sexta-feira, 12 de julho de 2019

5 + 1 meios para captar a atenção do seu público

 
5 + 1 meios para captar a atenção do seu público
 




 

“A sua mente é para ter ideias e não para guardá-las.” Napoleão Bonaparte

 

Captar a atenção do público num não  é tarefa fácil. Ou se é um humorista como o John Cleese,  um orador nato como o Obama ou Clinton ou um professor brilhante como o Sr. Dr. Adriano Moreira (sem qualquer conotação política). 

O comum dos mortais, a grande maioria, não se equipara a nenhuma das personagens referidas. Assim, temos que optar por outras estratégias.

Uma certeza tenho. Todos nós, mas todos, temos que comunicar.

Para além do óbvio, dominar bem a matéria a comunicar, há alguns conselhos que vou apresentar e custam zero.

 

1 – Sorria  (com os dentes e os olhos)

Começo por aqui. Um sorriso é uma porta aberta para quase tudo.

Podemos começar com a memória dos nossos pais ao chegar a casa. Quando ficavam a saber de alguma diabrura que tínhamos feito, não sorriam.

Passando para o mundo os negócios. Ao encetar um novo relacionamento comercial, se o seu interlocutor não sorri, esta pode ser uma barreira para que o negócio se desenrole.

Um sorriso é íman que aproxima as pessoas.  Um sorriso transmite confiança. Nas relações humanas e no mundo dos negócios. Os bons acordos podem (ou mesmo devem)  terminar com um sorriso. Um sorriso transmite bem-estar, confiança e satisfação.

Ao que acrescento, o sorriso é uma das muitas ferramentas que devemos usar e é, sem dúvida, das mais económica. No entanto, sorria, mas não abuse.

 

2 - Elimine as barreiras

Nem todas as barreiras são passíveis de eliminar.

Se está num auditório, não consegue eliminar a barreira da distância.

Se está numa  chamada via Skype, fica mais difícil criar uma proximidade física.

Faça o possível para retirar ou diminuir a presença dos elementos perturbadores entre si e os interlocutores.

Se conseguir estar perto deles, fique perto. Eles vão percebê-lo melhor, ouvir melhor e ver  melhor.

Mais alguns comportamentos que pode tomar como orador:

- evite os tiques e bengalas de linguagem (e outras) que possa ter;

- não use roupas coloridas, listadas ou justas;

- olhe para toda a plateia, em W,  e não se fixe num ponto ou em alguém;

- não cruze os braços, não coloque as mãos nos bolsos ou atrás das costas;

- para se aproximar do público, se possível, desça até eles;

- transmita confiança.

 

3 - Storytelling

Conte histórias, conte a sua verdade como fosse uma história e vista o papel de actor da mesma (não necessariamente o principal). Desde sempre que a humanidade passa conhecimento com histórias. São mais fáceis de seguir e de lembrar.

As histórias possuem sentimento, criam empatia e geram confiança.  Quem está do outro lado pode até colocar-se como actor de uma outra história, muito semelhante, e começar assim a construir a sua própria história, baseada no conhecimento que você lhe transmitiu.

 

4 – Escute

Quantas vezes dificultamos o nosso trabalho com os nossos Colegas ou Clientes por não escutarmos.

É das tarefas mais difíceis de executar. Há inúmeras razões para que isso aconteça.

O saber escutar é fundamental para construirmos relacções sólidas, de confiança e proactivas.

Alguns comportamentos decorrentes de uma escuta activa

          Não nos precipitamos;

          Colocamos os nossos canais sensoriais a trabalhar;

          Estamos atentos à comunicação não verbal;

          Podemos demonstrar que estamos a seguir a conversa e dar feedbacks automáticos;

          Demonstramos que o interlocutor é importante para nós;

          Mostramos que ele está a falar com e pessoa certa, com a Empresa certa;

          Retribuímos a importância que o interlocutor nos dá a nós.

 

 

5 – Aprenda (e ensine)

Ninguém nasce ensinado (ponto).

Há cada vez mais veículos para aprender (ponto).

Leia, assista a palestras, ensine , veja o TED, faça Role Play, saia da sua zona de conforto, fomente ou pratique a troca regular de lugar de trabalho  com os seus colegas, use o Brain Storming e pratique e grave as suas apresentações (e os ensaios). 

Para falar em público é necessário estruturar as suas ideias, saber para quem vai falar, o tempo que tem para o fazer, aprimorar a linguagem verbal e não verbal e, em alguns casos, melhorar a dicção.

 

A aplicação destes 5 conselhos podem fazer com que ganhe mais CONFIANÇA na sua próxima apresentação.

 

0 – Confiança

Perceberam que nos 5 itens a palavra CONFIANÇA apareceu sempre.

Quem o escolheu para a apresentação confia em si, sabe que você dominará o tema.

 

João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.




quarta-feira, 10 de julho de 2019

O poder do Olhar em W M




O poder do Olhar em W M


O W não é uma letra do nosso abecedário, mas todos nós a conhecemos.

Se for orador numa sala ampla, utilize o método do olhar "W". Este consiste em construir lentamente com o olhar a letra W ao percorrer a sua audiência. No movimento inverso use a letra M.

Assim todos se sentirão incluídos e não apenas o seu chefe . Todas as pessoas se vão sentir importantes.

Olhe, fale,  volte a olhar e a falar. Não exagere na intensidade e duração do olhar. Caso o faça, pode criar desconforto no(s) ouvinte(s).






João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.