terça-feira, 5 de setembro de 2017

#3 - Número de telefone, morada e e-mail


3 – Número de telefone, morada e  e-mail
 
Endereço
Recentemente ao elaborar uma base de dados de alguns sectores encontrei o seguinte panorama: alguns registos de bases de dados sectoriais estavam incompletos, muito incompletos, desactualizados e alguns completos. 
Ao que acrescento, muitos dos e-mails divulgados não pareciam alusivos ao Negócio / Empresa, não falando que a maior parte não tinha um domínio próprio.

A falta desta informação parece querer mostrar que as Empresas não querem ser encontradas e nem querem comunicar com os seus Clientes.  A falta desta informação pode causar suspeitas aos seus Clientes e, sobretudo, aos seus  Prospects sobre a sua real existência.
 
 

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Agostinho Lopes

PCP - Agostinho Lopes

Este senhor é doido. Fujam dele. Diz que na Coreia do Norte todos são anjinhos e querem paz

#2 - Aprenda com a Concorrência

2 – Aprenda com a Concorrência

Bola de berlim na praia
Regra geral a sua Empresa não é monopolista. Poderá até dominar geograficamente um determinado mercado, mas não é garantido que essa situação se mantenha. Também é pouco provável que a sua Empresa seja a melhor do mercado em todos os serviços / produtos que oferece.

Imagine que a sua Empresa é a melhor a fazer bolas de berlim em Vila Real de Santo António. Há sempre quem divida a sua gulodice entre este bolo e outras iguarias, doces ou salgadas. Há quem se lembre de fazer bolas de berlim em massa de alfarroba ou com creme de chocolate.

Ou seja, num ápice, devido ao conforto que a sua posição de líder incontestado a fazer bolas de berlim pode ser ultrapassada por novos gostos, novas tendências, novos preços, novas combinações, novos canais, nova legislação.Assim, tente saber o que os outros estão a fazer, como estão a fazer, quando estão a fazer. Pode tentar fazer parecido ou mesmo igual. Pode assim evitar que os seus Clientes / Amigos migrem para a sua concorrência e/ou conquistar (ou reconquistar) novos (ou antigos) Cliente / Amigos.

Faça como que a sua concorrência fosse um tipo focus group para a sua Empresa.Hoje em dia perceber e saber o que a sua concorrência anda a fazer é fácil. Basta usar o Google, o Facebook e o LinkedIN….basta entrar no estabelecimento concorrente, ir ver o site, assinar a newsletter…

Um caso interessante é o facto das lojas das 3 empresas de telecomunicações em Portugal, NOS, VODAFONE E MEO, estarem, muitas vezes, na mesma rua, lado a lado.

domingo, 3 de setembro de 2017

#1 -Aprenda com os Clientes

1 – Aprenda com os Clientes

Aprenda e comemore


Os seus Clientes podem ajudar a sua Empresa a identificar as tendências, as boas práticas que vão sendo aplicadas no seu mercado, a sua concorrência, os preços que são praticados, avaliar a  qualidade do seu serviço e transmitir a da concorrência, ….

Acrescento que este aprendizado é gratuito, sem risco, com toda a certeza genuíno, bem intencionado,   produzido por parte de quem conhece a sua Empresa, mas que não pertence à mesma.
Quando andava pelas gráficas tínhamos um Cliente / Amigo que nos desafiava a enveredar pela impressão e corte sobre cartão canelado. O mercado cada vez mais pedia este produto. Tínhamos condições e lá começámos a prestar este serviço.  Foi um sucesso. Mais Clientes, maiores margens, novos produtos, reconhecimento do mercado...entusiasmo na equipa e trabalho e nos acconistas.