terça-feira, 20 de outubro de 2015

Comportamentos nas medias sociais #1

Comportamentos nas Medias Sociais

Ligou o PC


                                                                       “Tempo de decisão poupado, é tempo de ação ganho.” (Gerald Michaelson)

Muitas vezes interrogam-nos se nas medias sociais devemos seguir quem nos segue. Claro que não, não devemos. Não devemos, todavia, deixar de saber quem o faz.
Mas quando falamos de partilha de conteúdos (escritos ou não por nós) teremos de ter um comportamento diferente. Quem segue e partilha o que escrevemos é porque gosta e valoriza os nossos escritos. Quando este anónimo  faz a partilha,  está  endossar-nos junto da sua comunidade.  Se passarmos a “seguir” esses nossos “endossadores” (não gosto da palavra), iremos valorizar a nossa reputação e a deles..
Claro que o trabalho de entrar em contacto com todos estes followers demora tempo (tudo demora tempo!!!). Se não tem tempo para esta actividade, o facto de os seguir, de fazer like, de retwittar o que escrevem, reflete já um agradecimento, mesmo que tácito

Um critério de avaliação que  parece ser aceite nestas novas métricas é: quantos mais followers no twiiter, quando maior for a sua rede no linkedin, mais seguidores tiver no seu facebook e blog e leituras neste, mais poderosa será a sua presença no digital, mais possibilidade tem de intervir nas suas causas profissionais e sociais, mais pessoas estarão atentas a si. 
Outra coisa parece ser certa: Quanto melhor forem os nossos conteúdos no meio de tantos outros, mais possibilidade teremos que os mesmos sejam lidos.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa 

Life is better with a Vespa # 71


Mrs Peel and Mr Steed


The Mr Steed giving style to Vespa / Mr Steed a dar estilo à Vespa

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Faça o check-in do seu negócio - Tenha uma morada

Os negócios não são uma road to nowhere (oiçam os Talking Heads aqui...)
Se tem um negócio, sobretudo uma loja física, seja ela qual for, o facto de colocar a sua localização – morada, telefone, email….- na sua página de Facebook e outras medias pode melhorar o seu engagement e aumentar o seu negócio. Se tem alguém que faça este trabalho por si, diga-lhe para colocar esta info.
Este dado quase se pode dizer que é o check-in do seu negócio.

O mercado suspeita de lojas / estabelecimentos que não estão geolocalizadas, de profissionais, sobretudo liberais,  que não aparecem, de informações incompletas ou dúbias. O mercado também gosta, e parece que cada vez mais, de vasculhar o perfil profissional dos profissionais que vai contactar, mesmo antes de contratar. Em caso de dúvida quem acha que será escolhido...um profissional que apresenta uma descrição básica e sumária do que fez...ou um que a tenha completa. Claro que também ao olharmos para alguém que fez muita coisa e faz muita coisa nos leva a perguntar: será que é tudo verdade? será que ele esteve mesmo envolvido de forma séria em tudo isto? será que vai ter tempo para nós?
O mercado exige transparência. Tenha isso em mente.
Esta informação que transmite ao mercado tem custo ZERO.

Life is better with a Vespa #70

Escolhas

domingo, 18 de outubro de 2015

Tips for life - #128

More designers should share space, share resources. Sort of an upscale communism APRIL GREIMAN

Faça [find] da palavra designers e execute [replace] com profissionais .

Cada vez mais o sharing faz parte da nossa economia, do nosso dia-a-dia, do viver com os pés na terra, sabendo que os tempos em que pensávamos que as vacas eram gordas era apenas uma disneylada.

Veja-se as plataformas de crowdfunding, crowdsourcing & crowdwhatever... 





"LAST night 40,000 people rented accommodation from a service that offers 250,000 rooms in 30,000 cities in 192 countries. They chose their rooms and paid for everything online. But their beds were provided by private individuals, rather than a hotel chain. Hosts and guests were matched up by Airbnb, a firm based in San Francisco. Since its launch in 2008 more than 4m people have used it—2.5m of them in 2012 alone. It is the most prominent example of a huge new “sharing economy”, in which people rent beds, cars, boats and other assets directly from each other, co-ordinated via the internet (from the economist - On the internet, everything is for hire, Mar 9th 2013)"

Sharing no passado