terça-feira, 29 de novembro de 2022

Vespa Fine Art

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O AZUL Follow Us

 

Follow Us

Não queremos apropriarmo-nos do Pantone ou dos lápis de cor Caran d'Ache, mas a comunicação da Follow Us é muito suportada no azul. Explicarei no final o “poder” desta cor.

A Teoria da Cor é compreendida por vários estudos e experiências relacionadas com a associação entre a luz e a natureza das cores.

 Leonardo Da Vinci, Isaac Newton e Goethe, entre outros estudiosos, procuraram saber como se desenrolava o processo de formação das cores.

Os vários e destintos estudos incluem desde a compreensão sobre o que são as cores, como elas se formam, como acontece a sua interpretação pela visão e pelo cérebro, acabando na melhor forma de escolher a Cor(es) nas suas várias aplicações, como são os logotipos das marcas.

Leonardo Da Vinci (1452-1519), um dos maiores génios de todos os tempos, nas suas várias pesquisas e que foram publicadas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz, já afirmava que a cor era uma propriedade da luz e não dos objectos.

Mais tarde, o físico inglês Isaac Newton (1643-1727), nas suas experiências, aprofundou os estudou sobre a influência da luz do sol na formação das cores.

As suas várias experiências neste campo passaram pelo conhecido fenómeno da Difração. Este consiste na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma de vidro. Newton observou que a luz do sol ao passar pelo prisma decompunha-se em diversas cores, que iam do vermelho ao violeta.

Mais tarde centrou os seus estudos dos raios de luz solar, a que chamou de espectro. O resultado deste estudo disse-nos que a luz solar é formada por 7 cores. A “operação” relata que as  gotas de água dividem a luz branca nas 7 cores do espectro (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). Essas luzes dispersas seguem diferentes direções dentro de cada gotícula. São as mesmas que compõem o arco-íris.

A partir desta observação surge o chamado círculo cromático. Ele contém doze cores diferentes, divididas em cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível.

Surge assim o círculo cromático. Ele é formado por 12 cores, definidas deste modo:

a) 3 primárias, ou seja, a base de todas as outras e que são: amarelo azul vermelho.

b) 3 secundárias, formadas a partir da mistura de duas primárias e que são: laranja, roxo e verde.

c) 6 terciárias, que são a união de uma primária com uma secundária e que são:

vermelho-arroxeado: vermelho e roxo

vermelho-alaranjado: vermelho e laranja

amarelo-alaranjado: amarelo e laranja

amarelo-esverdeado: amarelo e verde

azul-esverdeado: azul e verde

azul-arroxeado: azul e roxo

O círculo cromático é uma representação dos espectros de cor percebido pelo olho humano, em geral é representado por um círculo em formato pizza fatiada com as 12 cores sendo dispostas de forma perfeita com três primárias, três secundárias e seis terciárias.


Círculo Cromático

Por fim reproduzo o que Goethe afirmou: “Este desafiou a visão de Newton sobre a cor, argumentando que a cor não era simplesmente uma medição científica, mas antes uma experiência subjectiva percebida de forma diferente por cada espectador. 

A sua contribuição foi o primeiro estudo sistemático sobre os efeitos fisiológicos da cor. As opiniões de Goethe foram amplamente adotadas por artistas. Embora Goethe seja mais conhecido pela poesia e prosa, ele considerou a Teoria das Cores a sua obra mais importante.”

Agora falo um pouco sobre o AZUL

Azul é uma cor que está associado a confiabilidade e conforto. Quando as pessoas veem a cor azul, elas têm uma sensação de confiança e segurança. Esta é uma escolha popular para empresas de tecnologia, bens de consumo, bancos, serviços...

Há muitos anos os computadores eram vistos como caixas sem rosto que ficavam numa sala vazia, muitas vezes num piso isolado, com temperatura controlada, em que quase ninguém entrava.

Muitas marcas, entre as quais empresas de tecnologia, para evocar um sentimento de confiança e amizade, utilizaram o azul. Esta cor ajudou os gigantes da tecnologia a tornarem-se mais amigos (e menos estranhos) da comunidade e da família.

domingo, 27 de novembro de 2022

ATENÇÃO EMPRESAS de #ARRAIOLOS

 


Querem começar a pensar numa candidatura aos apoios do #PT2030 e #PRR.

O vosso concelho está nos chamados Territórios de Baixa Densidade

 Começaremos por fazer o levantamento das vossas necessidades de Investimento.

Falem connosco: jmarques@folowus.pt



 

Vespa Pantone

Vespa Pantone

 

Se vende serviços, construa uma marca forte

Construa uma marca forte

 Se vende serviços, construa uma marca forte

Uma Marca forte é o factor (ou quase) diferenciador de qualquer empresa. Mais importante se torna quando se vende serviços, sobretudo a novos Clientes. Um Cliente de serviços, porque tem pouco de tangível a que se possa “agarrar”, precisa de ser “agarrado” de modo mais…profundo.

Este Cliente é conquistado pelo poder da sua Marca. É a Marca que vai ajudar o Cliente a decidir.

A Marca é então o DNA da Empresa. É o que liga o Serviço que se propõe à Empresa. Por isso esta precisa de demonstrar capacidade e condições para responder ao Cliente.

A empresa deve conhecer-se bem para comunicar de modo assertivo o que ela é aos Clientes.

Uma marca é construída e constituída pelas pessoas que nela trabalham.  Por isso a  comunicação da Marca deve estar alinhada com quem faz parte da Empresa. Não pode haver dissonância cognitiva entre a comunicação que é feita e a equipa que a constituí.


Uma nota:

Where there is no vision, the people perish. —Proverbs 29:18

Uma equipa sem líder, mesmo que este seja informal, não vai progredir.

Se não souberem para onde devem ir...vão escolher o caminho errado ou quando chegarem, não percebem que o fizeram.