sábado, 29 de setembro de 2018

Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias


Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias
“É muito mais difícil medir o não desempenho do que o desempenho.”, Harold Geneen

Todos nós temos histórias pessoais. Todos os que dão palestras, aulas, interagem com público ouvinte, vão tendo peripécias.

O facto de um palestrante contar uma história ou dividir uma anedota faz dele mais um de todos. Fá-lo chegar “à terra”. É uma oportunidade de ouro para se conectar com o seu público (e não mostrar falta de profissionalismo).  As histórias que revelam as angústias ou contam as lutas havidas para chegar a um determinado objectivo, costumam ser inspiradoras.

Para construir histórias inspiradoras pense na sua vida e na dos que o rodeiam. Pense nos substantivos que o rodeiam.  Falo de pessoas, lugares, acontecimentos, experiências…

O trabalho de elaborar histórias ou registar piadas pode ser uma das suas pré-tarefas para as suas palestras ou apresentações. Catalogue-as por público, humor, moral ou imoral…e use-as nas suas palestras, reuniões…quando lhe for pedido que exponha um tema…e divida-a com o seu público.

Uma boa história ou anedota é mais um meio do seu público se lembrar de si, de o associar ao tema de que falou.

Divido estas duas com os leitores. Uma que nos é próxima, a Sopa da Pedra

A outra é apenas baseada no hábito. É uma história que ouvi sobre um homem muito forte. Ele passeava-se habitualmente com uma vaca às costas. Todos os seus conterrâneos o admiravam e perguntavam-se como ele era capaz de tal feito. Um deles, um dia, tomou coragem e perguntou-lhe..."como és capaz de pegar as vacas aos ombros?”
A resposta foi: "Pego-as desde que são bezerros".


JPM Consultores  -Juntos Podemos Mais
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

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