabe o que eles estão a fazer e que eles sabem o que você está a desenvolver. Quem sabe se desta troca de informações pode nascer uma oportunidade.
Mas se assim não for, dê tempo ao tempo.