Comunicação assíncrona - JPM Consultores |
#7 – Comunicação assíncrona (é como beber um copo de água num
meio de uma reunião)
Quando recebemos um e-mail não existe problema em pensarmos…”responderei
a isso mais tarde, quando me for possível”.
O que ganhamos:
·
proporcionamos maior tempo para estarmos concentrados
no que estamos a fazer;
·
não iremos ser distraídos;
·
produziremos uma melhor decisão.
Um meio de facilitar a comunicação assíncrona, de ter
respeito pelos seus colegas ou contactos, é não usar e abusar do “replay all”.
Nós já temos muito comunicação síncrona: chamadas por Skype,
grupos de whatsapp , chamadas telefónicas e outras medias que indicam quando abrimos
as mensagens que nos podem obrigar a dar uma resposta no imediato.
Notem: Não estou a propor que relaxem e se esqueçam de
responder. Nada disso, apenas estou que, com este comportamento, aumentem a
qualidade e volume de trabalho realmente feito.
Para uma leitura complementar de como aumentar a
produtividade, abra
Nota: Dwight D. Eisenhower disse: “Tenho dois tipos de
problemas: o urgente e o importante. O urgente não é importante, e o importante
nunca é urgente”.
joaodavespa@gmail.com;
joao@jpmconsultores.pt
@joaodavespa