Colaborações inter e extra empresa
Basicamente,
a Gestão significa influenciar a acção. Gestão é sobre ajudar as organizações e
as unidades
fazerem o que tem que ser feito, o que significa acção (Henry Mintzberg)
Pergunto: É mais fácil que colaboradores da mesma empresa
entre si ou é mais fácil que funcionários de empresas diferentes, mesmo
concorrentes, o façam?
A resposta pode levar a que consideremos a primeira parte da
pergunta a certa. Nem sempre é assim.
Muitas vezes a cultura organizacional parece não estimular
colaborações….muitas vezes os
funcionários parecem não apreciar e acreditar em colaborações…tantas vezes a
pressão que existe nas empresas não abre espaço para estes comportamentos….algumas
vezes não existe empowerment
para que este comportamento apareça ou continue a desenrolar-se.
É uma pena que assim seja. Mas o facto de este tipo de
parcerias, colaborações, entreajuda ou lá o que lhe queiram chamar nasça fora
da Empresa, pode ser um meio e um caminho para que se potencie o poder da
colaboração.
A constituição de Centrais de Compras, de cursos de formação
específicos, a troca de experiências, o networking, branding sectorial e
regional, optimizar recursos escassos como tempo, dinheiro…são factores que
devem ser sempre pensados para trabalharmos com a nossa concorrência.
Nesta altura em que os mercados são gigantes, as inovações
aparecem com muita frequência, etc…há que estimular as colaborações.
Um bom exemplo disso, no nosso mercado, é a Associação do Calçado,
a Associação da Maçã de Alcobaça…e
muitas outras. Mas muitas mais deveriam existir.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii