“Não é a empresa que define o mercado.
É o cliente.” (Peter Drucker)
Keywords: Vendas, Palavras, Ideias,
Serviço ao Cliente
Cada vez mais o Serviço
ao Cliente é um factor de extrema importância na hora da decisão, da escolha.
Li algures que os
peixes de aquário têm uma memória de 7segundos. De 7s em 7s fazem reset.
Sorte, azar…depende. Sorte, porque se esquecem das coisas más; azar, porque
se esquecem das coisas boas, de nós. Enfim, nada é perfeito. Como nós também
não o somos. Pegando no conceito dos peixinhos,
nós somos bombardeados com vários estímulos, muitos deles simultaneamente e, em
alguns casos, dissimulados. Estas
múltiplas propostas de “product placement” reforçam a necessidade de escolhermos
bem as palavras quando falamos com os Clientes.
Falo, sobretudo, no
que diz respeito ao contacto com o Cliente. Há muitos serviços que não migraram
(ainda) para o digital. Mas mesmo os que viverem este advento, têm que se
preocupar com o Cliente. É facílimo um Cliente ou Prospect mudar de plataforma….
Para terem mais certezas, vejam como o
dinheiro muda de banco, de praça, de país…
Uma boa qualidade no
serviço passa, muitas vezes, pelo uso de palavras ajustadas e apropriadas, que
facilitem e expliquem, que criem harmonia e empatia….
Seguem um conjunto de
palavras / expressões /ideias :
Útil
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Entrega à porta
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Instalação grátis
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Ajuda
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A nossa experiência
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Montagem grátis
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Permite
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Fazemos esse serviço para si
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Entrega grátis
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Facilita
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24/7/365
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Clarificamos
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Permite
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Conselho pessoal
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Garantimos
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Leva-o
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Conselho profissional
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Quanto e quanto
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Resolve
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Poupa tempo
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O nosso método
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Implementa
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Como você quiser
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Os nossos Clientes
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A nossa experiência ao seu dispor
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Até à sua porta
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Faremos, claro, um esfoço
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A nossa sugestão
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Até à sua casa
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Esforçamo-nos
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Fazemos isso para si
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A nossa opinião profissional
|
Quer falar com o nosso
departamento…
|
Vamos até si
|
A nossa opinião pessoal
|
Quer falar com algum dos nossos Clientes…
|
Felizmente o idioma
português, com e sem acordo ortográfico, é vasto em hipóteses a utilizar.
Basta, para que tudo corra bem, bom senso, formação e empatia. Dois destes
atributos são apenas ou quase da nossa responsabilidade.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
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