sábado, 15 de junho de 2013

Quotes - #25 Marketing and sales

Create something people want to share

A tecnologia permitiu esta mudança de comportamento.  As medias socias são as ferramentas usadas para o efeito. Conceitos como cloud, carsharing, carpooling, blogs, linkedin, facebook , etc, são alicerçadas em partilha e fazem parte do nosso dia-a-dia.

A quantidade de conteúdos que se partilham na blogosfera é imenso, quase infinito. Refiro os blogs,  que muitas empresas não usam,  são locais privilegiados de partilha e de aprendizado. Ou fim ao cabo, de restabelecer contacto com todos os stakeholders.

Outro fenómeno interessante é também a partilha de casas. Vais para a minha; vou para a tua. E as pessoas não se conhecem. Há sites que partilham esta troca

Veja-se também o carsharing. No seu início este modelo de negócio consistia em comunidades que compravam um carro e partilhavam-no.  Hoje em dia, graças à tecnologia, um carro pode ser partilhado / usado por 10, 20…30 ou 40 pessoas.

Um sinal também óbvio que “ the times are changing “ em várias vertentes é também o facto de as empresas se organizarem e estabelecerem em coworks.

Afastando-me um pouco da partilha simples, quem não se lembra como começaram as várias "primaveras árabes"?

 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques; http://jpmarques.blogspot.com
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sexta-feira, 14 de junho de 2013

Quotes - #24 Marketing and sales

Your most unhappy customers are your greatest source of learning

Bill Gates

Ora aí está uma grande verdade. Um Cliente que se queixa pretende ver resolvido um problema. Um problema que pode não ser só dele. Estas queixas podem levar a melhoria no serviço, no produto.

Digamos que é um serviço inacabado de consultadoria, mas gratuito.

Os Cliente que, pura e simplesmente, abandonam os fornecedores, não devem voltar mais.

Um Cliente que vê o seu problema resolvido, pode até tornar-se mais fiel.



João Paulo Marques
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quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quotes - #23 - Marketing and sales (conte histórias)

What makes content engaging is relevancy.


Uma óptima maneira de ganhar a atenção do Cliente é contar-lhe uma história. Nós ouvimos histórias a nossa vida inteira. Umas mais credíveis, outras menos, umas de sonho e de encantar, outras sérias e profissionais, umas interessantes, outras não, umas verdadeiras….
 Mas sempre as fomos ouvindo. Uma história deve ter princípio, meio e fim. Se tivermos a habilidade de colocar o nosso Cliente (ou prospect ) nela, pode ser meio caminho andado  para que o possamos conquistar.

Lembram-se, caso tenham passado pela Universidade, de professores em que não de dava pela aula passar. Já em outras aulas não parávamos de olhar para o relógio. O mérito estava na capacidade do professor envolver os alunos.  Lembro-me de alguns...
Num tempo em que cada vez mais a qualidade e a oportunidade dos conteúdos são a pedra de toque da comunicação, torne-se (você como profissional e ser social)  interessante, credível  e prestável.

Apresento-vos em seguida alguns comportamentos desajustados e inibidores. A prática, mesmo que não abusiva, destes 11 comportamentos, mesmo que não todos, coloca-o, pelo menos,  no banco de suplentes.

            1.       Não escutar cuidadosamente o outro.
 2.       Não usar em excesso o “eu”.
 3.       Fazer só perguntas fechadas ou abertas.
4.       Usar e abusar de bengalas linguísticas.
5.       Explicar e “rexplicar”.
6.       "Ajudar" o Cliente, respondendo as suas próprias perguntas.
7.       Fazer perguntas vagas, ambíguas ou desinteressantes.
8.       Não perceber as respostas e explorar, erradamente, as mesmas.
9.       Não perceber que já temos as respostas que queremos e ocupar o Cliente.
10.   Não faça perguntas íntimas, sobre religião, política, sexo.
11.   Sobretudo, não faça perguntas que não gostava que lhe fizessem a si.
João Paulo Marques
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terça-feira, 11 de junho de 2013

Quotes - #22 - Marketing and sales

Caracóis

Logic will get you from  A to B. Imagination will take you everywhere

Albert Einstein

Há vários exemplos. Recorro-me exemplos da nossa cozinha e petiscos, os caracóis.
Impensável ser comido por alguns. Eu gosto bastante. Lembro-me de uns amigos australianos que achavam estranhíssimo que nós nos deliciávamos com tal pitéu. Após verem que, repetidamente, dia após dia, comíamos esses moluscos gastrópodes terrestres, resolveram arriscar.

O que se passou em seguida? Passaram quase a pedi-los para o pequeno almoço. Abandonaram, decididamente, o english breakfast.
 
João Paulo Marques
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segunda-feira, 10 de junho de 2013

Quotes - #21 - Marketing and sales

Nothing influences people more than a recommendation from a trusted friend
Mark Zuckerberg

Sem dúvida que conseguir referências (entenda-se não cunhas) é algo que ajuda em qualquer tipo de relacionamento. Quer (ele) seja profissional ou pessoal. Acrescento ainda que um deles pode levar ao outro e vice-versa.

Uma referência é uma carta entregue em mão.

Talvez possa ser interessante ler este meu post antigo
Como conseguir referências.


 

João Paulo Marques
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domingo, 9 de junho de 2013

Quotes -#20 - Marketing and sales

Babilónia
When you try to do something big  it’s hard to fail completely

Será que o que se consegue de sucessos compensa os insucessos? Quero pensar que sim.

Muitas vezes será melhor em dividir o seu trabalho em  tarefas mais pequenas. Podemos estar a terminar uma e começar a trabalhar outra. Vamos tendo metas...ganhando ânimo por fechar "dossiers" e abrir outros.


 No entanto, muitas vezes, temos que fazer tudo acontecer…há um time to market que tem que ser aproveitado. Caso contrário, pode dar-se o risco de falharmos  a entrada. Havemos de acertar alguma coisa, outras tarefas podem ser corrigidas e as que falharam...podem não ser importantes ...lance-se. 

Brincando um pouco, não há PPP que tenha acontecido sem desvios…e elas estão ai.





João Paulo Marques
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Think before you print. Think before you replay.


sábado, 8 de junho de 2013

Quotes - #19- Marketing and sales

Content is king, but marketing is queen and runs the household

O que está dito acima faz-me a história do cofre, lição aprendida na altura através de um livro (com capa castanha) do Kotler – Marketing, uma edição em "brasileiro".

 Pode não nos valer de muito ter o melhor cofre do mundo. Um que aguente tudo. Basta para isso que não saibamos comunicar as suas mais-valias, que o seu preço não esteja ajustado ao mercado (ou à expectativa de um produto premium) e que a sua distribuição não seja a mais adequada. O produto pode assim não se impor, vão vencer, não convencer...ou ser completamente desajustado da realidade

Hoje em dia já não é assim tão simples vencer e comunicar, de forma assertiva, as vantagens. . A concorrência é bem maior, vem de todo o lado, a media e as formas de comunicar são imensas e, em alguns casos, imprevisíveis.

Imagine que o seu vídeo promocional torna-se viral. De repente, de forma inesperada, atinge propstects inesperados....

Ps: A imagem acima pretende mostrar a ideia difusa que podemos ter da comunicação. Se faltar "qualidade percebidar" num dos 4P´s, podemos não comprar.

João Paulo Marques
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