sexta-feira, 9 de setembro de 2022

RISCO DE MERCADO

Risco de mercado

A gestão do risco deve no centro de qualquer empreendimento

Com a globalização e a proliferação da informação (há quem chame democratização…mas eu tenho dúvidas) , os mercados, sobretudo o financeiro, são cada vez mais influenciados pelo que acontece em qualquer parte do mundo.

Estes últimos 6 meses provam isso mesmo. A 23 de Fevereiro estávamos receosos; a 24 ficámos com medo.

De um momento para o outro as certezas tornam-se incertezas.

 

Riscos de mercado

Todas as empresas são afectadas pelo risco de mercado. Podemos referir variáveis externas como inflação, taxas de cambio, política internacional, legislação, fiscalidade, crises, greves, política e apolítica

Até Fevereiro de 2020 muitos pequenos proprietários achavam que os riscos mencionados no parágrafo anterior nunca teriam efeito sobre o seu negócio. Estes últimos dois anos e meio provaram o contrário.

Uma análise SWOT pode ajudar a perceber que riscos podem aparecer; claro, não basta. Mas esta análise permite mitigar o Risco de Mercado.

Um dado mais, o que parece, pode não ser.

 

Motivation?

Motivação

 Clients are not all the same and their state of mind is not always the same.

What motivates one may not motivate another. 

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Risco de reputação

Risco de reputação
 

Um dos objectivos da Gestão, mais propriamente, a Gestão de Risco, é a redução dos níveis de Incerteza (estes cada vez são maiores)

Cada empresa tem suas características intrínsecas , mas existem tipos de riscos que não escolhem empresas, sectores ou pessoas, são aplicadas a todas as empresas.


Riscos de reputação

Um Cliente perdido pode ser difícil de reconquistar. A  reputação posta em causa pode ser difícil de recuperar.  Veja-se como as fake news afectam a sociedade (e todos)

Quando falamos de pessoas ou PME que tiveram o seu bom nome / reputação posta em causa pode ser muito difícil de voltarem a ter credibilidade que tinham no passado.  Por serem pequenas, os orçamentos de Marketing e PR não devem ser grandes.  

O tempo que medeia descrédito infundado que caiu sobre a empresa e a data em que poderá conseguir resolver o problema, pode fazer com que a empresa se afunde de vez.

Pelo apresentado, para além dos cuidados que devemos ter interna e externamente a relacionarmo-nos com o nosso ecossistema, teremos que ter um extremo cuidado com o que relevamos nas medias sociais.

A sua reputação é algo que o acompanha em toda a sua vida, mas também  influencia aqueles que por cá deixou