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Favores, lobby’s e outros pedidos
Há
profissionais muito atrevidos, abusados, descarados, inconvenientes…uso vários adjectivos
porque estes comportamentos resultam numa
mesma leitura por parte do “agredido”,
isto é, ainda agora me conheceu e já está a pedir-me algo.
Claro
que não há mal em pedir ajuda, favores. Mas estes pedidos só devem ser
efectuados quando já possuímos um capital de confiança suficiente junto do
nosso interlocutor. Aliás, os melhores favores que recebemos são aqueles que
nos são atribuídos sem que os tenhamos pedido.
Mas
o facto de abusarmos da instituição pedidos passa pela falta de empowerment que
a nossa sociedade possui. Não nos é dada capacidade de decisão, não nos é
atribuída responsabilidade, não é promovido o trabalho em equipa.
A
dia-a-dia nas organizações pressupõe uma ligação estreita entre todos os
stakeholders. Ora, muitas vezes, nada é
transmitido aos níveis hierárquicos intermédios, os colaboradores não sabem
porque fazem determinadas tarefas de certo modo e qual é o objectivo que
pretende ser atingido.
Falta
uma cultura organizacional transversal
na organização e que, obviamente, seja explicada, guardada, transmitida e
disseminada.
João Paulo
Marques
O tempo não
pára, não pare você também.
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