Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sexta-feira, 8 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #4 - Venda apenas o que pode oferecer
quinta-feira, 7 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #3 - Conheça os Clientes
Conheça os Clientes |
#3 – Conheça os
Clientes
Conheça os Clientes. É uma verdade absoluta. São os
Clientes que são a razão da sua Empresa, do seu trabalho.
Nos primeiros 5 meses de 2022 foram registadas mais
20% de novas empresas em relação ao mesmo período de 2021. Muitos
empreendedores têm aparecido. Mas, se o único motivo para a abertura do seu
negócio próprio é o facto de ter um chefe chato, quando abre a sua empresa você
terá inúmeros chefes…estes são os seus Clientes.
São eles que vão determinar o seu sucesso ou insucesso.
Assim, alguns conselhos que deixamos:
- deve criar
empatia com ele
- tente colocar-se na posição dele
- pense como Cliente
- fomente o feedback
- oiça as críticas
- visite a concorrência
- percorra os estabelecimentos, mesmo de negócios
diferentes, onde se vai instalar.
Vá percebendo regularmente se o seu serviço / produto
é relevante para os Clientes, se é uma mais-valia.
terça-feira, 5 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #2 – Para você / Para ti / Para o outro
Venda aos outros, não a si |
#2 – Para você /
Para ti / Para o outro
Quando vendemos produtos, serviços, imagens, sonhos… fazemo-lo
para os outros, não para nós.
As nossas vendas são para os nossos prospects. Talvez
não seja má ideia tratarmos os Clientes, mesmo aqueles que já nos são fiéis,
com o entusiasmo e dedicação que colocamos quando temos um prospects
pela frente.
Lembre-se dos tempos em que era criança. Centrávamos
muito o nosso discurso no EU. Não use a mesma estratégia em crescido. Fale mais e mais vezes o nome do Cliente:
utilize o nome da Empresa do seu interlocutor.
Ele, o outro, vai
gostar.
domingo, 3 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO - #1 NOME
#1 - Nome
Parece óbvio, mas a utilização do nome numa comunicação com um
prospect faz com que ele sinta
que a mensagem é apenas para ele. Nós,
quando lemos ou ouvimos o nosso nome, prestamos mais atenção.
Tente, sempre que possível, nos emails, saber a quem dirigir
a informação que quer passar. Muitas vezes temos acesso a base de dados de
empresas e só aparece o email geral. Entre no site, no LinkedIn no Facebook,
ligue…descubra a quem quer enviar o email.
Vai ajudar nos resultados que quer alcançar.
Nota: Uma coisa que não tem nome...pode não ter nada.
sexta-feira, 17 de junho de 2022
domingo, 8 de agosto de 2021
7 + 1 Razões para abrir o seu próprio negócio
7 + 1 Razões para
ab
rir o seu próprio negócio
“Você é mais corajoso
do que pensa, mais forte do que parece e mais esperto do que acredita”
Christopher Robin (filme)
Tenha ideias...mas talvez seja bom não exagerar |
Infelizmente os últimos meses fizerem com que muitos
de nós tenham que colocar este tema em cima da mesa. A erosão do emprego, o
fecho de muitas empresas, as “novas regras” que o mercado de trabalho dita e as
razões que em seguida apresento.
Ao que acrescento a possibilidade de no seu trabalho
actual a motivação, o reconhecimento pessoal e financeiro estarem longe daquele
que espera.
Se se revê no parágrafo anterior ou no ponto 0, o
seguinte, pode estar na altura de empreender
0 – Perdeu o emprego
É uma realidade que pode estar sempre presente. Esta e
a falta de perpectivas ou segurança que o emprego actual lhe transmite
1 - Decidir o seu destino
No seu próprio negócio é você que decide. Decide o que
fazer, como fazer, com quem fazer, para quem fazer, em que formato, que nível
de risco…
É você o responsável.
O enfadonho ou o chefe memorável é você
2 - Regras e rotinas
Para além do que é referido no ponto anterior, acrescento: onde quer que queira trabalhar, pode fazê-lo. É
você o autor das suas rotinas e regras. Obviamente o mesmo se pode dizer para
aqueles que consigo trabalham
3 - Escolher os seus sócios e funcionários
Ao poder escolher os seus sócios e funcionários, você molda
a sua equipa à sua imagem e os objectivos que persegue são os mesmos que os
seus funcionários e sócios devem perseguir.
Assim as hipóteses de ter dissabores com contratações
ou mudança brusca e inesperada de objectivos é substancialmente reduzida.
4 - Aprendizado
Quando você muda de funções ou de empresa há sempre um
aprendizado que acontece.
Quando você monta um negócio esse aprendizado irá aparecer naturalmente. De
um momento para o outro terá de se desdobrar pelos vários “departamentos”. Irá consumir muito tempo para funções em que
você não está talhado ou que considera um desperdício de tempo. Aqui chega a
altura em que tem que pensar em contratar ou subcontratar.
É também uma oportunidade que tem para desenvolver projectos, aproveitar a
sua criatividade, estudar e implementar novas soluções.
5 - Criatividade
Aqui a criatividade pode passar a ter o seu nome e é complementada com a
sua equipa e sócios.
Mais uma vez, a criatividade que procura e pretende implementar são uma
fonte excelente de aprendizado. Para si e para aqueles que tem consigo.
6 – Criação de riqueza
Uma Empresa, por mais pequena que seja, é sempre um contributo para a sociedade.
Gera riqueza, dá emprego directo e / ou indirecto. Pelo facto de criar algo
novo, a sua Empresa, é possível que esteja a criar algo diferente.
Pode, igualmente, estar a incentivar outros a criar o seu próprio negócio
ou a querer juntar-se ao seu e assim criar um projecto mais sólido.
7 – Criação de riqueza para si
A criação de um próprio negócio tem, em regra, dois outputs esperados.
Um foi mencionado no ponto anterior. O segundo é a criação riqueza para o
empreendedor
Todo o seu empenho, esforço, know-how, energia e
trabalho está voltado para o seu projecto.
A dimensões do resultado atingido têm aderência na sua
ambição, no seu esforço e na capacidade de colocar estas suas duas
características em campo.
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Quote #14 - Espaços alternativos de trabalho
Espaços alternativos de trabalho
Trabalhar onde trabalha melhor |
Há trabalhos que requerem mais concentração e outros que exigem menos. Há profissionais que se concentram melhor e outros que se distraem com tudo.
Há alturas em que é imprescindível estarmos concentrados e o
ruído visual, o barulho, os outros a
passarem à frente, a entrarem e saírem do escritório…tudo a passar no nosso
campo de visão, pode atrapalhar o nosso trabalho criativo, intelectual ou
crítico.
Se o seu lugar habitual de trabalho não lhe permite ter a
concentração necessária… mude de espaço. Peça tempo para trabalhar em casa,
mude para a sala de reuniões ou recorra a um espaço onde se concentre.
Nos tempos pós-pandemia, e eu quero ter este optimismo,
parece crescer a tendência de podermos trabalhar em mais do que um local e não
apenas no mesmo local de sempre. Ao que acrescento o aumento dos que se intitulam
profissionalmente como “nómadas digitais”.
Em 2012 /13 trabalhei em Lisboa, quase frente a frente, com um americano que geria uma plataforma de professores
de inglês que davam aulas no Mundo.
Finalizando, trabalhe onde trabalha melhor.