domingo, 26 de março de 2023

Clero, Estado e Exército…quando as más notícias podem tornar-se ainda piores

 

Detritus, anda sempre um por ai


Clero, Estado e Exército…quando as más notícias podem tornar-se ainda piores


Diz a cultura popular que as más notícias espalham-se depressa. Verdade. Pior é se as suas más notícias se espalham sem você estar no controlo.

A situação actual da TAP é espelho do que eu vou tentar dizer. Como também é o caso da Igreja e da Marinha.

Quando algo corre mal, alguém irá contar essa história. A ser alguém, que seja você ou os seus. Se não o fizer, está a criar uma enorme oportunidade de se produzirem boatos, falsidades, rumores….em que todos os dias pode nascer uma ou mais versões.

Acrescento: quando houver problemas, se perceber que a solução lhe pode escapar, diga aos seus Clientes. Nos casos referenciados, os Clientes somos NÓS.

Se pensa que pode esconder as más notícias debaixo do tapete, engana-se. As más notícias, quem no início estavam na sua mão, porque não fez nada , serão divulgadas na net, nos jornais,...…e vão ter um cunho pessoal….entenda-se vários cunhos, porque cada site, cada órgão de imprensa, cada comentador…vai abrilhantar a má notícia com o seu “esclarecido” ponto de vista

Para poder combater a proliferação de versões sobre o seu tema, talvez fosse bom fazer o seguinte:

· Peça desculpa sobre o sucedido,

· Mostre que está verdadeiramente preocupado com o que aconteceu e comporta-se de acordo com o que diz,

· A comunicação deve ser feita apenas por uma pessoa (veja-se o caso da Igreja) e, preferencialmente, a de maior posição hierárquica,

· Não se refugie no chavão “não comento”,

· Utilize os seus canais,

· Faça um press release.