terça-feira, 3 de outubro de 2017

Isaltino - quando o crime compensa

Isaltino e o seu gang

A eleição de Isaltino Morais para Oeiras, suportado pelos oeirenses, é um resultado estranho. Pelo menos para mim.

O Sr Oeiras, durante os seus mandatos na cidade do mesmo nome  foi preso  - “O ex-presidente da Câmara de Oeiras, que está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, foi condenado em 2009 a sete anos de prisão e à perda de mandato autárquico por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais. – retirado do Observador”.

É inegável o crescimento de Oeiras. Como também parece ser inegável o crescimento do bem-estar do Sr Oeiras e dos seus. Desculpem-me o eventual abuso do plural…mas um sobrinho seu, taxista, ficou com um excelente bem-estar.
Duas leituras posso fazer:
a) os oeirenses gostam e sabem perdoar
b) os oeirenses colocam o seu bem-estar acima de tudo

Mais uma vez perdoem-me. Uso o termo oeirenses...e não são todos farinha do mesmo saco.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Filipes novamente a caminho de Portugal?


Espanha em chamas
 
 
Filipes novamente a caminho de Portugal?

 D Sebastião não voltou. Será que voltam os Filipes?

Não tenho opinião formada sobre o que se passa na Catalunha (Países Catalães). Percebo que esta ideia, a da Independência ou algo parecido, tem muitos anos.  Mas o que se passa por lá é o que se passa por muitos cantos de Espanha. O País Basco,  a Galiza (que, em alguns casos, querem juntar-se a Portugal), as  Canárias, as Astúrias,   Leão, a Cantábria , Aragão, os Países Catalães, a Andaluzia querem mais autonomia ou independência.

Escócia, Irlanda do Norte, Flandres…são outros movimentos independentistas.

Mais uma vez volto a dizer que não tenho opinião formada. Talvez a formação do Reino de Espanha tenha sido feita, um pouco, a trouxe-mouche. O que acontece é que os estados /reinos/ regiões referidos acima, senão todos, possuem seu dialecto.  Obviamente que também detêm a sua cultura, os seus hábitos, a sua gastronomia, as suas equipas de futebol.  Falo destas porque, muitas vezes, elas são os embaixadores de alguma insatisfação, seja ela qual for. 

Talvez Espanha tenha sido feita como dividido o continente africano.  Uma tal de Conferência de Berlim, aliado a uma régua e um esquadro…e já está. Uma grande confusão

Outro aspecto importante é também o Catexit… Catalrunha fora do euro. Será que este aspecto, talvez importante, está a ser ponderado.

O que fica neste primeiro momento, nesta memória de 1 de Outubro, são espanhóis a sovar espanhóis.