sábado, 2 de maio de 2015

Tips for Life - #101

Every act of creation is first an act of destruction Pablo Picasso   



As empresas, os empreendedores, os artistas…vivem de criatividade.

Não se conhece uma Mona Lisa II, Dance II ou outra qualquer saga de criatividade artística que tenha sido um sucesso. Claro, estou a excluir os Rambos e as Guerras das Estrelas…

Até os próprios chineses já colocaram os seus gabinetes de inovação a dar cartas. Esta dinâmica, a da desconstrução, a de romper com o habitual, com o instalado, com o status, leva a passos, entenda-se,  projectos, serviços, produtos disruptivos, muitas vezes de altíssimo valor acrescentado ….
 

terça-feira, 28 de abril de 2015

Tips for life - #100


“A minha pátria é a língua portuguesa.”
 
“A minha pátria é a língua portuguesa.” O statement não é meu, é de Fernando Pessoa, como bem sabem.

Num livro que estou lendo agora, “Strategy for Portuguese- speaking market”, deparo-me com estes dados:

·         300 milhões de luso falantes, 3,7% da população mundial
·         3,6  do PIB Mundial

Mas ainda temos uma comunidade maior: Portuguese Spoken World...
 
Se considerarmos a Zona Económica Exclusiva podemos quase ser gigantes. Veja-se: Portugal, e não entrando nas balelas da economia do mar, muito do agrado dos governos e atacadas pelas oposições, Portugal apresenta uma área superior em 20 vezes a sua área terrestre. SIGNIGICATIVO

Se expurgarmos os chineses, não que eles não sejam importantes e relevantes, ficamos com um muito melhor posicionamento.

Se acrescentarmos que muitos destes todos luso falantes também se expressam em mais do que  um outro idioma, coloca-nos numa ainda melhor posição.

Acrescento que Portugal, entenda-se o português, tem um call center 24 / 24 h aberto. Neste nosso mundo lusófono há sempre luz do dia .