sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Ioga ibérica

 

Cowork?
Cowork do futuro?

Ioga ibérica

Os leitores devem estar curiosos com o tema, Trata-se de mais uma dica para colocar em prática em 2023.

Passo a explicar: trata-se da famosa siesta que é feita após o almoço. Invenção ibérica  e não passível de ser patenteada.

Esta actividade não é só para os idosos ou bebés.  Desfrutada durante o dia, pode melhorar a capacidade de trabalho e aprendizagem. Esta é a conclusão de vários estudos.

Quase podemos afirmar que se tem muito eu fazer…faça uma sesta curta.

Há vários “sesteiros” conhecidos por esse mundo fora. Eis alguns: Leonardo da Vinci, Napoleão de Bonaparte, Thomas Edison, Winston Churchill e John F. Churchill. Eu também gosto, quando posso, passar pelas brasas.

Pesquisas sobre a siesta indicam vários benefícios da prática da mesma.

A sesta não deve exceder os 30 a 60 minutos de duração no caso dos adultos. Caso contrário, pode entrar no sono profundo, provocando confusão e indisposição ao acordar, além de poder contribuir para insónia à noite, alertam os especialistas de Harvard. Eu fico contente com 10m.

Algumas sugestões para aproveitar da melhor maneira possível este tempo que é só seu:

- se possível, descalce os sapatos

- se possível, deite-se na cama, debaixo dos cobertores, mas não dentro dos lençóis

- tire o relógio e coloque o telemóvel no silêncio

- se poder, fique às escuras

Quando acordar, passe a cara por água, espreguice-se e não se apresse. O dia ainda é longo

 

Segundo a Wikipédia a palavra siesta tem origem na expressão latina hora sexta, que no calendário romano correspondia à sexta hora a partir da manhã, ou seja, ao meio-dia. A tradição de dormir depois do almoço expandiu-se  para as colónias espanholas da América durante as Grandes Navegações.

 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ASSOBIAR

ASSOBIAR

Assobiar
Vamos assobiar - JPM

 

Mais uma dica para usar em 2023.

O poder do assobio é tremendo. Quer libertar-se de alguma pressão de uma qualquer reunião mais quente, assobie. Se não for um assobiador nato, tem aqui um link que o pode ajudar .

Mas assobiar pode ser também uma forma de pedir atenção, chamar alguém, que até pode ser o seu cão…de mostrar a alegria que lhe vai na alma.

Temos também o assobiar para o lado. É uma expressão usada para aconselhar alguém a não se preocupar com algo ou que não “vê o que está à sua frente”. É também uma música do Carlão.

Não quero deixar de vos mostrar / relembrar um dos assobios mais famosos da história do cinema, Trinitá, um cowboy insolente




Nota: Se não sair bem o assobio, não se preocupe.... o bom é que começou o seu movimento de libertação pelo do assobio.


domingo, 8 de janeiro de 2023

Aprenda a dizer NÃO

Diga NÃO
Diga NÃO

Está na hora, mas já devia saber isso, de deixar de agradar a todos à sua volta! 

Na nossa vida quotidiana dedicamos muito esforço e tempo a fazer coisas para os outros, que não nos divertem, agradam  ou que entendamos. 

 Agora é o momento em que deve aprender a dizer "NÃO" com mais frequência! Mas não seja do contra. Não o ajuda a si, não ajuda os outros.


Uma nota: Reagan dizia que dizer não é uma expressão de liberdade