Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo What I think, what I criticize, my texts, other people's texts, interesting information from the eighth column and others that I find funny (I hope). I'll add some photos and anything else that comes to mind. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - what you know is worth more than you think
sábado, 12 de setembro de 2015
Sócrates Garoto Propaganda - Product Placement & Product Hidden -
O repasto que chegou visualmente a público dado pelo Srº. (Engº.) José Sócrates no dia do potencial grande debate entre Pedro Passos Coelho e António Costa é uma excelente modo para mostrar o que é Product Placement e Producta Hidden. No primeiro caso vemos a Água do Luso. No segundo caso não vemos nada. Inferimos que se bebeu vinho, mas não sabemos qual, quanto,…talvez tinto, talvez.
Outro exemplo de Product Placement espontâneo é o boy da Telepizza. O moço devia ser promovido.
Também podemos tentar descobrir a quem pertencem os 3 copos em falta. Começando na família socialista. Não acredito que seja Costa (o debate foi em directo); Seguro jogaria pelo seguro, não estaria presente; Soares talvez já estivesse de pantufas; Vara janta sempre em casa; a dos da casa da LENA também não Quem seriam…ou quem se baldou.
Eu não me baldei; não fui sequer convidado.
Um dado importante retiro desta foto. Há amigos fieis ....e o José sempre conseguiu trazer parte da sua biblioteca da Sorbonne.
Agora pergunto-me: qual o intuito de uma foto destas? Pré-lançamento de um novo partido. Um que não deixe suspeitas? Um apoio descarado e sincero António Costa?
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Personas e a utilidade de saber histórias e história
Personas e a utilidade de saber histórias e história
Há a ideia que
o mundo digital 2.0, 3.0, 4.0….and so on é um admirável mundo novo , mas não é bem assim.
Que Aldous Huxley
me perdoe o abuso na utilização do título de um dos seus livros.
Personas são personagens fictícias criados para representar os diferentes tipos de usuários. Personas são também um método de segmentação de mercado a ser usada dentro de um determinado alvo demográfico, comportamento ou atitude.
As equipas de marketing e todos aqueles que cuidam e se preocupam activamente com os negócios, independentemente de serem sua propriedade ou não, já, pelo menos mentalmente criaram as suas hipotéticas Personas. Estas Personas ajudam a direcionar melhor toda a sua produção de conteúdos (de marketing) para os seus diferentes tipos de público.
Se não tiver este trabalho escrito, vá escrevendo sobre estas personagens, vá estudando-as, vá elaborando-as. Vá imaginando o que elas podem querer fazer, qual a imagem que querem passar, qual o objectivo que pretendem alcançar.
Esta análise vai melhorar o seu Smart Content.
Pense em criar Personas potenciais Clientes de um Casino. Imaginemos o Casino do Estoril. Eu criaria:
Dentro destas 6 categorias pode começar a colocar layers, isto é, aprofundando o seu “carácter”. Qual idade dos mesmos; qual o seu estado civil; formação académica; profissão; como ocupam o tempo; moram perto ou longe.
Vai ver que vai chegar a muitas Personas, muitas Personas diferentes. Algumas das quais não as imagina Clientes do Casino, mas eles são.
Nota: 63% remember stories while only 5% remember statistics. What's your #contentmarketing strategy?
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa; about.me/joaodavespa
A história do mundo é, essencialmente,
história de idéias. -
H. G. Wells
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Fala-se agora nos
follow ups que a tecnologia permite que
se façam. Sempre se fez. Com telefone, com face to face, com fax…enfim, sempre
se fez. Os que tinham brio e que gostavam de acompanhar o Cliente, faziam-no.
Agora fala-se de Personas. Um copy past valente da
wikipédia diz-nos:” Persona, no uso coloquial, é um papel
social ou personagem vivido por um ator. É uma
palavra italiana derivada do Latim para
um tipo de máscara feita para ressoar com a voz do ator (per
sonare significa "soar
através de"), permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores, bem como
para dar ao ator a aparência que o papel exigia.”
“A palavra latina derivada da palavra etrusca "phersu",
com o mesmo significado, e seu significado no último período Romano alterado
para indicar um "personagem" de uma performance teatral.”
Isto das Personas, percebe-se, não é de agora. Tem
o seu tempo, não? Mas temos também Personas no Design, na Comunicação e na
Música. Não posso deixar de vos falar de David Bowie,
no memorável alienígena Ziggy Stardust, uma Persona que eu ouvi muitas e
repetidas vezes. Os que não conhecem, procurem….
Mas vamos então para
os tempos de hoje, para o que pode ser uma Persona 2.0.
Personas são uma ferramenta extremamente valiosa
para os marketers de hoje, independentemente do sector em que actuam. Se não estiver familiarizado com o termo, podemos dizer que Personas
são representações de seu público-alvo , produzidas com base em pesquisas e
entrevistas.
Personas são personagens fictícias criados para representar os diferentes tipos de usuários. Personas são também um método de segmentação de mercado a ser usada dentro de um determinado alvo demográfico, comportamento ou atitude.
As equipas de marketing e todos aqueles que cuidam e se preocupam activamente com os negócios, independentemente de serem sua propriedade ou não, já, pelo menos mentalmente criaram as suas hipotéticas Personas. Estas Personas ajudam a direcionar melhor toda a sua produção de conteúdos (de marketing) para os seus diferentes tipos de público.
Se não tiver este trabalho escrito, vá escrevendo sobre estas personagens, vá estudando-as, vá elaborando-as. Vá imaginando o que elas podem querer fazer, qual a imagem que querem passar, qual o objectivo que pretendem alcançar.
Esta análise vai melhorar o seu Smart Content.
Pense em criar Personas potenciais Clientes de um Casino. Imaginemos o Casino do Estoril. Eu criaria:
a) Homens e mulheres
que gostam de jogar, de todas as idades, das classes A, B e C.
b) Homens e mulheres
que visitam as salas de jogo para combater alguma da sua solidão.
c) Homens e mulheres
que visitam as salas de jogo para conhecerem pessoas do sexo oposto.
d) Homens e mulheres
que, para fazer tempo, visitam as salas de jogo e os bares.
e) Homens e mulheres
que visitam o espaço para viverem uma experiência de requinte e glamour.
f) Homens e mulheres
que visitam o Casino para vivenciarem experiências culturais.
Dentro destas 6 categorias pode começar a colocar layers, isto é, aprofundando o seu “carácter”. Qual idade dos mesmos; qual o seu estado civil; formação académica; profissão; como ocupam o tempo; moram perto ou longe.
Vai ver que vai chegar a muitas Personas, muitas Personas diferentes. Algumas das quais não as imagina Clientes do Casino, mas eles são.
Nota: 63% remember stories while only 5% remember statistics. What's your #contentmarketing strategy?
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarqueshttp://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa; about.me/joaodavespa
Publicada por
João Paulo Marques
à(s)
11:55
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quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Gémeos? Só se separados à nascença
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Este Twins é um filme simples, mas engraçado.
Já estes dois, em cada ramo de actvidade, parecem ser gémeos, mas separados à nascença, como os de cima. Ambos possuem o poder da informação.
Devia fazer-se um programa de informação só com os dois.
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