quinta-feira, 20 de maio de 2021

Quote #14 - Espaços alternativos de trabalho

Espaços alternativos de trabalho


Trabalhar onde trabalha melhor

Há trabalhos que requerem mais concentração e outros que exigem menos. Há profissionais que se concentram melhor e outros que se distraem com tudo.

Há alturas em que é imprescindível estarmos concentrados e o ruído visual, o barulho,  os outros a passarem à frente, a entrarem e saírem do escritório…tudo a passar no nosso campo de visão, pode atrapalhar o nosso trabalho criativo, intelectual ou crítico.

Se o seu lugar habitual de trabalho não lhe permite ter a concentração necessária… mude de espaço. Peça tempo para trabalhar em casa, mude para a sala de reuniões ou recorra a um espaço onde se concentre.

Nos tempos pós-pandemia, e eu quero ter este optimismo, parece crescer a tendência de podermos trabalhar em mais do que um local e não apenas no mesmo local de sempre. Ao que acrescento o aumento dos que se intitulam profissionalmente como “nómadas digitais”.

Em 2012 /13 trabalhei em Lisboa, quase frente a frente,  com um americano que geria uma plataforma de professores de inglês que davam aulas no Mundo.

Finalizando, trabalhe onde trabalha melhor.


quarta-feira, 19 de maio de 2021

Quote #13 - Do not disturb

Do not disturb 

Do not disturd...mesmo

Os colegas e as interrupções naturais (ou não ) do seu trabalho são consumidoras de tempo.  Idem o “barulho” que envolve naturalmente ou não o seu espaço também contribuem para a redução da sua capacidade de foco no que está a fazer.

Em open space pode ser difícil não ser incomodado. Tente arranjar códigos perceptíveis para todos que sinalize que está ocupado. Um aviso escrito claro ou usar uns ocultadores indicam a sua indisponibilidade para assuntos menos urgentes.

 



terça-feira, 18 de maio de 2021

O que é o SIFIDE?

O SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarias II) foi criado como medida de estímulo à participação do setor empresarial no esforço global de I&D. A experiência resultante da sua aplicação permite concluir que este mecanismo tem contribuído para um incremento efetivo da atividade de I&D por parte das empresas portuguesas. O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarias II, visa apoiar as atividades de Investigação e de Desenvolvimento, relacionadas com a criação ou melhoria de um produto, de um processo, de um programa ou de um de um equipamento, que apresentem uma melhoria substancial e que não resultem apenas de uma simples utilização do estado atual das técnicas existentes. 

  Beneficiários 
São beneficiários deste sistema de incentivos os sujeitos passivos de IRC, residentes em Portugal, que exerçam a título principal atividades de natureza agrícola, industrial, comercial e serviços, e os não residentes com estabelecimento estável no território português. 

  Despesas elegíveis 
• Despesas com pessoal diretamente envolvido em tarefas de I&D 
• Despesas de funcionamento (até 55% das despesas com pessoal) 
• Aquisição de ativos fixos tangíveis (excetuando edifícios e terrenos), criados ou adquiridos em estado novo e na proporção da sua afetação à realização de atividades de I&D 

  Incentivos 
As entidades que se candidatem podem obter um benefício fiscal (SIFIDE) de 32,5% a 82,5%sobre o investimento da empresa, a deduzir à coleta de IRC. 
• Taxa de base: 32,5% das despesas realizadas no período; 
• Taxa incremental: 50% do acréscimo das despesas realizadas no período em relação à média aritmética simples dos dois exercícios anteriores, até ao limite de 1.500.000€. 

Notas: 
• A taxa base passa para os 47,5% no caso de PME que ainda não completarem dois exercícios e que não beneficiaram da taxa incremental referida anteriormente. 
• As despesas que, por insuficiência de colecta, não possam ser deduzidas no exercício em que foram realizadas, poderão ser deduzidas até ao 8º exercício imediato. 
• As candidaturas têm que ser submetidas até ao final de Junho de 2021 (relativamente ano seguinte ao da realização dos investimentos).

 Quer saber mais, fale connosco: JPM Consultores / João Paulo Marques 
+351 967 156 803