quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sarapatel do Delícias de Gôa

Sarapatel é uma designação comum de diversas iguarias preparadas com miudezas  de porco, cabrito ou borrego. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o Sarapatel foi adaptado no Brasil e na culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.

Este  prato  chegou ao Brasil com os colonizadores. O nome aparece pela primeira vez, em meados do séc. XVII, como “sarapetèl”, depois “sarapatel” ou, como se diz em algumas regiões de Portugal, “sopa de sarapatel”

Para muitos teria vindo de Goa . Não parece ser uma boa aposta, apesar de Goa ter pertencido ao império português. O  provável é que lá tenha chegado por mãos europeias, mais precisamente portuguesas.

O que resulta mesmo destas viagens do Sarapatel é o facto de ser feito em várias  latitudes . Ficamos assim com vários “Sarapatéis”, fruto da cozinha ter sido  desenvolvida por  colonizadores e colonizados.

Basta provar os pratos destes vários “Sarapatéis”  para ver que são sabores bem diferentes. Em Goa, por ter ganho ingredientes próprios, além de quase nunca usar sangue, ainda leva temperos da região – açafrão, canela, coentro, cominho, cravo, gengibre e água de tamarindo, mais alho, cebolas picadas, pimenta malagueta e, conforme o gosto, vinagre. Já a receita brasileira  mantém-se  (quase) fiel  com os  mesmos cheiros e gostos dos preparados em Portugal nos últimos 500 anos.

Na antiga Índia portuguesa este prato era, sobretudo, saboreado nas festividades de Natal e Ano Novo.
Bom proveito…..e voltem sempre!!!!