Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Vinhos no e do Algarve
A cultura da vinha, com tradições que remontam à presença dos Fenícios e Romanos, constituiu ao longo dos séculos uma atividade importante da região.
O seu clima ameno tipicamente mediterrâneo, com mais de 3000 horas de sol por ano, a proximidade do mar e os solos argilo-calcários proporcionam excelentes condições para a produção de uvas de qualidade.
Se você acha que educação é cara....
Se você acha que
educação é cara, experimente a ignorância -Derek Bok
Cresci a ver
estes quadros. Mãe e pai usavam-nos nas suas profissões. Eram professores.
Pena que
muitos dos nossos governantes, dos nossos decisores, sejam eles quais forem,
não percebam quão importante é a formação. Sobretudo nos tempos que
correm.
Max Planck
afirmava que a ciência avançava de funeral em funeral. Vejam o que acontece com
as tecnologias dos dias de hoje, com as apps, com tudo. Estas aparecem e....já se foram
Ainda duvidam
do custo da educação?
domingo, 23 de outubro de 2016
Ser ou não ser (desconfiado)
Artigo interessante sobre o assunto copypast(ado) do El País
http://elpaissemanal.elpais.com/confidencias/desconfiado-no-ayuda/
http://elpaissemanal.elpais.com/confidencias/desconfiado-no-ayuda/
El País |
Ser
desconfiado não ajuda? Ajuda?.....
Muitos de nós, muitos mesmo, são muito desconfiados.
Ao que se junta invejosos, cuscas, curiosos e maldizentes ….muitas vezes estes
predicados, ao que junto predicado verbal, coexistem numa só pessoa e faz parte
da sua vida diária.
O curioso
nos nossos dias é que tanta desconfiança desvanece-se nas redes sociais. As
pessoas expõem-se, revelam-se, contam isto e aquilo deles, da família, dos
outros….já não falo do que inventam deles e dos outros.
Perguntam-me
se sou desconfiado. Acho que não sou.
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Um bom exemplo do que é um tiro no pé (táxis)
Um bom
exemplo do que é um tiro no pé
Os protestos dos Taxistas ontem, em Lisboa, foi uma
revelação triste do que são alguns destes profissionais . Repito, ALGUNS. Talvez
o “incendiarismo” com que nos brindaram pudesse ter sido evitado com chefias profissionais
Se os taxistas já eram impopulares à data de ontem,
reforçaram a sua impopularidade . Cenas de violência gratuita, gritaria,
histerismos ….foi o que se viu…pela TV o que se viveu.
Os taxistas pretendem manter o monopólio do seu serviço. Impensável nos dias
de hoje. Nem a Saúde, sector muito mais
nevrálgico consegue deter este status.
O que os sindicatos e os responsáveis deste serviço deviam
fazer, JÁ, era olhar para dentro…..
Curiosa
opinião, não uma verdade absoluta, emitiu o Embaixador da Irlanda em Portugal.
A Uber, a Cabify e muitas outras plataformas que facultam
serviços de transporte têm de se reger por leis, leis que têm de ser idênticas para
todos. O que me leva também a colocar a
seguinte questão.
Como é que é permitido haver táxis a prestar um serviço
público com matrículas anteriores a
2000?
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
O que se pede ao novo Gestor - 4
O gestor de hoje (e de sempre) tem que agradar a gregos e
troianos…tem que satisfazer os Clientes Finais e as suas Chefias. É importante saber mover-se neste limbo.
Ele sabe que um
Cliente insatisfeito rapidamente é apanhado pela concorrência. E também sabe que
os olhos da administração estão sempre colocados sobre si. Tem que gerir este
exigente balanço .
Convém referir que o Cliente de hoje ganhou
independência, pode escolher o canal que lhe é mais atractivo, está mais
impaciente, exigente e crítico…e
reforçando, mais infiel .
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
O que se pede ao novo gestor - 3
3 - Entregue-se ao seu
trabalho
As funções de (e da) gestão são cada vez mais complexas, mais diversificadas, mais exigentes. A formação contínua é algo que tem que estar presente, cada vez mais presente. Não tendo esta preocupação, corre o risco de ficar identificado como um profissional desinteressante...
Por
isso torna-se importante de gostar do que fazemos. Gostando, podemos assim
transmitir uma energia positiva (há quem acredite neste tipo de energia) e evitarmos
(ou excluirmos) os que não se envolvem, os que dizem mal de tudo ou têm uma opinião pré
estabelecida sobre tudo....(musiquinha) …que transmitem uma
energia negativa.
terça-feira, 30 de agosto de 2016
O que se pede ao novo gestor - 2
2.
Entregar, entregar, entregar…é estar “Acordado” para o Cliente
Ao
novo gestor é-lhe pedido que cumpra os compromissos com os seus Clientes. Estes
cada vez mais são voláteis, infiéis…. e por sua vez a sua concorrência cada vez
é mais agressiva e provem de geografias insuspeitas e distantes.
Temos
que ter assim um gestor cada vez mais multifacetado, mais “mãos na massa”.
Talvez
tenha que contratar equipas externas para determinadas tarefas. Deve também delegar
e não centralizar
Um
gestor pode mesmo saber fazer tudo, mas não tem tempo de fazer tudo. …veja-se
por exemplo a gestão de redes sociais… Um trabalho consistente e permanente
leva tempo, exige dedicação….terá tempo para isso?
A
sua prioridade deve ser o estar orientado em entregar o Produto Acordado, na
Data Acordada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)