terça-feira, 2 de setembro de 2008

Check - list da entrevista de emprego

Check-list da entrevista de emprego

Confira se você cumpriu tudo o que é esperado durante o processo e aproveite para se preparar para novas oportunidades

Após uma entrevista de emprego é natural bater aquela ansiedade para saber como foi seu desempenho durante o processo seletivo. Quem dera se o entrevistador informasse quais foram os pontos positivos e aqueles que poderiam ser melhorados de imediato. Mas isso só acontece depois, e forma bem resumida.

No entanto, existem algumas ações que não devem faltar para a realização de uma entrevista de emprego bem-sucedida e que podem ser avaliadas pelo próprio candidato. A partir dessa simples análise é possível saber se você foi objetivo, se agradou ao entrevistador ou se poderia ter agradado mais. E ainda poderá identificar erros cometidos e se preparar melhor para quando estiver novamente diante do selecionador.

O Empregos.com.br preparou para você uma lista com os itens mais importantes a serem analisados depois de uma entrevista de seleção. Leia cada um deles abaixo e selecione somente aqueles nos quais sua resposta for “sim”:



Cheguei cerca de cinco minutos antes da hora marcada?
Minha roupa estava adequada para a ocasião?
Sabia o nome e o cargo da pessoa com quem iria falar?
Cumprimentei o selecionador com firmeza?
Minha postura corporal durante toda a entrevista estava correta?
Fui sincero ao responder à todas as perguntas do selecionador?
Fui o tempo todo profissional e confiante?
Minha fala era tranquila e clara?
Respondi bem as perguntas difíceis?
Houve empatia entre o entrevistador e eu?
Estava preparado para falar sobre a empresa pois tinha pesquisado bastante via web, jornais, revistas etc?
Tive a oportunidade de tirar todas as minhas dúvidas em relação à empresa (cargo, funções a serem realizadas, salário, benefícios)?
A empresa foi apresentada como eu a conheci em minhas pesquisas?
Falei das atividades realizadas durante os meus estudos que contribuíram para a minha vida profissional (trabalhos em grupo, monografias, estágios)?
Caso tenha morado fora do país ou vindo de outra cidade, expliquei as minhas dificuldades de adaptação, como as superei e o que aprendi com todas elas?
Aprofundei as informações que estavam no meu currículo, detalhando minhas experiências profissionais, minha contribuição nos resultados das empresas na qual trabalhei e como essa experiência auxiliou na minha vida profissional?
Expliquei detalhadamente meus valores e procurei saber os da empresa também?
Não fui passivo e também entrevistei o selecionador, de forma que pudemos esclarecer nossas dúvidas e criar um diálogo bastante produtivo?
Se o entrevistador for o meu futuro líder, pude conhecê-lo de forma a ser capaz de, havendo um convite formal, decidir se ele é o líder que eu preciso neste momento da minha carreira?
Ao final da entrevista, o selecionador foi capaz de falar sobre minhas
competências mais forte e os pontos que preciso desenvolver?
Minha sensação com relação à entrevista é satisfatória?


Total dos itens assinalados:


E então, como você se saiu? Se assinalou mais de dez itens, seu desempenho foi bom. Caso contrário, treine mais os pontos fracos – se preferir, peça ajuda a amigos e veja as matérias do Guia da Entrevista, do Empregos.com.br, para estar mais bem preparado para a próxima oportunidade.

É importante lembrar que vários fatores que envolvem a entrevista estão fora do seu controle. Um exemplo disso é a postura do selecionador, que é instruído e experiente a ponto de agir de maneira diferente, de acordo com a situação.

Fonte: Julia Alonso, diretora da Passarelli Talentos.