5 + 1 meios para captar a atenção do seu público
“A sua mente é para ter
ideias e não para guardá-las.” Napoleão Bonaparte
Captar a
atenção do público num não é tarefa
fácil. Ou se é um humorista como o John
Cleese, um orador nato como o Obama ou Clinton ou um
professor brilhante como o Sr. Dr. Adriano Moreira (sem qualquer conotação
política).
O comum dos
mortais, a grande maioria, não se equipara a nenhuma das personagens referidas.
Assim, temos que optar por outras estratégias.
Uma certeza
tenho. Todos nós, mas todos, temos que comunicar.
Para além do
óbvio, dominar bem a matéria a comunicar, há alguns conselhos que vou
apresentar e custam zero.
1 –
Sorria (com os dentes e os olhos)
Começo por
aqui. Um sorriso é uma porta aberta para quase tudo.
Podemos
começar com a memória dos nossos pais ao chegar a casa. Quando ficavam a saber
de alguma diabrura que tínhamos feito, não sorriam.
Passando
para o mundo os negócios. Ao encetar um novo relacionamento comercial, se o seu
interlocutor não sorri, esta pode ser uma barreira para que o negócio se
desenrole.
Um sorriso é
íman que aproxima as pessoas. Um sorriso
transmite confiança. Nas relações humanas e no mundo dos negócios. Os bons
acordos podem (ou mesmo devem) terminar
com um sorriso. Um sorriso transmite bem-estar, confiança e satisfação.
Ao que
acrescento, o sorriso é uma das muitas ferramentas que devemos usar e é, sem
dúvida, das mais económica. No entanto, sorria, mas não abuse.
2 -
Elimine as barreiras
Nem todas as
barreiras são passíveis de eliminar.
Se está num
auditório, não consegue eliminar a barreira da distância.
Se está
numa chamada via Skype, fica mais
difícil criar uma proximidade física.
Faça o
possível para retirar ou diminuir a presença dos elementos perturbadores entre
si e os interlocutores.
Se conseguir
estar perto deles, fique perto. Eles vão percebê-lo melhor, ouvir melhor e
ver melhor.
Mais alguns
comportamentos que pode tomar como orador:
- evite os tiques e bengalas de
linguagem (e outras) que possa ter;
- não use roupas coloridas, listadas ou
justas;
- olhe para toda a plateia, em
W, e não se fixe num ponto ou em
alguém;
- não cruze os braços, não coloque as
mãos nos bolsos ou atrás das costas;
- para se aproximar do público, se possível,
desça até eles;
- transmita confiança.
3 -
Storytelling
Conte
histórias, conte a sua verdade como fosse uma história e vista o papel de
actor da mesma (não necessariamente o principal). Desde sempre que a humanidade
passa conhecimento com histórias. São mais fáceis de seguir e de lembrar.
As histórias
possuem sentimento, criam empatia e geram confiança. Quem está do outro lado pode até colocar-se
como actor de uma outra história, muito semelhante, e começar assim a construir
a sua própria história, baseada no conhecimento que você lhe transmitiu.
4 –
Escute
Quantas
vezes dificultamos o nosso trabalho com os nossos Colegas ou Clientes por não
escutarmos.
É das
tarefas mais difíceis de executar. Há inúmeras razões para que isso aconteça.
O saber
escutar é fundamental para construirmos relacções sólidas, de confiança e
proactivas.
Alguns
comportamentos decorrentes de uma escuta activa
• Não
nos precipitamos;
• Colocamos
os nossos canais sensoriais a trabalhar;
• Estamos
atentos à comunicação não verbal;
• Podemos
demonstrar que estamos a seguir a conversa e dar feedbacks automáticos;
• Demonstramos
que o interlocutor é importante para nós;
• Mostramos
que ele está a falar com e pessoa certa, com a Empresa certa;
• Retribuímos
a importância que o interlocutor nos dá a nós.
5 –
Aprenda (e ensine)
Ninguém
nasce ensinado (ponto).
Há cada vez
mais veículos para aprender (ponto).
Leia,
assista a palestras, ensine , veja o TED, faça Role Play, saia da sua zona de
conforto, fomente ou pratique a troca regular de lugar de trabalho com os seus colegas, use o Brain Storming
e pratique e grave as suas apresentações (e os ensaios).
Para falar
em público é necessário estruturar as suas ideias, saber para quem vai falar, o
tempo que tem para o fazer, aprimorar a linguagem verbal e não verbal e, em
alguns casos, melhorar a dicção.
A aplicação
destes 5 conselhos podem fazer com que ganhe mais CONFIANÇA na sua próxima
apresentação.
0 –
Confiança
Perceberam
que nos 5 itens a palavra CONFIANÇA apareceu sempre.
Quem o
escolheu para a apresentação confia em si, sabe que você dominará o tema.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você
também.
Sem comentários:
Enviar um comentário