Clients are not all the same and their state of mind is not always the same.
What motivates one may not motivate another.
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
What motivates one may not motivate another.
Risco de reputação |
Um dos objectivos da Gestão, mais propriamente, a Gestão de
Risco, é a redução dos níveis de Incerteza (estes cada vez são maiores)
Cada empresa tem suas características intrínsecas , mas existem tipos de riscos que não escolhem empresas, sectores ou pessoas, são aplicadas a todas as empresas.
Riscos de reputação
Um Cliente perdido pode ser difícil de reconquistar. A reputação posta em causa pode ser difícil de recuperar. Veja-se como as fake news afectam a sociedade (e todos)
Quando falamos de pessoas ou PME que tiveram o seu bom nome / reputação posta em causa pode ser muito difícil de voltarem a ter credibilidade que tinham no passado. Por serem pequenas, os orçamentos de Marketing e PR não devem ser grandes.
O tempo que medeia descrédito infundado que
caiu sobre a empresa e a data em que poderá conseguir resolver o problema, pode
fazer com que a empresa se afunde de vez.
Pelo apresentado, para além dos cuidados que devemos ter
interna e externamente a relacionarmo-nos com o nosso ecossistema, teremos que ter
um extremo cuidado com o que relevamos nas medias sociais.
A sua reputação é algo que o acompanha em toda a sua vida,
mas também influencia aqueles que por cá
deixou
Jornal do EU |
Mantenha o jornal do “EU”.
Se se sentir incomodado com algo, rumores, boatos, apertado
com timings, tire 5 minutos do seu trabalho e escreva “o que lhe vai na alma”,
sobretudo o que o incomoda.
A neurociência descobriu que a verbalização dos pensamentos
negativos ajuda a eliminá-los. O simples facto de escrever o que nos incomoda
diminui a magnitude desse (s) problema (s).
Crie um documento no seu PC ou no seu livro de notas,
revele-se a ele. Tenha o cuidado de o manter só para si. Verá que ficará mais
aliviado.
DECIDIR? SIM!!!
“Deixe para trás tudo o
que não te leva para a frente.”
Uma decisão adiada é um problema não resolvido. É mais uma
tarefa que fica por fazer. Pode dar-se o caso que a pilha de não decisões pode
começar a tomar proporções difíceis de gerir e, quando chegar a de decidir,
decidimos à presa ou não decidimos mesmo.
Sempre que lhe for possível, decide, não faça
procrastinação. Não justifique a sua NÃO DECISÃO com o argumento simples de
“ainda não está bom “, “ainda não é a altura”…ou outra qualquer que a
imaginação ou o hábito produza. .
Por outro lado, o facto de decidir, de ter que fazer
escolha, capacita-o para que, quando chegarem estes momentos, os de decisão, decida
com confiança e que a transmita.
Por muitas certezas que tenha, planos que faça, há sempre
algo que não vai correr de acordo com o estipulado. Não piore a sua situação
com várias decisões a terem que ser tomadas (por terem sido adiadas), com
estudos ou reuniões infindáveis, com todos os cenários imaginados ou não, para
suportar a decisão que vai tomar (e que acaba por não ser).
Tenha presente que, para si e para todos os outros, o tempo é
um recurso finito e a oportunidade pode não voltar a aparecer.
Também não decida para ficar tudo na mesma.
“Learning never exhausts the mind”, Leonardo da Vinci
Homer estudando |
Um dos pilares da formação é a leitura. Um dos pilares do
marketing digital, a par de Criar Conteúdos, Partilhar Conteúdos, Discutir
Conteúdos é LER.
Sendo mais genérico e abrangente, nos dias de hoje e do que
para ai vem, é fundamental Estudar…é o conceito de conhecido por Long Life Learning.
A velocidade com que as notícias correm (vejam aqui comonasceu a Reuters). Vejam também como uma tecnologia deixa de ser aceite ou
ultrapassada, como uma notícia, boa ou má, se torna viral, tomem atenção à
proliferação das fake news, às passadas primaveras árabes ou aos escândalos
políticos e da sociedade cor-de-rosa. Hoje tudo se espalha, sobretudo o que não
se quer.
Mas voltemos à leitura. Sem uma leitura constante
dificilmente nos manteremos informados. Sem uma leitura constante dificilmente
teremos capacidade de Criar, Partilhas e Discutir conteúdos. Sem uma leitura
constante dificilmente acompanharemos a velocidade da Internet.
A prática de “leituras” pode ocorrer de formas e fontes
muito diversas. Pode usar jornais, digitais ou em papel, sites, blogs, podcats,
rádio, tv, e-books, press realeses. Tudo isto directa ou indirectamente
relacionados com a sua actividade profissional (mas expanda as leituras a
outros temas…hoje anda tudo interligado).
1 – Exercício mental
Se lhe despertei curiosidade para a leitura, veja os
seguintes links
100 dos melhores livros lusos
A astronómica lista dos 100 melhores romances escritos emlíngua portuguesa | Blogue E-primatur
100 dos
melhores livros de Management
100 BestManagement Books of All Time - BookAuthority
Como qualquer lista, há outra tão boa ou melhor