terça-feira, 20 de setembro de 2022

O Small continua a ser Beautiful

 O Small continua a ser Beautiful


Small is beautifull
Small is beautiful


 

“Small is Beautiful é o título original escrito do livro escrito em 1973 por Ernst Fritz Shumacher, em que este defendia a produção em pequena escala, contrariando a mentalidade empresarial predominante na altura e baseada no gigantismo da empresas. Desafiando a doutrina de especialização económica, tecnológica e científica, propõe um sistema intermédio baseado em pequenas unidades de trabalho, na propriedade comunal local e regional e na utilização dos recursos e da mão de obra local.”

 

Muito já se escreveu sobre o Small is Beautiful. Corro o risco de ser mais um; mas não me importo.

Passámos por um tempo em que as superestruturas eram o modelo ideal de negócio (não estou a falar de Marx).  Com o advento da tecnologia e das start-ups, começámos a ver que as Organizações podiam ser mais pequenas, por isso mais ágeis.

Mas uma Organização, digamos uma empresa, em regra, terá de ganhar corpo. Esse corpo está ligado ao volume de negócios, ao número de Clientes e Fornecedores, à quantidade de Colaboradores, à Internacionalização…um sem número de ocorrências que podem acontecer

A dimensão do corpo da EMPRESA tenderá a crescer em re$ultado de:

- contratos, sobretudo os de médio e longo prazo

- novos colaboradores

- reuniões

- tecnologia – software e hardware

- stocks

- estratégias de médio e longo prazo muito detalhadas,

- processos de decisão.

 

Estão acima apresentadas 6 das razões que podem tornar a sua Empresa menos ágil. Um raciocínio, digamos que óbvio, diz-nos que quanto mais dispendiosa for uma alteração, mais difícil é que aconteça. Quanto mais gente envolver, mais difícil é que aconteça. Quanto mais mexer no status quo, mais difícil é que aconteça.

Uma grande organização pode levar muitos anos a transformar-se. O processo de mudança pode implicar reuniões, contratação de consultores, novos planos de negócio e marketing, novos isto e aquilo.

Já uma pequena organização…fica bem mais fácil

 

Não quero com esta prosa defender que as empresas não cresçam.  Nada disso. Quero dizer que cresçam com cabeça, com estratégia, com recursos internos, apostado na prata da casa.

 

O que me levou a escrever esta prosa foram as notícias da FOSUN