![]() |
Vespa50S by Hergé Se Hergé usasse uma Vespa nas suas aventuras....poderia ser assim |
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo What I think, what I criticize, my texts, other people's texts, interesting information from the eighth column and others that I find funny (I hope). I'll add some photos and anything else that comes to mind. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - what you know is worth more than you think
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Os meus pais
![]() |
Há semanas no ano que são mais... emocionantes. Esta, que começa a 28 de Janeiro, é A SEMANA.
Nesta semana nasceram os meus pais, ambos com uma curiosidade em comum: nasceram num dia e foram registados no seguinte.
Faz tempo que ambos partiram; 10 e 20 anos. Faz tempo que a ausência deles preenche alguns dos meus momentos e o silêncio deles vai trazendo-me memórias.
A saudade que sinto e a falta que ambos me fazem são o reflexo do amor que sempre tiveram por mim e que, sem dúvida, que eu soube retribuir... mas fico muito aquém de tudo o que me deram.
Há dias em que a ausência pesa mais. Não dias específicos. Mas há, no entanto, dois dias: o Natal e o meu aniversário (coisa de filho único?).
Quando um partiu, a minha mãe, quebrou-se um dos meus pilares. Quando, dez anos depois, partiu o outro, quebrou-se o segundo. Mas, sorte a minha, ensinaram-me a enfrentar o mundo e a partilhar o carácter de ambos.
Ambos lutaram e venceram um destino que parecia que os ia derrotar depressa…mas foram derrotando esse destino..quase 25 anos e 10 anos de luta.
Tive também a sorte de, após a morte de cada um, receber um presente do que partiu. Presentes, nada de coisas materiais, que me deixaram feliz, porque soube por eles que cumpri o meu papel de filho.
A saudade de ambos é presente e eterna, mas é também um testemunho de que tive algo extraordinário: pais que me amaram de forma tão profunda e intensa que a ausência só confirma o quão importantes eles foram.
Saudades.
The Cinematic Orchestra - 'To Build A Home'
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
domingo, 26 de janeiro de 2025
Are you talking to me?
![]() |
Are you talking to me (pintura de Antânio Maia) |
“Pensamento negativo, gera diálogo interno destrutivo.”, Júlio César
Pego numa prosa antiga. Foi escrita em 2022. Na verdade, não tão antiga, mas continua a ser um tema actual. O uso indispensável do nome.
Parece óbvio, mas utilizar o nome numa comunicação com um prospect faz com que ele sinta que a mensagem é direccionada exclusivamente a ele. Quando lemos ou ouvimos o nosso nome, prestamos automaticamente mais atenção.
Sempre que possível, tente, nos e-mails, descobrir a quem deve dirigir a informação que deseja transmitir. Muitas vezes, temos acesso a bases de dados de empresas em que só aparece o e-mail geral. Dedique-se a pesquisar, seja no site, LinkedIn, Facebook ou ligue directamente. Descubra quem é a pessoa a quem quer enviar o e-mail.
Esta prática vai ajudar a alcançar melhores resultados.
Usar o nome de um Cliente nas vendas é uma das formas mais eficazes de criar uma ligação mais rápida e eficaz.
Aqui estão 6 razões para isso:
• Diferenciação: Quando o vendedor, até mesmo o empregado do balcão, utiliza o nome do Cliente, ele destaca-se da concorrência.
• Personalização: Ao chamar o Cliente pelo nome, o vendedor cria uma experiência mais pessoal, o que facilita a aproximação.
• Construção de confiança: Ao ouvir o seu próprio nome, o cérebro do Cliente acede a áreas relacionadas à identidade e ao reconhecimento, activando uma rede de memórias, experiências e emoções. O nosso nome é, de facto, um dos primeiros marcadores da nossa identidade.
Além disso, o nosso córtex auditivo reage mais intensamente ao som do próprio nome. Como consequência, o sistema de recompensa do cérebro pode ser activado e produzir uma sensação positiva.
• Criação de vínculo emocional: O uso do nome contribui para o fortalecimento de um elo emocional. Em última análise, pode aumentar a fidelização do Cliente e a sua satisfação.
• Demonstração de atenção e cuidado: Ao usar o nome de alguém, o vendedor demonstra que está atento e valoriza a interação. Isso faz o Cliente sentir-se especial e importante.
• Ajuda na negociação: Durante a venda, usar o nome do Cliente pode suavizar momentos de tensão e tornar as conversas mais amigáveis e cooperativas.
Por isso, investir no uso do nome do Cliente pode transformar uma interação comercial numa relação mais significativa e produtiva.
Sabemos que, nas vendas, os pequenos detalhes podem fazer toda a diferença!
Altered Images - See Those Eyes - Former schoolmates in Glasgow with a shared interest in the UK post-punk scene, Clare Grogan (vocals), Gerard "Caesar" McInulty (guitar), Michael "Tich" Anderson (drums), Tony McDaid (guitar), and Johnny McElhone (bass guitar), were all members of the Siouxsie and the Banshees official fan club.


terça-feira, 21 de janeiro de 2025
VER PELO MELHOR
![]() |
Fábulas de La Fontaine - JPM Consultores |
“A felicidade da sua vida depende da qualidade de seus pensamentos” Marco Aurélio
História inspirada na melhor tradição das maravilhosas Fábulas de La Fontaine. Um dos meus podcasts preferidos da minha infância. Os locutores eram dois: a minha mãe Josefa e o meu pai Manuel.
Dois amigos improváveis: uma gazela e um homem. A gazela Josefa e o jovem Pedro. Os dois conheciam-se desde sempre. Tinham por hábito passear juntos pela imensa safana africana. Faziam isto desde que eram pequenos. Parecia que a diferença de raça, homem e animal, não existia.
Um dia, num passeio, ambos apanham um susto. Apareceu um leão enorme, com uma juba a condizer e dourado encantador. Este aproxima-se feroz, olhando para os dois e mostrava uma forma insaciável.. Cada vez se aproxima mais. Eis que os dois resolvem fugir. Cada um vai para seu lado. A Josefa para o lago da esquerda. O João para o lago da direita. O Leão ficou confuso, sem conseguir qual escolher para caçar, e nada fez ..ficou imóvel. Nada aconteceu, felizmente
O tempo passou e os dois amigos continuavam a partilhar parte do seu tempo. Mas algo ficou diferente: a Josefa mantinha-se sempre tranquila e a usufruir calmamente o momento. Já o João andava sempre sobressaltado…com medo do que pudesse aparecer. Observava o horizonte com desconfiança, analisava cada som como uma possível ameaça …sempre preparado para reagir.
Certo dia, Josefa percebendo a inquietação sistemática que permanecia no seu amigo João. parou, e na melhor tradição das fábulas de La Fontaine, olhou nos olhos do João e perguntou:
— Por que continuas com medo João? Ainda é o Leão?
João respondeu:
— Sim. Ele pode voltar. Não consigo afastar a ideia de que algo terrível pode acontecer. E se desta vez se ele nos apanhar? Eu tenho assim de estar sempre atento ….visto tu nunca estares. Aliás, nem percebo como podes andar assim…sem preocupações.
Josefa sorriu e recorreu da sabedoria que herdou e de quem quer viver o presente.
— João, estás a gastar energia com algo que talvez nunca mais venha a acontecer. O Leão é apenas uma possibilidade. Vê que cada momento que perdes a pensar nele é um momento que já foi roubado pela tua própria mente. Aprendi que não podemos controlar tudo, mas podemos e devemos preparar-nos para o que possa vir a acontecer. Já devias saber que nós, as gazelas, sobrevivemos porque nos focamos no agora. Não carregamos o que é habitual em vocês, o peso do “e se”.
João reflectiu. Naquele momento percebeu que o seu comportamento o esgotava e, sobretudo, esgotava todos que lhe eram próximos. É claro que a Josefa era um deles.
João refletiu e percebeu que algo na sua vida precisava de mudar. Inspirado pela serenidade de Josefa, começou a observar como ela lidava com o meio ambiente.
O que João pôde aprender:
Viva o Agora – ao desperdiçar energia com preocupações inexistentes, ficava menos atento às oportunidades que apareciam e não aproveitava o pressente
Administre os seus recursos - Josefa economizava energia para quando fosse realmente necessário fugir ou reagir…já o João estava sempre pronto a fugir.
Planeamento - inspirado por Josefa, o João estabeleceu um plano simples: viver o dia a dia, mas tendo sempre uma solução para eventuais situações críticas.
Emoção Vs Razão – Josefa demonstrou ao João que manter a calma permite melhores decisões.
- João, que já confiava, e muto, na Josefa, compreendeu que o verdadeiro poder vinha da relação de confiança estabelecida entre ambos. Mesmo sendo amigos e aliados improváveis, a sua amizade provava que a colaboração entre diferentes perspectivas ajuda a criar soluções únicas e inovadoras.
Conclusão
Aos poucos, João reencontrou a sua tranquilidade. Josefa e ele continuaram os seus passeios. Estes passeios eram agora mais intensos e saborosos.
A gazela e o homem tornaram-se símbolos da perfeita gestão entre a intuição, a estratégia, a coragem e tranquilidade. Mostraram que, mesmo nas diferenças (ou sobretudo nelas), há sempre algo que podemos aprender.
Colo uma pequena prosa do Pierre Schurmann
“Um dos maiores desafios para qualquer pessoa — especialmente para empreendedores — que busca expandir e evoluir, é que, ao alcançar o sucesso, a tendência natural é reduzir a disposição para assumir riscos.
Mas veja bem, isso é normal.
Ainda assim, os empreendedores mais bem-sucedidos que conheci fizeram o oposto. Eles se dedicaram ainda mais a cada nova fase de suas jornadas.
Isso exige uma boa dose de fé. E também resiliência e paciência.
Na verdade, empreender, por si só, é um ato de fé.
Se você está em um momento em que precisa decidir arriscar ou avançar para o próximo nível, lembre-se: a evolução só acontece fora da zona de conforto.”
The Triffids - Estuary Bed, uma das melhores bandas e músicas de sempre.