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A sua ZONA DE (des)CONFORTO
Keywords: Vendas, Reunião, Clientes, Fornecedores
A chegada de um novo fornecedor pode
ser a sua entrada no Zona de Desconforto.
Pode, mas não deve. O eventual "Desconforto"
é provocado por tudo o que é novo e que ele
nos traz. Mesmo que seja a mera substituição de um serviço que não esteja a
funcionar muito bem. Mas são estas saídas da Zona de Conforto que podem trazer algo de novo à sua empresa, mais
dinamismo à sua organização e mais e melhores competências ao seu trabalho, a
si.
Um exemplo típico desta inércia,
por parte de Consumidores, são os contratos que mantemos com os operadores de
TV por Cabo e Internet. Nestes sectores há sempre promoções, mais serviços, que
visam atrair novos Clientes (talvez seja a altura de avaliar o seu contrato
deste serviço).
Não quero dizer que nos devemos
manter sempre fora ou dentro da Zona de
Conforto, mas sim que devemos traçar uma linha imaginária, dinâmica, e
manter os nossos pés ora de um lado, ora do outro e assim irmos, aos poucos
alargando a nossa Zona de Conforto.
Esta será mais ampla, quanto maior for a nossa ambição e a nossa preparação.
O facto de sistematicamente ficar sentado dentro da sua Zona
de Conforto, mais cedo ou mais tarde, irá trazer-lhe problemas. O mercado é
cada vez mais competitivo, as tecnologias cada vez mais depressa se tornam obsoletas, as
empresas, em alguns sectores, aparecem e desaparecem e quase ninguém dá por
elas (veja-se a velocidade com que
gabinetes de design e agências de publicidade que nascem e morrem), a
rotação de profissionais entre empresas cada vez é maior, a mudança geográfica
de trabalhadores tende, cada vez mais a ser uma realidade, etc.
Se você for um profissional
ambicioso, que se prepara, que procura novos Clientes e Fornecedores, não
descurando manter aqueles que lhe trazem benefícios (ou que lhe prestam um bom
serviço), com muita certeza, vai, mais dificilmente, ser apanhado desprevenido
e ficar, eventualmente, desempregado.
Seguem algumas sugestões (6) para aumentar a sua Zona de Conforto:
Aprenda sempre - Aprenda por si e com os outros. Não deixe também
de passar o seu conhecimento. Nesta
partilha de conhecimento, todos ganham. Recentemente a NIKE, através do
programa GreenXchange, divulgou algumas centenas das suas patentes. A única
condição para serem usadas é que as empresas não podiam ser concorrentes. Esta
sua partilha de conhecimento deve ter permitido a muitas empresas melhorarem as
suas competências.
Oportunidades estão por aí - Para as encontrar tem que sair da
sua secretária, ir a eventos, visitar Clientes, falar com Fornecedores, dialogar
com a concorrência. Estar atento, ser crítico, não aceitar a primeira resposta
ou evidência. Procurar um sonho, mesmo que todo o ambiente que o envolve (a si)
leve que os outros pensem que não o conseguirá atingir.
Há quem diga
que uns têm azar e outros sorte. Pode ser meia verdade; eu acredito que seja um
pouco assim. Mas muitos dos que têm sorte, procuraram-na e ela aparece.
Seja proctivo - Mexa-se, desenvolva ideias, fale com uns e outros.
Faça cross selling e up-selling. Não se acomode. Os Clientes
compram a quem aparece, àqueles que estão ao seu lado, aos que lhe resolvem
problemas, que não falham. E se falharem, aparecem, explicam-se, e resolvem-no.
Seja resiliente - "Pesquisas conduzidas por Harvard,
nos Estados Unidos, indicam que um Gestor passa, em média, por 23 adversidades
por dia, razão pela qual o índice de resiliência é um factor fundamental para
transformação das barreiras em oportunidades e consequentes resultados. Outro ponto que deve
ser muito considerado é a constatacção de que 80% das competências podem ser
perdidas diante das situações adversas, em especial em tempos de mudanças
organizacionais." (retirado da WWW).
Faça Brainstorm - O facto de se reunir com
terceiros, muitas vezes que nada têm a ver com o seu trabalho directamente, mas
que o podem completar ou dar-lhe insights
ou intuições diferentes, poderá incrementar a sua Zona de Conforto.
Serendipidade - As ligações / contactos que se fazem
ocasional e aleatoriamente podem,
não logo no momento presente, mas num
futuro muito imediato, serem uma fonte de criatividade, de incrementarem a sua Zona de Conforto.
Mas é importante (para quase todos
nós) termos a nossa Zona de Conforto.
Este nosso posicionamento leva-nos a que
o nosso trabalho seja bem feito. O que
nos traz Confiança, por sua vez nos
leva a melhorar a nossa Autoestima
e, por fim, a de conseguir a Venda.
Encontre e crie a sua Zona
de Conforto dinâmica e fique nela! Mas não se esqueça: "Life
is a lot like jazz... It's best when you improvise." - George Gershwin
PS: Para uma leitura simples de Heraclito, veja este link: http://jpmarques.blogspot.pt/2011/05/heraclito-e-sua-sabedoria.html
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
2 comentários:
Completamente de acordo! A zona de conforto deixa-nos bastante limitados. Se pensarem nas pessoas com sucesso, todos tiveram que sair da sua zona de conforto. Só assim é que as oportunidades surgem.
Existe uma palavra MEDO que é o nosso primeiro inimigo, mas só enfrentando-o é que o podemos ultrapassar.
Votos de Sucesso a todos os leitores!
Obrigado Diogo.
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