domingo, 25 de outubro de 2015

Tips of life #129

Tell it like it is, in a way they want to hear it. Wihan Meerholz






Uma máxima que cada vez é mais importante no mundo da long tail, mas sempre o foi. Trata-se da importância do Cliente.

sábado, 24 de outubro de 2015

Os ovos, a cesta e as medias sociais – Aprenda com os outros

Os ovos, a cesta e as medias sociais – Aprenda com os outros


Na gestão aprendemos que não devemos ter os ovos todos na mesma cesta. Não quero dizer que não tenhamos foco, foco no que estamos a querer fazer, a fazer e no que pretendemos fazer.

Veja-se o que se passou com o BES, PT, BCP, BANIF....isto só para este burgo.

Mas, com a velocidade com que as coisas, entenda-se a vida, acontecem, temos que ter um olho no burro e outro no cigano.

Interessante é verificar que existem ditados populares para tudo, para boas e más ocorrências, para isto e para aquilo.

As empresas têm vários stakeholders. Dois deles são o seu Público e os seus Concorrentes.

Com o novo,  vasto e rápido acesso à informação, devemos manter-nos a par do que os dois agentes citados acima fazem.  Devemos pesquisar sistematicamente o que eles andam a fazer. Descobrir o que o nosso público-alvo faz, por que medias anda, encontrar em que medias (sociais ou não) se encontram, que estratégias desenvolvem, em que horários mais estão em campo

Procure também por empresas que possam oferecer serviços parecidos ou complementares ao seu. Veja por onde elas andam, o que fazem, veja o que escrevem, como interagem. Ou mesmo empresas que nada tenham a ver com o seu negócio, mas que saiba que andam a fazer coisas giras.

Para saber o que o seu mercado anda à procura tem sempre as seguintes ferramentas gratuitas: o Google Alerts e o Tweetbeep.

O que se pode concluir? Procure, procure, procure...aprenda, aprenda, aprenda.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com

@joaodavespa 


The world is better with a Vespa #75

Papi, quando posso avere una Vespa?


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Tenha atenção aos detalhes

Muitas vezes a diferença faz-se pelo detalhes, pela atenção que se dá a certos detalhes. Gosto, particularmente, de ver o que se passa no canal Horeca, nomeadamente em restaurantes. 
Várias vezes passamos por uma rua com vários e vemos que uns estão cheios, com fila, e outros, vazios...
Muitas respostas / conclusões podem ser retiradas...algumas medidas podem ser aplicadas, muitas delas de custo ZERO. Basta ter atenção ao negócio e falar com Clientes, empregados e fornecedores. Se necessário fale também consigo mesmo



Nasrudin e os seus burros




O contrabandista
 
Volta e meia, Nasrudin atravessava a fronteira entre a Pérsia e a Grécia montado no lombo de um burro. Toda vez passava com dois cestos cheios de palha e voltava sem eles, arrastando-se a pé. Toda vez o guarda procurava por contrabando. Nunca o encontrou.
- O que é que você transporta, Nasrudin?
- Sou contrabandista."
Anos mais tarde, com uma aparência cada vez mais próspera, Nasrudin mudou-se para o Egito. Lá encontrou um daqueles guardas de fronteira.
- Diga-me, Mullá, agora que você está fora da jurisdição grega e persa, instalado por aqui nesta vida boa - o que é que você contrabandeava, que nunca conseguimos pegar?
- Burros.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

The world is better with a Vespa #74

Brigada de intervenção rápida