quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Também há coisas boas - 13 de Dezembro


Também há coisas boas - 13 de Dezembro

"Vivemos numa plácida ilha de ignorância no meio dos mares negros do infinito", H.P. Lovecraf
Ontem o meu primeiro Ignite. Hoje, o Be IN, a tratar de Lisboa. Bem interessantes.

Primeira bênção  de sua santidade por Twitter. Até o Vaticano já aderiu....

Vírus VIH é arma para combater o cancro. Há males que vêm por bem...
Reciclagem gera lucro em Portugal....há quer dizer e repetir... Só tenho pena que ainda existam os cocós dos cãezinhos na rua, as beatas largadas impunemente por todo o lado, carros estacionados pelos passeios...mas havemos de chegar lá

Portugueses que salvaram uns jovens alemães vão ser homenageados.
Mandela apresenta progressos na sua saúde.  

 Há queijo há mais de 7000 anos!!!!! Adoro queijo!!!!
João Pedro Vale
Economia volta a crescer no segundo trimestre de 2013. Diz o FMI...esperemos  bem que sim.

Museu de Arte Contemporânea de Lisboa mostra 13 criadores nacionais. Are you awake? Are you?


CR7, Cavaco e Luciana Abreu. O que eles têm em comum? São os portugueses mais procurados no Google. Floribelaaaaaaaaaaaaaaaa....


Cheio de força....vindo do Chiado rm direcção à Baixa
Lisboa com sol e não muito fria.

 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PORTUGAL É PREMIUM -

PORTUGAL É PREMIUM - Pontos a evidenciar nos seus  produtos e serviços
                                                                                                          "Made in Portugal"

Parece que cada vez mais o "Made In Portugal" parece ser uma marca, uma boa marca, e não algo que queríamos esconder ou não referir.

O  método como os  nossos produtos são desenvolvidos e produzidos é algo que os pode valorizar e fazer destacar de outros, da nossa concorrência.  Falo da nossa concorrência pessoal, empresarial ou de país.  Para que isso aconteça, temos que usar os truques de uma boa comunicação. Uma comunicação que seja assertiva e que tenha eficácia.

Veja-se o que está a acontecer com o calçado e os têxteis portugueses, produtos tradicionais portugueses. Implementam-se no estrangeiro com a marca "Made In Portugal" .  Felizmente que há mais exemplos. Mais tecnológicos, menos tecnológicos...mas com a Nossa Chancela.

Lembro-me de uma história que li num passado não tão recente. Uma empresa  lusa, da qual não me lembro do nome,  que actuava  na área das TIs,  e quis entrar em Espanha.  Escolheu Madrid ou Barcelona, não sei precisar qual delas.  Não era bem recebida pelo facto de ser portuguesa.  Pouco ou nada conseguia.

Esses empreendedores, sabendo que possuíam um bom produto, não esmoreceram.  Resolveram comprar uma empresa na Galiza e daí atacaram o mercado espanhol. Passaram a ser galegos.
Passaram a ter sucesso! 

Este estigma,  de se ser português,  tem que ser ultrapassado. E está a ser ultrapassado. Mas a
dinâmica tem que começar internamente, em nós.

Seguem alguns palavras que  ajudam a valorizar o que é nosso, o que é feito por si, o carinho e cuidado que colocou no que fez.

Manufaturado                          Feito com a receita                  Desenvolvido localmente                    Construção personalizada       Forjado à mão                          Receita da avó                                  Exclusivo desta casa               Produto único                          Pulido à mão                                    Design exclusivo                     Moldado à mão                       Produto exclusivo
Tingido à mão                         Feito à mão                             Trabalhado à mão                                    Só cá na casa                          Queimado no momento            Peça exclusiva                                    Moldado por mãos hábeis      À moda da casa                        Feito no momento
Recolhido a partir de..            Trabalhado por mãos hábeis    À moda do Alentejo
Costurado à mão                    Criado localmente                    Atenção aos detalhes
À portuguesa                          Fabricado sob encomenda       Fabricado sob medida
Fabricação exclusiva              Design único                            Só nesta casa
Projecto sob encomenda         Projecto à sua medida             Feito localmente
Produzido de acordo com as suas especificações                   Segundo os mais altos padrões
Feito para durar                     Segundo a nossa fórmula         Costurado à mão                                 Criado localmente                 Atenção aos detalhes                Peça única

 Utilização destes vocábulos vai permitir a valorização do que é seu perante os outros.

Veja o que diz a Monocle na sua edição de Setembro (57) sobre o nosso idioma.

Monocle, issue 57
 

Apresento alguns  exemplos de produtos tradicionais portugueses que exemplificam o bom do Made In http://global-chica.hubpages.com/hub/Products-From-Portugal-You-Should-Check-OutPortugal. 


A utilização de palavras adequadas, que valorizem o que é seu, são, sem dúvida, um dos seus melhores argumentos de venda.

O que devemos hoje, nos tempos que correm, é preocupar-nos com o World of Mouth. A comunicação hoje, com as medias sociais, ganha esta força....de chegar ao mundo.

Por fim, tentando dar um exemplo doce...creme de leite queimado na hora.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.
 

Cold reading (Seth Godin)

Cold reading (Seth Godin)

Psychics, advertisers and coaches work hard to create interactions that feel direct. They'd like you to think that their work is about you, (lots of people thought that the song was actually about them) that they know what you're thinking and what you want.
The tsunami of data available online makes this easier than ever. It's not hard to buy data, not only about your demographics, but about how you spend your time on the web.
Which means that it seems as though that site or this ad is just for you. What could be better?
The important distinction is this: the content might be for you, but it's not necessarily about you. Take what you need, but ignore the rest.

Também há coisas boas - 12 de Dezembro


Também há coisas boas - 12 de Dezembro

"Um livro deve ser um machado para cortar o mar gelado entre nós", J.M. Coetzee

Boa conversa ontem na Beside.

12 do 12 de 2012. Para já, navegação tranquila.

PPP´s , novo acrónimo: " Porra Para os Políticos".

Alunos do 4 ano sobem 30 lugares no ranking da matemática. São agora o 15º. Menos mal.

Parques industriais do Barreiro, Seixal e Estarreja  vão ser alvo de investimentos.

Há a boa suspeita de médicos terem curado a Leucemia. Oxalá seja confirmada!!!

HSBC paga multa recorde por lavagem de dinheiro.

Frio e pouco sol em Lisboa.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Também há coisas boas - 11 de Dezembro


Também há coisas boas  - 11 de Dezembro

"O escritor deve caminhar  na vida como no mar, mas só até ao umbigo", Gustave Flaubert

Cães usados na proteção de vítimas de violência doméstica. Associação galega que está a treinar cães.
Manoel de Oliveira faz 104 anos. Parabéns!!!

Antiga Piscina dos Olivais vai abrir como ginásio. Aleluia. Quase nem me lembro já dela aberta.
 "Toutatis", asteroide. Gaulês???

12.12.12: um ano de crise pelo olhar de 12 fotógrafos. Lançamento do livro amanhã, no Palácio das Galveias.
OqueStrada,  banda lusa, de Almada, na entrega dos Oscares...desculpem, do Nobel da Paz.  Parabéns!!!

Lisboa está bonita e fria.
Sopa, vai uma?

Bigger vs. better (Seth Godin)

Bigger vs. better
It's not always one or the other, but sometimes the trade-off is unavoidable. It's clear that more is not always compatible with our other goals.
Like most choices, this one usually works better if you make it on purpose.

UmbigoBlog - 16 - Uma extensão do seu currículo


16 - Uma extensão do seu currículo

Um currículo é um documento estático, fotográfico. Lá está exposto o nosso percurso profissional e pessoal.

Um blog, apesar de apenas mostrar uma parte minúscula do que somos, pode apresentar um rasto de trabalho. Trabalho onde emitimos opiniões, divulgamos conhecimento, envolvemos pessoas, nos relacionamos.  

Um recrutador curioso e competente  vai ver o que você é na Blogosfera e lá estará o seu blog.

Eu acredito que o meu blog valoriza o meu perfil pessoal e profissional aos olhos dos outros. Eu, pelo meu lado,  sei que me valorizo.
Será como que um currículo com ASAS.