segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0


O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0

Este estágio e o respectivo acrónimo apareceram em 2007, ano anterior à crise de 2008

Drivers: Crescimento do rendimento da classe média e a introdução de smartphones no dia-a-dia  renda 
Desafios: O público vivia ainda, preferencialmente, em canais off-line

O crescimento da população da classe média e o seu rendimento disponível criaram procura no sector imobiliário. Outro factor importante foi a adopção de smartphones e a acessibilidade  internet (tudo começou a ser procurado em tablets e smartphones, idem a busca de propriedades). Note que o Chrome apareceu em 2008; o Yahoo em 2004; o Bing em 2009).

A tecnologia começa a entrar neste sector. No entanto podemos dizer que ainda o modo tradicional de fazer negócios ainda é prática corrente.

O primeiro passo começa pelo aparecimento de listagens de imóveis produzidas pelas primeiras startups que actuam neste mercado. O inventário começa a ser digitalizado e os operadores tradicionais começam a prestar atenção às preferências dos Consumidores.

Outro factor curioso (ou não) mostra-nos que as startups que apareceram neste sector começam a ter uma maior tração em mercados com níveis de confiança institucional e de serviços mais reduzidos.  

Estas empresas começam a ganhar o Cliente às empresas tradicionais por oferecerem um serviço de maior qualidade, mais rápido e, talvez, mais barato.

Estas  startups têm o potencial para dominar o mercado. Uma boa parte do esfoço destas é convencer os corretores e operadores de mercado a desviarem gastos de marketing dos canais off-line para listagens on-line.

Esta mudança de paradigma no sector do Real Estate é suportado pela chegada ao mercado de uma geração crescente de compradores que recorrem cada vez mais à internet (e aos smartphones).


JPM Consultores Associados
Nota: Baseado em alguns estudos sobre Proptech

domingo, 9 de setembro de 2018

What is proptech


What is proptech?

Proptech, a blend of the words property and technology, refers to the utilisation of technology as a solution

to challenges in the real estate sector. Specifically, technology is used to create or renovate services offered

in real estate to buy, sell, rent, develop, market and manage property in a more efficient and effective way.
 
Definição retirada da JLL