terça-feira, 23 de outubro de 2012

Actividades Low Cost - Texto publicado pela Ordem dos Vendedores


O Nosso Negócio é a Reputação!
Partilho convosco uma breve passagem na minha vida profissional, onde numa formação em vendas, depois de todos os outros alunos se apresentarem com títulos pomposos para a função que tinham, eu me apresentei simplesmente como Vendedor.


 

Por breves segundos a sala ficou em silêncio e o formador olhou-me de frente, pensou um pouco e depois disse com um sorriso no rosto: “Eis alguém nesta sala que tem realmente uma profissão!”

A Nossa missão na APPV é:


 

ü  Reconhecer a profissão de Vendedor aos profissionais de vendas – Somos nós, os vendedores, o verdadeiro motor da economia. Não existem empresas de sucesso que não tenha lucro. O lucro (ou dinheiro) nestas empresas só entra quando vendem. E quem vende é o vendedor.

ü  Dignificar a profissão de Vendedor – Este é o maior desafio desta Associação. Conseguirmos fazer as empresas que atuam no nosso mercado que esta é uma profissão tão importante como qualquer outra no mercado.

ü  Este é o princípio de uma nova jornada. Torne-se associado, dê o seu primeiro passo para fazer parte desta nossa “causa” chamada APPV. Ela é feita por si e para si. Contamos todos com isso.

 

 

Wilques Erlacher

Presidente da Direção da OV–APPV

wilques.erlacher@ov-appv.pt


 

ACTIVIDADES LOW COST INDISPENSÁVEIS

"Um bom nome vale mais que um bom perfume "Eclesiastes 7:1

Nunca foi tempo de desperdícios. Esta prática é geradora de maus vícios que se perpetuam e, rapidamente entram na cultura organizacional. Nos tempos que vivemos temos que combater ferozmente o desperdício de recursos. Infelizmente, algumas gerações, das quais eu faço parte de uma, não foi muito preparada para escolhas racionais neste campo. Para ultrapassar alguns más práticas e que nos permitam ter maiores hipóteses de sucesso nos negócios, sobretudo, nos novos, devemos ter atenção a:

A) Não ao desperdício de recursos. Podemos falar de tempo ou de dinheiro mal gasto. Um exemplo clássico é a utilização do telemóvel para fazer todas as chamadas, quando podemos, em alguns casos, recorrer ao telefone fixo, ao skype ou a mensagens de email. Outra passa pela boa gestão do tempo e que pode começar pelo cumprimento de horários.

B) Não conhecer os Clientes e não fazer uma análise dos mesmos. Há Clientes que podem não valer a pena serem atendidos pela empresa ou pela casa mãe e sim por uma subsidiária. Acrescento que há Clientes que dão prejuízo. O Princípio de Pareto é bastante útil para uma análise deste tipo.

Um Cliente pequeno para uma empresa grande pode significar prejuízo. Consome recursos que podiam ser alocados a Clientes mais rentáveis. Por sua vez, sentir-se-á pouco acarinhado e, em alguns casos, menosprezado. Perdem ambos.

C) Miopia ou perspetiva. Muitas vezes insistimos num serviço que, por razões sentimentais, por pura miopia ou teimosia, não se ajustam aos nossos Clientes, à nossa Empresa ou ao nosso mercado. Há que saber descontinuar os produtos ou nem sequer lançá-los. Também devemos não procurar entrar em mercados que não são os nossos: já estão saturados ou não trazemos qualquer mais-valia ou proposta de valor interessante.

No entanto, há sempre empresas que procuram nichos. Veja-se alguns supermercados vocacionados para as comunidades emigrantes.

D) Construir uma base de dados com Clientes passados e presentes e, simultaneamente, ter identificado os Potenciais Clientes. Este trabalho deve ser acompanhado por um contacto regular com ambos. Dá trabalho, mas vale a pena. Um ditado popular que retrata bem esta inação é: Quem não aparece, é esquecido.

E) Não confundir os Clientes. A proposta de valor que passa aos Clientes deve ser consistente e não provocar confusão no seu processo de escolha. Quando os Clientes têm dúvidas, não escolhem (escolha de Hobson), afastam-se. Imagine-se a olhar para um menu de um restaurante que não conhece e ver os pratos de peixe e carne todos misturados e não estarem também ordenados por preço. Fica sem saber se é caro ou barato; se é de carne ou de peixe. Resultado, na dúvida, não entra.

F) Não saber o porquê do Cliente lhe comprar os serviços. Apresento 5 + 1 razões pra isso. Cinco do livro "Digital Laeder", de Eric Qualman, e uma minha.

Começamos por perguntar aos melhores 40/ 50 clientes:

·         O que nos compra?

·         Porquê nos compra?

 

Em regra, as respostas, em cada empresa, caem, maioritariamente, em um destes 6 grupos

1.      Temos o produto que o Cliente quer e a um preço justo.

2.      Serviço ao Cliente.

3.      Prazos de entrega excelentes.

4.      Confiança.

5.      Porque temos um produto / serviço que é necessário ao processo.

+

6.   Porque tem que ser assim (a minha).

 

Se não tiver dados / respostas que se enquadrem num destes 6 estados, qualquer campanha de marketing ou ação de vendas não trará os melhores resultados. A sua empresa parece não ter foco.

G) A auto produção de materiais de marketing e de comunicação pode ser a única solução que tem para comunicar. No entanto, deve ter cuidado para que os cartões de apresentação, estacionários, panfletos, entre outros materiais, sejam consistentes entre si. Mesmo que a sua empresa esteja no ainda no dia -1 da sua actividade, não deve deixar de ter alguns materiais de promoção consigo. Nem que seja apenas um panfleto ou cartão de apresentação. Use-os sempre que possa.

H) Sites e blogs. Estas medidas são vivas, têm que ser e estar atualizadas. Um motor de busca valoriza os seguintes aspetos para identificar o seu site ou blog:

o   URL amigável

o   Uso de palavras-chave no título

o   Uso de palavras-chave na descrição

o   Uso de palavras-chave no texto-âncora

o   Número de links em sites relevantes apontando à sua página

Um site ou blog desatualizado nunca ficará bem colocado nos motores de busca e parecer-se-á mais como uma porta de um estabelecimento comercial fechada e coberta com cartões. Será a imagem que o seu negócio transmitirá.

J) Conte histórias. Conte a sua história. Envolva os seus Clientes, Fornecedores e Colegas com histórias verídicas e que tragam emoção. Se tiver um restaurante, sempre pode contar como nasceu aquele prato; se tiver uma casa de bicicletas, pode dizer que tornou o seu passatempo no seu trabalho. Verá os resultados mais depressa e de maneira.

 

A utilização destes pontos, para além de outros que o leitor se lembre e saiba, permitirá a otimização dos seus recursos, passar uma imagem consistente ao mercado da imagem do seu negócio e do seu posicionamento e dotará o seu projeto, sobretudo se for recente, com maiores probabilidades de ser vencedor.

João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Também há coisas boas -22

Também há coisas boas -22

Gasolina e gasóleo descem. Aleluia.
Há uma santa índia. Chama-se Kateri Tekakwitha.
T. Rex mostra-se no pavilhão do conhecimento. Coisa boa para a criançada.
André Coimbra, português, jogador de poker profissional doa 10% do que ganha desta actividade.
Moda Lisboa na moda.

No Diário Económico

Uma lista dos cursos que garantem emprego.  Os cursos de engenharia informática e de saúde parecem ser os que garantem mais empregabilidade.

Diz também que um português. Lino Dias, é o trabalhador mais eficiente da Bayer.
A Deco aconselha depósitos e dívida Polaca e Sueca.

Esta semana chego às 25.000 entradas no meu blog e vão acontecer coisas boas.



domingo, 21 de outubro de 2012

Também há coisas boas - 21

Também há coisas boas - 21
Frase de Chico Buarque: "Arrisquei muita braçada, na esperança de outro mar", da canção Ana de Amesterdan
A indústria do Surf em Portugal vale algo como 300 milhões de euros.  E ainda há tanta gente que não "viu" o mar. ..
Lisbon walker - passeio organizados em Lisboa. Deve mesmo valer a pena.
No "El Pais" -
A falta de concorrência eleva os preços dos combustíveis, com a consequente erosão da competitividade da economia e do poder de compra dos espanhóis.  Verdade Ibérica
Cuando el mundo dejó de girar. Excelente artigo sobre a Guerra Fria.


Ouvindo King Kong / All African Jazz Opera. Quem anda por lá...Miriam Makeba.

Ontem descobri uma varanda nova....

No DN.
1)
Engraçada, para uma situação nada engraçada, a relação de músicas do cancioneiro popular português com realidade nacional. O facto de as considerar como coisas boas é que, ao entrarem no ouvido, podem despertar-nos para novos comportamentos, novas atitudes, novos desafios.
Natalidade e Ornatos Violetas - Tempo de nascer
Desemprego / Emigração e Rádio Macau - O Anzol
Abandono escolar e Xutos e Pontapés - O homem do leme
Saúde e António Variações - O corpo é que paga
Habitação e Sérgio Godinho - Liberdade
Crime e Chullange - Já não dá
Pobreza e Madre de Deus - A sombra

2) Portugueses no protesto de Londres. Há uma portuguesa na organização. O seu nome é Diana Cheney e o movimento é o PIIGS United.

3) Micaela Larisch Design. Produz e comercializa, mesmo para o estrangeiro,  peças para ballet. Não que eu use......

4)Feiras com produtos regionais parecem ganhar uma nova e saudável vida. É o puro Win Win.

sábado, 20 de outubro de 2012

Também há coisas boas - 20

Também há coisas boas - 20


Astérix e Obélix estreia. O filme chama-se "Ao serviço de sua majestade". 
Estudante vence concurso Cadeira Meo.  Bateu alguns gabinetes conceituados.
Manoel de Oliveira (e escreve-se à brasileira) é homenageado em São Paulo. Mais uma...parabéns.
John Terry ameaçado se incumprir...se tiver mais comportamentos racistas...Triste comportamento dele; decisão muito acertada do Chalsea.
Cabeço de Vide geminado com Marte? Parece que sim.
Governo português tira curso de Excel avançado. As contas batem todas certas.
Cientista de dados...a profissão mais sexy deste século. Será?  Alguém que transforma informação em lucro.  É um pouco o que se diz sobre os Nexialistas.
Hoje  estava um agradável de sol em Lisboa. Almoço em Carnide  com o meu amigo Marco Cardoso.
Após este, preparámos os alicerces de um plano de ataque ....

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Também há coisas boas - 19


Também há coisas boas - 19

Uma portuguesa ganhou o prémio europeu do voluntariado. De seu nome Isabel

No DN
Corte de 673 adjuntos e secretários políticos nas câmaras...colocar-lhes um GPS para ver para onde vão.

Vitorino, António Vitorino, é oficial da Legião de Honra Francesa.

Maria da Glória Garcia é a nova reitora da UCP.

www.irmalucia.com.igreja » novo site sobre a Irmã Lúcia. Agora a sério, as carmelitas criaram uma página sobre a Irmão Lúcia.

Bispo Carlos Azevedo, português, gere os bens do Vaticano. Ai se o Gaspar (não o rei mago) sabe.

Exposição sobre o Riso no Museu da Electricidade. Saiam da carranquice e vão lá...mais que uma vez. (http://jpmarques.blogspot.pt/2011/02/humor-ou-quanto-precisamos-dele.html)

 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Também há coisas boas - 18


Também há coisas boas - 18

Sacado do DN

"Há muito tempo todos os rios se juntaram para protestar contra a acção do mar ao tronar as suas águas salgadas", de Esopo.

Recentemente anda tudo muito salgado por cá. Faz-me lembrar a história dos Távoras e do solo salgado.

 Do DN

Descoberto um campo de "lírios do mar" lá pelos mares dos algarves
Governo quer tirar 25 mil famílias do desemprego. Verdade, mentira...vamos ver

Visteon, uma multinacional, troca a Hungria pela nossa Palmela

Somos um povo de Tomates. Produção recorde este ano. É resultante das condições climatéricas e à inovação do sector.
Começa o DOC Lisboa

Este jornal oferece ebooks. Para isso, registe-se em www.dn.pt

 
Outros jornais
Uma em cada três garrafas de Azeite no Brasil é Gallo. E ainda temos outras marcas.

Consórcio luso-moçambicano salva a Riopele.

Da rua
Há, pelo menos,  dois cafés em Lisboa que vendem a bica a 50 cêntimos. Um fica em frente à Fundação Gulbenkian.  Outro, no cruzamento da Av. dos Estados Unidos com a Rio de Janeiro.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

StormHarbour e as empresas portuguesas

StormHarbour  foi distinguida com o prémio "A melhor boutique financeira" pelo Banker /FT. 
Uma das receitas usadas por esta Empresa passa, segundo António Caçorino, um dos fundadores da Empresa, por: "Uma abordagem mais personalizada e com menos conflitos de interesses, para melhor servir os Clientes".
É esta estratégia que se torna importante ser seguida por empresas portuguesas.
• Apostar no serviço;
• Apostar no contacto personalizado;
• Tornar simples as decisões;
• Estar presente.

Todas estratégias simples, de low cost.

Este prémio e a razão de o terem obtido podia e devia ser explicado aos empresários portugueses. Está aqui um bom exemplo! Um exemplo a ser seguido.



João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.