sexta-feira, 10 de março de 2023

Para responder a um email…use o telefone


Para responder a um email…use o telefone




Muitos de nós recebem carradas de emails. São as newsletter que assinamos, as propostas de compra de um qualquer magnífico produto / serviço que vai resolver parte da nossa vida, são os colegas ou clientes que enviam emails para todos…independentemente do assunto dizer-lhe ou não respeito, eram as piadas que agora são enviadas pelo whatapp, etc...

Em alguns casos recebemos emails para solicitar uma reunião ou para respondermos a algum assunto. Este pode não ser do nosso conhecimento, como também o problema que está a ser descrito pode não nos parecer claro,,,,podemos também não entender bem o que nos querem dizer .

Em vez de estarmos com cuidado a (re)ler e a tentar dar uma resposta que, em alguns casos, tem que ser polida, pegue no telefone e “mate” logo o assunto.

Ganha (e não faz perder ) tempo.

quinta-feira, 9 de março de 2023

WWWaV - Wonderful World With a Vespa


 

Os isqueiros BIC e a Política / Políticos


Isqueiros BIC de todas as cores políticas




Os isqueiros BIC e a Política / Políticos

Nos meus tempos de catraio (e não só), com horas investidas nos cafés, alguns dos amigos fumadores coleccionavam isqueiros BIC, não de forma premeditada. Curiosamente os ZIPPO, isqueiros muito em voga na altura, não costumavam mudar de mãos. Os “não donos” tinha esse cuidado.

O mesmo se passava e passa comigo. Irracionalmente fico com esferográficas, mas não com Parkers.

O que se tem vindo a passar com a Classe Política (e como os Vampiros que voam à volta deles), não só agora, é absolutamente inqualificável.

Para esta Classe que envolve, filhos, maridos, mulheres, amantes, amigos e amigas, há BICs, Zippos e Duponts…e o filão, para eles, parece não acabar.

Recentemente, numa freguesia muito populosa de Lisboa, com a qual eu me identifico:

  • a mãe, Presidente da Junta, contratou directamente o filho,
  • essa mesma mãe, ou uma vereadora, recorrentemente, dirigia-se à cantina da Junta e levava 5 sopas para casa, para dar à sua família.

segunda-feira, 6 de março de 2023

WWWaV - Wonderful World With a Vespa - John Wayne

John Wayne - Scooter
John Wayne

 

You can observe a lot just by watching (Yobi Berra)

Parar, Olhar, Refletir e voltar a Fazer - Follow Us



Lembro-me de ouvir histórias sobre observar:

1 - Uma rede de lojas de fotografia no Rio de Janeiro, a DePla. Eles tentavam abrir sempre as suas lojas bem perto de um McDonalds. O que isto tem a ver com observar...a McDonalds observa sempre os lugares onde abre restaurantes….sabiam que iam passar por lá pessoas.

2 – Uns amigos, faz muito tempo, alugaram um apartamento. Sempre foram ver a casa fora de horas ou aos fins de semana. O apartamento ficava numa rua estranha. A entrada era de um lado; nas traseiras, onde não havia entrada, havia um pátio. O acesso a este pátio era complicado.

Finalmente mudaram-se. Primeiro dia útil. Nos vizinhos de baixo, cuja entrada era pelo pátio, funcionava uma serralharia. Não foram ver o que se passava à volta.

Mas vamos agora para as empresas:

- é importante olhar / observar como as pessoas, entenda-se Clientes, se comportam no seu processo de compra.

- é importante ver para onde os Clientes olham nas lojas

- é importante ver como os Clientes pagam as suas compras

- é importante observar como a concorrência faz...talvez tenhamos de fazer igual...ou melhor


O Wallmart quando entrou no Brasil fê-lo com mega lojas. Estas ficavam localizadas fora das zonas residenciais. Não perceberam que muitos dos seus potenciais Clientes eram pessoas que se deslocavam a pé ou de autocarro, sem possibilidade de fazerem grandes compras.

Neste caso...não observaram o processo de compra-

Muitas vezes as “coisas” estão a acontecer à nossa frente, mas passam-nos completamente despercebidas.

Uma táctica excelente é: Parar, Olhar, Refletir e voltar a Fazer

Por vezes é preciso parar com o que se está a fazer e observar como se está a fazer. Pode bastar observar, falar com a equipa e reformular as tarefas. É uma razão pelo qual o feedback deve ser estimulado entre as equipas.

A maioria das equipas são capazes de ver os seus próprios problemas (muitas vezes com a pequena colaboração de um facilitador), se forem sensibilizadas para isso e tiverem tempo para o fazer.



A sequência “Parar, Olhar, Refletir e voltar a Fazer” tem que estar imbuída no espírito da equipa de trabalho. Aqui recorro aos famosos All Blacks. A equipa de rugby mais vitoriosa em ambos os hemisférios. A Cultura deles é um dos seus pontos fortes. É também um dos pontos fortes da sua Empresa?

Criar uma cultura que realmente “abrace as expectativas”, que seja inquieta e que atribua responsabilidade. Este é um dos caminhos para se melhorar todos os dias. Este comportamento leva a um questionamento: como podemos (continuar) a fazer melhor?

É continuar a fazer, assumindo riscos e responsabilidades. Os ALL BLACKS possuem o HAKA. Trata-se de um poderoso ritual que reflete, relembra e reforça todas as experiências e crenças do grupo.

A sua empresa tem um HAKA?

Um dos “truques” do rugby é a velocidade de circulação da “bola”. Numa acção de formação com um técnico das categorias mais jovens da equipa referida, ele referia que treinavam e observavam até à exaustão a técnica de circulação do passe. Para quê? Evitar erros e circulá-la mais depressa….assim conseguiam ultrapassar os adversários.