sexta-feira, 5 de agosto de 2022

CIM DO OESTE

CIM do Oeste 

O CIM do OESTE é formado por 12 Municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço, e Torres Vedras. 

 Estes 12 municípios têm 89 freguesias e uma população superior a 360.000 habitantes. Torres Novas, Alcobaça e Caldas da Rainha são os municípios mãos populosas; Óbidos e Sobral de Monte Agraço as menos populosas. 

Este CIM tem a sua sede nas Caldas da Rainha. Localiza-se na proximidade da Área Metropolitana de Lisboa, sendo as principais actividades económicas a economia do mar, o sector agroalimentar e o turismo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

DICAS DE GESTÃO - #10 – Os melhores Clientes

 

Os melhores Clientes 

#10 – Os melhores Clientes

 

Os Melhores Clientes são aqueles que são mais exigentes, que exigem prazos mais rigorosos, , que exigem, muitas vezes, trabalhos extra, mas que nos respeitam e pagam mais caro.

 

Os Melhores Clientes muitas vezes têm orgulho em mostrar o trabalho que acabaram de mandar fazer e, simultaneamente, gostam de mostrar e identificar que trabalham com os melhores fornecedores.

 

Os Melhores Clientes não se conquistam todos os dias; não se conseguem os Melhores Clientes a trabalhar para os piores clientes.  Os piores clientes podem ficar contentes em ter o serviço mais barato, não costumam querer algo diferenciado ou personalizado.

 

Para conquistar os Melhores Clientes tem que se mostrar como sendo o Fornecedor que eles querem ter. É um trabalho difícil, exige tempo, paciência, alguns nãos (deles e seus), mas compensará.

 

Comece esta jornada, de conquistar os Melhores Clientes,  com um atendimento de excelência e termine com uma pós-venda de acordo com todo o processo anterior, de excelência.

 

Toda a sua equipa deve estar imbuída do seguinte: fazemos um trabalho de excelência para os Melhores Clientes, que são os nossos.


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Erre depressa para poder corrigir o problema rapidamente

 

Erre depressa


Erre depressa para poder corrigir o problema rapidamente

 

A cultura empresarial costuma dar mais valor a relatórios, procedimentos e reuniões do que a criação de valor palpável que possa ser medido pelos utilizadores em curtos intervalos de tempo.

Trabalho que não produza valor real não faz sentido

Um modo de podermos aferir se o que estamos a fazer, está bem feito, tem utilidade e é apreciado pelo Cliente …é ter feedback do mesmo. O Cliente pode ser exterior ou interno…tenha isto presente

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

O Porco e a galinha - Uma parceria de negócio

 


Uma galinha e um porco vão a andar na estrada . De repente a galinha diz:

G : E que tal abrirmos um restaurante?

P: Sim, vamos. Qual será o nome?

G: Que tal “Presunto e Ovos”?

P: O porco pensa e responde,”Não, obrigado” Eu tenha que me empenhar, mas tu só tinhas que te envolver.



Um pouco do que pode acontecer quando as equipas são mal formadas, desequilibradas relativamente a objectivos e compromissos.

Claramente o Porto sacrifica-se mais do que a Galinha. Uma parceria de negócio mal feita



domingo, 31 de julho de 2022

CIM BSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

 

CIM-BSE  Logo

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela corresponde às Unidades Territoriais Estatísticas de Nível III e é composta pelos Municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso, e adota a designação abreviada de CIM-BSE.

Tem uma área de 6305 km² e uma população de aproximadamente 216.000 habitantes. Os seus 15 municípios têm mais de 260 freguesias.

Todo o território encontra-se nos chamados “Territórios de Baixa Densidade”.

Os seus maiores aglomerados populacionais são: Covilhã, Guarda, onde fica a sede deste CIM, Fundão e Seia.


CIM-BSE - Municípios