quinta-feira, 9 de março de 2023

Os isqueiros BIC e a Política / Políticos


Isqueiros BIC de todas as cores políticas




Os isqueiros BIC e a Política / Políticos

Nos meus tempos de catraio (e não só), com horas investidas nos cafés, alguns dos amigos fumadores coleccionavam isqueiros BIC, não de forma premeditada. Curiosamente os ZIPPO, isqueiros muito em voga na altura, não costumavam mudar de mãos. Os “não donos” tinha esse cuidado.

O mesmo se passava e passa comigo. Irracionalmente fico com esferográficas, mas não com Parkers.

O que se tem vindo a passar com a Classe Política (e como os Vampiros que voam à volta deles), não só agora, é absolutamente inqualificável.

Para esta Classe que envolve, filhos, maridos, mulheres, amantes, amigos e amigas, há BICs, Zippos e Duponts…e o filão, para eles, parece não acabar.

Recentemente, numa freguesia muito populosa de Lisboa, com a qual eu me identifico:

  • a mãe, Presidente da Junta, contratou directamente o filho,
  • essa mesma mãe, ou uma vereadora, recorrentemente, dirigia-se à cantina da Junta e levava 5 sopas para casa, para dar à sua família.

segunda-feira, 6 de março de 2023

WWWaV - Wonderful World With a Vespa - John Wayne

John Wayne - Scooter
John Wayne

 

You can observe a lot just by watching (Yobi Berra)

Parar, Olhar, Refletir e voltar a Fazer - Follow Us



Lembro-me de ouvir histórias sobre observar:

1 - Uma rede de lojas de fotografia no Rio de Janeiro, a DePla. Eles tentavam abrir sempre as suas lojas bem perto de um McDonalds. O que isto tem a ver com observar...a McDonalds observa sempre os lugares onde abre restaurantes….sabiam que iam passar por lá pessoas.

2 – Uns amigos, faz muito tempo, alugaram um apartamento. Sempre foram ver a casa fora de horas ou aos fins de semana. O apartamento ficava numa rua estranha. A entrada era de um lado; nas traseiras, onde não havia entrada, havia um pátio. O acesso a este pátio era complicado.

Finalmente mudaram-se. Primeiro dia útil. Nos vizinhos de baixo, cuja entrada era pelo pátio, funcionava uma serralharia. Não foram ver o que se passava à volta.

Mas vamos agora para as empresas:

- é importante olhar / observar como as pessoas, entenda-se Clientes, se comportam no seu processo de compra.

- é importante ver para onde os Clientes olham nas lojas

- é importante ver como os Clientes pagam as suas compras

- é importante observar como a concorrência faz...talvez tenhamos de fazer igual...ou melhor


O Wallmart quando entrou no Brasil fê-lo com mega lojas. Estas ficavam localizadas fora das zonas residenciais. Não perceberam que muitos dos seus potenciais Clientes eram pessoas que se deslocavam a pé ou de autocarro, sem possibilidade de fazerem grandes compras.

Neste caso...não observaram o processo de compra-

Muitas vezes as “coisas” estão a acontecer à nossa frente, mas passam-nos completamente despercebidas.

Uma táctica excelente é: Parar, Olhar, Refletir e voltar a Fazer

Por vezes é preciso parar com o que se está a fazer e observar como se está a fazer. Pode bastar observar, falar com a equipa e reformular as tarefas. É uma razão pelo qual o feedback deve ser estimulado entre as equipas.

A maioria das equipas são capazes de ver os seus próprios problemas (muitas vezes com a pequena colaboração de um facilitador), se forem sensibilizadas para isso e tiverem tempo para o fazer.



A sequência “Parar, Olhar, Refletir e voltar a Fazer” tem que estar imbuída no espírito da equipa de trabalho. Aqui recorro aos famosos All Blacks. A equipa de rugby mais vitoriosa em ambos os hemisférios. A Cultura deles é um dos seus pontos fortes. É também um dos pontos fortes da sua Empresa?

Criar uma cultura que realmente “abrace as expectativas”, que seja inquieta e que atribua responsabilidade. Este é um dos caminhos para se melhorar todos os dias. Este comportamento leva a um questionamento: como podemos (continuar) a fazer melhor?

É continuar a fazer, assumindo riscos e responsabilidades. Os ALL BLACKS possuem o HAKA. Trata-se de um poderoso ritual que reflete, relembra e reforça todas as experiências e crenças do grupo.

A sua empresa tem um HAKA?

Um dos “truques” do rugby é a velocidade de circulação da “bola”. Numa acção de formação com um técnico das categorias mais jovens da equipa referida, ele referia que treinavam e observavam até à exaustão a técnica de circulação do passe. Para quê? Evitar erros e circulá-la mais depressa….assim conseguiam ultrapassar os adversários.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

O mundo anda estranho, mas há esperanºa


O mundo anda estranho, aliás, mais estranho


De um lado assistimos e convivemos com à barbárie russa. Para além da irracionalidade que é uma guerra, vemos, ao longe, um ataque contínuo e devastador à sociedade ucraniana.  O ASSASSINO Putin e os seus rapazes entretêm-se a aniquilar tudo o que pode mexer na Ucrânia, incluindo crianças e velhos. Não há razão absolutamente nenhuma para o comportamento selvático da Rússia. Eles, russos, nunca vão conquistar a Ucrânia e a Alma e o Coração dos ucranianos.

Por outro lado temos a ternura desta foto. Dois países, Turquia e Grécia, que vivem em conflito deste 1919 (a chamada A Guerra Greco-Turca de 1919–1922, também chamada de Guerra da Ásia).
Por muito dolorosa que seja esta foto, ela enche-me de esperança.

Life and George Gershwin

George Gershwin

 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Miopia empresarial


 
Miopia

Muitas vezes insistimos num serviço / produto que, por razões sentimentais, por pura miopia ou teimosia, não se ajustam aos nossos Clientes, à nossa Empresa ou ao nosso mercado.

Há que saber descontinuar os produtos ou nem sequer lançá-los. Também devemos não procurar entrar em mercados que não são os nossos: porque já estão saturados ou não trazem qualquer mais-valia ou proposta de valor interessante.

 No entanto, há sempre empresas que procuram nichos. Veja-se alguns supermercados vocacionados para as comunidades emigrantes ou para produtos naturais. Mas encontramos mais exemplos: charcutarias gourmet, por exemplo e passe o pleonasmo.

 Vou um pouco mais a fundo na falta de  Visão das Empresas.

Quando alguém começa a perceber que vê mal, vai a um oftalmologista (estou a evitar os óculos do chinês).

O mesmo deve ocorrer com os empresários que estão com dificuldade em manter o dinamismo no seu negócio. Aqui várias razões podem ser apresentadas.

A solução pode passar pela introdução de sangue novo na gestão. Pode ser necessário contratar um novo director ou apostar em novas tecnologias. Mas o problema pode ainda ser mais grave quando o empresário recusa tomar decisões, e esta passividade pode tornar-se dramática, um pouco como a escolha de Hobson, e vai deixando a empresa ir ao sabor do vento.

Mas este vento pode funcionar como se fosse um remoinho…que afunda o seu barco.

 Lembram-se da Kodak, Blackberry, Blockbuster, Nokia..mas também as temos por cá: BES, BANF (estes por razões estranhas), MOLIN, UMM, Mocar, Farinha Amparo, Brandy Mel, Casal, Mako Jeans, Moviflor… 

Foram grandes e....foram-se.

Nota: Uso óculos graduados, evito óculos de sol...e só uso algo parecido quando ando de moto, mas nem sempre.