segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Audience participation by Setg Godin

Audience participation
 
 
 

The way we engage with the humans who make stuff directly influences what we receive.
Arms folded with a scowl on our face and skepticism on our minds… we get what we deserve.
It’s up to us. Just about everything is ultimately a singalong.
 
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Todos podemos ser mais ou menos cuidadosos, muito ou pouco receosos, desconfiados quanto baste....mas ficar sempre à defesa, de sorriso fechado, incomunicáveis.....faz, de nós, umas Carrancas Sociais.
 
 
 
Retirado da wikipedia
 
Carrancas: Carranca é uma escultura com forma humana ou animal, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Espalhou-se no Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia, ou se seriam amuletos ou simplesmente ornamentos. Os artesãos que produzem carrancas são chamados de carranqueiros
 
As carrancas eram construídas a princípio com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos às carrancas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da produção das carrancas, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. Elas tinham um significado importante para as embarcações: Elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes.[
 

# 2 - Dicas para Blogs – Aproveite-se da Mutimédia

# 2 - Dicas para Blogs – Conteúdos não são apenas palavras


Rubik da multimédia
Posts (de blogs) não são apenas textos. Ainda que o texto possa ser, ainda, a principal estratégia para garantir que o seu site tenha tráfego e tenha um bom SEO, é importante usar mais formatos para enriquecer os seus posts.
Incorpore: apresentações do SlideShare,  imagens, vídeos, som / áudios,  infográficos, actualizações nas  redes sociais e outros formatos que se lembre ou apareçam.

Utilizar formas complementares e alternativas de apresentar  conteúdos, que não apenas textos corridos, enriquecem e conferem mais destaque aos seus posts.

Faça dos seus conteúdos um verdadeiro conteúdo MULTIMÉDIA. Pode parecer que é um Cubo de Rubik, difícil de acabar, mas não é!!!





João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.


http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa



domingo, 7 de fevereiro de 2016

# 1 - Dicas para Blogs – Tips e / ou listas


# 1 - Dicas para Blogs – Tips  e / ou listas




A publicação de tips / dicas / passos para algo são conteúdos fáceis de produzir, que ajudam muitos leitores pelo facto de sistematizarem alguma acção  e podem gerar tráfego. Uma outra vantagem é que podem ser republicadas, reescritas…repetidas…


Basta pensar num assunto, estudar, ler, recordar, colocar em prática a sua experiência e toca a escrever.

Pode escrever uma dica todos os dias e, no final, fazer um post com todas. Vai ver que é fácil, que o vai ajudar, que vai ajudar os outros.





João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O poder das motos

O Poder das Motos


Várias vezes deparei-me com o poder das motos. Muitos amiguinhos fiz nas minhas viagens de moto por Lisboa. As crianças olham, mesmo as que ainda andam de cadeirinha.

Faço um aceno, uma careta, uma língua de fora, um adeus…ganho sorrisos, “adeuses” e muita agitação por parte delas. Que coisa boa…os pais que me perdoem ….

Entre as várias historinhas vividas, lembro-me a do Manel…um puto do meu prédio. Um puto que será sempre puto para mim. A minha primeira moto grande foi uma Yamaha Diversion verde (alguns vão dar umas gargalhadas pela cor). O Manel, com uns 5 ou 6 anos,  várias vezes namorava a moto, mas de longe. Respeitando-a, talvez. Receando-a, quem sabe.

Um dia, lá no longínquo séc. XX, pegámos nele, colocámo-lo em cima da moto, e vai de fotografia. O puto tinha uns 5 ou 6 anos….hoje já tem mais de 20.

E não é que, até há muito pouco tempo, a dita fotografia ainda estava exposta no quarto dele. Esta é uma história de motos, que junto com outras,  causam-me uma boa emoção.

Nada comparada com a do relato  do menino que só abriu os olhos para ver uma moto.

João Paulo Marques


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Criatividade / Criatividades e as suas fontes


Criatividade / Criatividades e as suas fontes

“La gran ideia: tan dificil encontrarla omo fácil despreciarla” , Luis Bassat



Admiro as pessoas criativas. O que seria da vida sem estas mentes voadoras. Mais que não seja, o mundo é muito menos cinzento com eles.

Recopio 20 fontes de criatividade que li no livro Criatividad de Luis Bassat. Como ele afirma, há muitas mais fontes e a as combinações possíveis. As combinações entre estas 20 são infinitas…

A - Sobretudo racionais

1 – Origem e História do produto e da marca

2 – Problema – solução

3 – Demonstração

4 – Comparação

5 – Apresentador (conhecido ou não)

6 – Testemunhos

7 – Cenas do quotidiano, momentos de consumo e histórias ao redor do produto

B - Sobretudo emocionais

8 – Impacto emocional

9 – Beleza, moda, sexo e romance

10 – Violência e transgressões

11- Humor e piadas

12 – Música(s)



C – Caminhos proactivos. Esta técnica, por ser mais recente e menos óbvia no seu entendimento, terá  um pequeno copy past da explicação que Bassat nos deu. Este método usa e necessita da inteligência e da cumplicidade do Cliente.

13 – Dar a volta às ideias, aos conceitos

14 – Troca de papéis

15 – Apostar no inesperado, no invulgar

16 – Simplicidade

17 – Exageros e alterações de escala – o uso do produto ou serviço levado ao limite

18 – Simbologia – visuais e animais

19 – Analogias

20 – Excertos de filmes

Todos este caminhos podem ser combinados. A ideia, mais do que isso, a combinação de caminhos criativos tem que ser feita tendo em conta a estratégia. E esta combinação tem que ser adequada e consistente.

Estes 20 caminhos apresentados por Bassat têm por pilares a curiosidade, a leitura, a partilha, o trabalho, a colaboração, o erro e o consequente êxito.

Deixo-vos um sketch de uma das séries mais criativas que já vi, os Monty Python:


Esta imagem reforça a ideia que a criatividade focada apenas no umbigo, não sai do umbigo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DÊ AOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM


DÊ AOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM



“Atendimento ao Cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma

postura a ser cultivada” Mário Persona




Há vários modos de apresentarmos os nossos conteúdos. O importante é que eles sejam apresentados de uma forma clara, acessível, que não deixem dúvidas, que não nos tomem tempo excessivo para serem compreendidos ou tenham muitas etapas para serem apreendidos.

Vejam  alguns sites, nomeadamente  de e-commerce: pode ser difícil perceber onde é feita a compra. Idem, pelo facto, de não serem responsive….funcionam muito bem num dispositivo, mas não em outros.



Não dar a informação completa a um Cliente (e não acompanhá-lo) é como depositá-lo no dia 13 de Maio, em Fátima, e dizer-lhe que os seus amigos estão lá em baixo.



Acrescento que cada vez mais os Clientes têm menos paciência e menos tempo a perder.