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Não queremos apropriarmo-nos do Pantone ou dos lápis de cor
Caran d'Ache, mas a comunicação da Follow Us é muito suportada no azul.
Explicarei no final o “poder” desta cor.
A Teoria da Cor é compreendida por vários estudos e
experiências relacionadas com a associação entre a luz e a natureza das cores.
Leonardo Da Vinci,
Isaac Newton e Goethe, entre outros estudiosos, procuraram saber como se
desenrolava o processo de formação das cores.
Os vários e destintos estudos incluem desde a compreensão
sobre o que são as cores, como elas se formam, como acontece a sua
interpretação pela visão e pelo cérebro, acabando na melhor forma de escolher a
Cor(es) nas suas várias aplicações, como são os logotipos das marcas.
Leonardo Da Vinci (1452-1519), um dos maiores génios de
todos os tempos, nas suas várias pesquisas e que foram publicadas no livro
Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz, já afirmava que a cor era uma
propriedade da luz e não dos objectos.
Mais tarde, o físico inglês Isaac Newton (1643-1727), nas
suas experiências, aprofundou os estudou sobre a influência da luz do sol na
formação das cores.
As suas várias experiências neste campo passaram pelo
conhecido fenómeno da Difração. Este consiste na decomposição da luz solar em
várias cores quando atravessava um prisma de vidro. Newton observou que a luz
do sol ao passar pelo prisma decompunha-se em diversas cores, que iam do
vermelho ao violeta.
Mais tarde centrou os seus estudos dos raios de luz solar, a
que chamou de espectro. O resultado deste estudo disse-nos que a luz solar é
formada por 7 cores. A “operação” relata que as
gotas de água dividem a luz branca nas 7 cores do espectro (violeta,
anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho). Essas luzes dispersas seguem
diferentes direções dentro de cada gotícula. São as mesmas que compõem o
arco-íris.
A partir desta observação surge o chamado círculo cromático.
Ele contém doze cores diferentes, divididas em cores primárias, secundárias e
terciárias que formam o espectro visível.
Surge assim o círculo cromático. Ele é formado por 12 cores,
definidas deste modo:
a) 3 primárias, ou seja, a base de todas as outras e que
são: amarelo, azul e vermelho.
b) 3 secundárias, formadas a partir da mistura de duas
primárias e que são: laranja, roxo e verde.
c) 6 terciárias, que são a união de uma primária com uma
secundária e que são:
vermelho-arroxeado: vermelho e roxo
vermelho-alaranjado: vermelho e laranja
amarelo-alaranjado: amarelo e laranja
amarelo-esverdeado: amarelo e verde
azul-esverdeado: azul e verde
azul-arroxeado: azul e roxo
O círculo cromático é uma representação dos espectros de cor
percebido pelo olho humano, em geral é representado por um círculo em formato
pizza fatiada com as 12 cores sendo dispostas de forma perfeita com três
primárias, três secundárias e seis terciárias.
Círculo Cromático |
Por fim reproduzo o que Goethe afirmou: “Este desafiou a visão de Newton sobre a cor, argumentando que a cor não era simplesmente uma medição científica, mas antes uma experiência subjectiva percebida de forma diferente por cada espectador.
A sua contribuição foi o primeiro estudo sistemático sobre
os efeitos fisiológicos da cor. As opiniões de Goethe foram amplamente adotadas
por artistas. Embora Goethe seja mais conhecido pela poesia e prosa, ele
considerou a Teoria das Cores a sua obra mais importante.”
Agora falo um pouco sobre o AZUL
Azul é uma cor que está associado a confiabilidade e
conforto. Quando as pessoas veem a cor azul, elas têm uma sensação de confiança
e segurança. Esta é uma escolha popular para empresas de tecnologia, bens de
consumo, bancos, serviços...
Há muitos anos os computadores eram vistos como caixas sem
rosto que ficavam numa sala vazia, muitas vezes num piso isolado, com
temperatura controlada, em que quase ninguém entrava.
Muitas marcas, entre as quais empresas de tecnologia, para
evocar um sentimento de confiança e amizade, utilizaram o azul. Esta cor ajudou
os gigantes da tecnologia a tornarem-se mais amigos (e menos estranhos) da
comunidade e da família.
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