terça-feira, 30 de junho de 2015

SYRIZAÇÃO, pior que esterilização ou a Tetrarquia de Herodes


SYRIZAÇÃO, pior que esterilização ou a  Tetrarquia de Herodes


Isto do referendo à lá SYRIZA  é engraçado. Eles parecem querer referendar o que não sabem, para além da hipótese da saída do euro. Se quiserem ficar, o que parece ser a intenção da maiorias dos gregos, ficam sem saber com que linhas se cosem.

Não sou economista…mas num pequeno tirocínio , imodéstia à parte,  desEURizção  da economia grega será algo péssimo para eles.

Cenários:

- Voltar a ter um Dracma que ninguém aceita; 

- Ter uma dívida que à data de hoje é astronómicas, passar a ser  infinitamente astronómicas, isto é, uma dívida que valia 10, passa a valer 100. O que tínhamos como activo a valer 100, passar a valer 10.

Um exercício teórico pode ser: imaginem Portugal em 1975, governado pelos syrizenses lusos, e a correr tudo mal…catástrofe . Pior seria se este cenário fosse agora aprovado, referendado….

Mas a culpa não pode ser apenas  endereçada aos gregos.  Parece, e cada vez parece mais, que eles não deviam ter entrado na Comunidade do modo que entraram.  Que a  Comunidade, que  devia pensar em tudo, afinal por lá devem andar os melhores dos melhores (O QUE NÃO É VERDADE, COMO SABEMOS CARA ANA GOMES & outros), não pensou na saída de um dos membros….

Por fim, porque não referendamos, nós, os outros, as palhaçadas que os gregos andaram a fazer.  Já agora, há, por cá, alguns gregos.