sábado, 18 de maio de 2013

Quotes #4 - Marketing and Sales




It is not the strongest of the species that survive, nor the most intelligent, but the one most responsive to change




Charles Darwin



Cada vez mais se fala em Resiliência, Adaptação, Mobilidade, Ajustamento....e não é que Darwin já preconizava isso.


Nos tempos que correm  a atitude perante as dificuldades é um elemento diferenciador e, quem sabe, a chave do sucesso. Facilitar em vez de complicar; fazer em vez de mandar fazer; aprender em vez de ficar no sofá.

Resiliência, proactividade, curiosidade, iniciativa...são substantivos que deve tornar Verbos.


O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda". Luís Fernando Verissímo.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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http://jpmarques.blogspot.comjoaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quotes #3 - Marketing and sales


Customers can’t always tell you what they want,but they can always tell you what’s wrong.

by Carly Fiona on the Entrepreneurial Thought Leaders podcast

Lança-se produtos para o mercado e pouco se fala com o Cliente...os potenciais Clientes.
Veja-se o caso do Iridium Mega Flop...mas também há os casos que todos resolvem copiar. Esquecendo-se que há factores que não são copiáveis, nomeadamente, aspectos intangíveis como Marca, Tradição ou mesmo a simpatia de quem está a lidar com os Clientes.

Muitas vezes as nossas necessidades (dos Clientes) não estão identificadas, porque ainda não sabemos o que queremos.

Imagine-se a ir pela primeira vez a um restaurante japonês. Pode ficar receoso ou pouco confortável a pedir. Eventualmente refugia-se nas massas ou nos tempuras. Mas, por sorte, a sua companhia escolhe sushis e sashimis. Começa a namorar o prato dela / dele. Atrave-se e pede para experimentar e não é que gosta.  Foi assim que se passou comigo.

Por defesa gostamos / usamos mais o NÃO que o SIM. "Expeimente-se" a usar o SIM.

João Paulo Marques
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quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quotes #2 - Marketing and sales


"If you want to understand how a lion hunts don’t go to the zoo. Go to the jungle."

Jim Stengel CMO of P&G

Bem verdade.

Faz-me lembrar um dos meus antigos directores. Nunca quis saber como era o mundo lá fora. Subia sempre as escadas ofegante...mas já as descia a correr.

Falar com os Clientes, observá-los, ver e visitar a concorrência, estudar as lojas da vizinhança, mesmo que o negócio não seja o mesmo, é um excelente aprendizado.  E é gratuito.



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quarta-feira, 15 de maio de 2013

Quotes # 1 - Marketing and sales

Proposta de valor
Try not to become a man of success but rather a man of value

Albert Einstein

O sucesso pode ser efémero. É muitas vezes. Os 15 minutos de fama que o Andy Warhol falava é uma realidade para muitos. Não falo do que sucede após esses 15 minutos. Muitas vezes o tombo é imenso e irrecuperável. É um pouco como estar no Big Brother...

Mas se a sua proposta de valor for realmente válida e apreciada, pode capitalizar-se mesmo quando os tempos andam apertados.

PS: Nem sempre a sua proposta de valor, mesmo que pense que é imbatível, resulta para o seu Cliente.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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terça-feira, 7 de maio de 2013

Media Social - #4 Dica - O cocktail correcto


4) O cocktail correcto

Não se escolha apenas uma media social. Há muitas e muitas.

Nas que escolher, não tenha sempre e somente o mesmo comportamento. Interaja, partilhe e faça forwards.

Assim capitalizará todo o seu esforço e empenho nas medias socias. Os seus seguidores não têm todos o mesmo comportamento.

Há quem tenha cunhado este termo EIR - Engage, Inform e Retweet.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Media social - Dicas - #3 Rotinas



3) Rotinas
 
 As medias socias podem ser vistas ou desenvolvidas como rotinas. Como beber um copo de água ao acordar ou ao deitar. É  o que eu faço.
 
Eu incorporo algumas das minhas rotinas com medias sociais.  Consigo tomar o pequeno almoço a ver o facebook ou a responder a mensagens do linkedIn. Idem a ver a TV.
 
Para não ficar viciado nestas medias, é bom que estabeleça regras, que use rotinas. Não querendo dizer que sou multitarefa mas, em alguns casos, podemos conciliar algumas actividades.

O facto de todos sermos cada vez mais “mobiles”, permite-nos ter os nossos tempos mortos para fazermos algo de diferente, de repousante ou partilhar algo com os nossos amigos ou com a blogosfera.  

domingo, 28 de abril de 2013

Turismo

Turismo


Dizia-se lá pelos anos que os romanos andavam pela península ibérica (e às turras com os gauleses): “ as terras portuguesas, talvez pelo clima ameno, eram super atraentes, sendo escolhidas para local de residência de militares reformados das legiões romanas. (de Sagres, a grande revolução estratégica).”

Parece que ainda não dos demos conta disto…ou não sabemos comunicar este dado.

Um serviço de qualidade ímpar é, sem dúvida, algo em que todos devemos apostar. 

Este consegue-se com formação, formação e formação. Não é em apostar em preços cada vez mais baixos, mais baixos e mais baixos. 

Lisboa tem múltiplos atractivos. Este, o eléctrico, é um deles. Vamos ter que ensinar o que é uma SWOT e Factor Crítico de Sucesso a quem anda a querer decidir e, infelizmente, decide por nós. 

Diz a obra citada acima relativamente aos Visigodos: "..apesar de 3 séculos na península, os seus vestígios são escassos. Porque eram poucos e a sua cultura era inferior à que a população local possuía".