sábado, 30 de agosto de 2014

Os flyers e o meu Jaguar E

Os flyers e o meu Jaguar E

"O que mata uma doninha é a publicidade que faz a si própria.", Abraham Lincoln

Kyewords: flyers, regras, publicidade, desperdícios

Nesta prosa há uma mentira. Desafio que a adivinhem.
Falo-vos dos flyers São um meio de comunicação muito utilizado. Há determinados países, nomeadamente o Brasil, quem consiga algum sustento pela distribuição dos panfletos.

Mas mudo-me para cá, para Portugal.

Raramente dou atenção a eles, aos flyers.  Apenas quando  procuro recolher alguma informação, apanho flyeres, postais, brochuras…apanho tudo….e tudo vai para o lixo depois.

Os que o usam esta forma de publicidade podem até pensar que se trata de Marketing de Guerrilha….mas é Lixo Urbano.

Enchem a nossa caixa de correio (na minha está escrito  “Não Colocar Publicidade”…e não é respeitado.).  Muitas vezes encontro vários panfletos do mesmo no correio…coladinhos. …percebe-se que foram colocados aos magotes. Noto que uma caixa de correio com muita papelada é um sinal de que a casa está desabitada…por isso…um chamariz para a ladroagem.

Várias vezes apanho-os  espalhados pelo hall da entrada do prédio.  Porquê? Porque são colocados pela fresta da porta…boa imagem para a empresa (asseguro-vos que costumo escrever Empresa com E grande) que está a ser publicitada.

Outra utilização interessante é nos carros.  De Verão, de Inverno, com sol, com chuva, no vidro da frente, no vidro de trás, na porta, no puxador...

Aqui entra o meu Jaguar E. Deparo-me, várias vezes, com publicidade evasiva no meu carro. Como não deito papeis para o chã, vou guardando-os. Eu passo a guardar o lixo deles.  Como sou meio que distraído, algumas vezes ligo o para brisas com tal papelada lá exposta…uma sujice

Numa altura em que existem vários meios e ideias para cativar Clientes…o pessoal a desperdiçar dinheiro nesta papelada....

Sugiro:
  • ·         Um bom serviço – sempre foi uma boa ideia
  • ·         Uma eventual promoção – empresas de vouchers
  • ·         Uma recolha de emails nos estabelecimentos – crm e o seu poder
  • ·         Um horário mais alargado – os dias são cada vez maiores, notaram?
  • ·         Uma entrega em casa – cada vez há menos tempo, ah pois é
  • ·         Um cartão de fidelização – há que comunicar e fidelizar os Clientes

  Não será então boa altura de se ir esquecendo dos flyers?

Pode, pelo menos, se os quiser manter, usá-los, mas dando mais do que uma mera informação a dizer que existem no local X...pode oferecer uma experiência no seu estabelecimento contra a entrega do respectivo flyer.

Mas fica-se com um ou dois conselhos: 
  • ·         Não use flyers no tempo de chuva.
  • ·         Não use mesmo flyers.


Mas como a vida é para ser levada quebrando-se regras. Eu uso flyers!!! Quando? Quando fazemos acções de captação de crianças (espero futuros jogadores de rugby)  para o Clube de Rugby São Miguel.  Nestas ocasiões entregamos sempre flyers.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

@joaodavespa @joaobeasii