quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Miopia empresarial


 
Miopia

Muitas vezes insistimos num serviço / produto que, por razões sentimentais, por pura miopia ou teimosia, não se ajustam aos nossos Clientes, à nossa Empresa ou ao nosso mercado.

Há que saber descontinuar os produtos ou nem sequer lançá-los. Também devemos não procurar entrar em mercados que não são os nossos: porque já estão saturados ou não trazem qualquer mais-valia ou proposta de valor interessante.

 No entanto, há sempre empresas que procuram nichos. Veja-se alguns supermercados vocacionados para as comunidades emigrantes ou para produtos naturais. Mas encontramos mais exemplos: charcutarias gourmet, por exemplo e passe o pleonasmo.

 Vou um pouco mais a fundo na falta de  Visão das Empresas.

Quando alguém começa a perceber que vê mal, vai a um oftalmologista (estou a evitar os óculos do chinês).

O mesmo deve ocorrer com os empresários que estão com dificuldade em manter o dinamismo no seu negócio. Aqui várias razões podem ser apresentadas.

A solução pode passar pela introdução de sangue novo na gestão. Pode ser necessário contratar um novo director ou apostar em novas tecnologias. Mas o problema pode ainda ser mais grave quando o empresário recusa tomar decisões, e esta passividade pode tornar-se dramática, um pouco como a escolha de Hobson, e vai deixando a empresa ir ao sabor do vento.

Mas este vento pode funcionar como se fosse um remoinho…que afunda o seu barco.

 Lembram-se da Kodak, Blackberry, Blockbuster, Nokia..mas também as temos por cá: BES, BANF (estes por razões estranhas), MOLIN, UMM, Mocar, Farinha Amparo, Brandy Mel, Casal, Mako Jeans, Moviflor… 

Foram grandes e....foram-se.

Nota: Uso óculos graduados, evito óculos de sol...e só uso algo parecido quando ando de moto, mas nem sempre.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A arte de Vender em tempos de crise

Oliveira da Figueira em acção 
 

       
                                                                       

                                                          Para vender conhecimento é tudo


Tempos difíceis estes:  o passado recente, o presente e o futuro próximo.  Não ajudam no processo de vender.

 

Essa é a realidade das Organizações e das expectativas que se vivenciam no difícil processo de vender. As pessoas estão a ser despedidas (veja-se as grandes empresas de IT). As decisões demoram mais tempo. O risco, que era uma variável muitas vezes pouco ponderada, é cada vez maior e levado em conta. A inflação. A guerra. O Covid que teima em dar notícias.

 

Tempos difíceis estes, mas não foram os piores, e quem viveu estes, sobreviveu.

 

Em tempos como estes é muito tentador e reconfortante cair no estado “calimeriano”; para os mais novos, fico-me pelo “o que fiz eu para merecer isto”.

 

Mais um dado: a probabilidade de voltarmos, nos tempos mais próximos, a uma economia em expansão é pequena.  Mas chega de más notícias.

 

No que me diz respeito, sem presunção, há algumas opções viáveis para ultrapassar estes tempos. Foquemo-nos então no que controlamos.

 

Sugiro que estabeleçamos uma aceitação silenciosa desta envolvente menos boa. Mas o nosso comportamento intimo, e de quem nos rodeia, para estes tempos deve ser ruidoso, tumultuoso, irrequieto, resiliente … de forma a descobrir a melhor maneira de lidar e ultrapassar estes tempos menos bons.

 

Discuta consigo, com a sua equipa ou com terceiros, externos à Organização. Veja o que está sobre o seu controlo e o que pode vir a ser feito. Vai descobrir que tem opções.

 

Aqui estão seis possíveis acções que pode implementar no processo de vender

 

                                                                                                                                                              

1 – Encare os problemas como novos desafios

Colocar a nossa atenção nos problemas retira-nos energia, levando-nos a perder criatividade e ímpeto.  Perdemos o foco do que deve ser o nosso trabalho.

 

Mantenha uma mentalidade positiva durante estes tempos difíceis pode ser realmente difícil. Desprenda-se dos problemas que enfrenta. Vai ver que facilita.

 

Recupere e reveja pensamentos e projectos que no passado não faziam sentido ou não tinha tempo para os desenvolver  e veja se podem ser (re)trabalhados. Desafie o seu cérebro e dos seus colegas…”os cérebros” gostam e agradecem.

 

Crie assim desafios, oportunidades…arranje respostas para estas questões:

 

Como podemos criar mais valor para os nossos Clientes?

Como podemos facilitar a tomada de decisão dos nossos Cientes?

Como podemos crescer no segmento de Clientes com quem trabalhamos?

Como podemos entrar em novos segmentos de Clientes?

Podemos ir para outras geografias?

Será que a nossa abordagem tem sido a melhor?

                                                                                                                                                  

2 – Abra a porta a parcerias/ mostre-se

Organizar eventos, seminários ou webinars com os seus Colegas, Clientes e Prospects. Fale com eles. Mostre-se, escreva para blogs, para jornais, para as medias sociais…fale do que faz.

 Estabeleça parcerias. Entre em novos mercados com parceiros da sua área geográfica ou da área onde vai entrar. Não esqueça os mercados internacionais.

 Não tente fazer tudo sozinho…NÃO VAI CONSEGUIR

 Acredite e use o NÓS – a primeira pessoa do plural.

  

3 – Aumente o seu nível de serviço no relacionamento com os seus Stakeholders

Estes não só os seus Clientes ou Prospects.

 No caso desta última dupla, invista tempo a preparar as reuniões, faça o trabalho de casa, tente antecipar os problemas que eles lhe vão colocar, tente alinhar o que pode ser a sua oferta com as necessidades dos seus Clientes…faça fine tunning da sua proposta de valor, aproveite as suas parcerias para criar mais valor.

 Tenha a certeza de que todos na Organização estão interessados em criar valor e a ser desafiados.

 

                                                                                                                                                      4 – Identifique com quem falar (segmentos e profissionais)

Tente ser mais assertivo nas suas comunicações. Se tem dificuldade em identificar que segmento trabalhar, escolha um e, iterativamente, melhore a sua proposta de valor. Crie foco.

 Identifique as principais pessoas envolvidas no processo de compra e de decisão. As medias sociais, site, LinkedIN, jornais…ajudam, e muito, neste processo.

                                                                                                                                                                         

  5 – Faça benchmarket

Observe o que a concorrência anda a fazer. Se verificar que há algo que pode replicar, faça. Tente depois fazer melhor que eles.

 

Alguns passos que pode seguir:

 –  Estabeleça os indicadores de análises

 – Obtenha os dados

 – Compare e analise as informações

 – Faça o levantamento dos pontos fortes e fracos

 – Implemente accões, mas não mude apenas por mudar.

   

6 – Avalie os gastos

Época de crise é tempo de olhar para os gastos. Avalie as tarefas que lhe trazem mais vendas e invista nelas.  No entanto, lembre-se: empresas que cortam em tudo nas horas de crise, atrasam-se na hora da retoma.

 É importante ter em conta que toda mudança, inclusive no processo de vender,  exige tempo e adaptação.

 

 Uma última nota: “O mundo não para, não pare você também”

  

Por fim, uma homenagem a um dos maiores portugueses de sempre, Sr Oliveira da Figueira


domingo, 5 de fevereiro de 2023

Acrescente valor ao que faz

Cruzeiro Seixas
Cruzeiro Seixas 

 

Acrescente valor ao que faz

Sem querer ser demasiado crítico, prestar um serviço e não tentar, pelo menos fazer bem, com cuidado, pode ser a morte do artista. Neste caso o artista não sou eu, nem é o verdadeiro artista, o Mestre Cruzeiro Seixas.

Mas passo a explicar. Vou buscar duas serigrafias que recentemente mandei emoldurar. Uma dos Neves e Sousa e esta que vos mostro, do mestre Cruzeiro Seixas.

São serigrafias, sim. O valor comercial das mesmas não me tornam rico, não. Gosto delas, gosto. Gastei dinheiro nelas e na moldura, sim. Escolhi uma casa renomada perto de Lisboa, escolhi. Gostei do resultado final, gostei….e paguei é claro.

Pasme-se, quando os vou levantar, a “empregada” (não é substantivo que use) da loja, pessoa que se percebe que tem experiência, fica surpresa quando lhe perguntamos se não vai embrulhar os dois quadros. Lá o fez, pareceu-nos com algum enfado, mas fez

Neste caso, a dita “empregada” com pouco esforço e com brio profissional, faria um bom serviço, acrescentaria valor ao seu trabalho e à dita loja.


Ainda pego no tema para vos falar de network

 

Vespa Batman WWWaV - Wonderful World With a Vespa

Vespa Batman
Vespa Batman - WWWaV

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

WWWaV- Wonderful World With a Vespa


 

Seja optimista

 

Seja optimista 


“Primeiro de tudo, é importante que entenda o conceito de ser uma pessoa optimista. O optimismo é a tendência de viver e julgar as nossas decisões da vida do lado mais positivo ou favorável. Ou seja, é ver o lado bom da vida. O optimismo está intimamente ligado à gratidão, pois ter em conta todas as coisas pelas quais somos gratas, pode desencadear uma boa atitude, mesmo em tempos difíceis.” WWW

Vantagens / Comportamentos de se ser optimista

1. Ver o fracasso como um novo começo.

O fracasso não é o fim, deve ser, quando muito, um novo começo.

Quando as coisas não correm bem, ficamos tristes e abalados, o que nos leva a crescer, a ver os problemas de outro modo e a coloca-los para trás

O optimismo permite-nos aprender com as falhas, apanhar os cacos e a voltar a fazer o puzzle. Várias ideias de negócio nasceram de fracassos.

Walt Disney foi despedido pela sua falta de criatividade. Um dos génios mais criativos do século XX foi despedido de um jornal, porque não tinha criatividade.



2 - Seja comunicativo (mas não em excesso)

O pessimismo leva-nos a fixarmo-nos no medo e fracasso.

O optimismo, contudo, abre-nos a novas ideias, novas experiências e novas possibilidades. Ajuda-nos a olhar para o futuro e a criar realidades expansivas e evolutivas.

Jeff Bezos, o fundador da Amazon disse: “Nós somos teimosos em visão, mas somos flexíveis em detalhes. Se você não for teimoso, acabará desistindo das experiências muito cedo. E se você não for flexível acabará por bater a cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para um problema”.

Always look on the bright side of life



3 - Fique e seja saudável.

O foco nos factos positivos melhora o bem-estar mental, o que pode motivar os indivíduos a cuidarem melhor do seu corpo também.

Nervosismo, ansiedade, stress ou atitudes violentas são alguns exemplos de como atitudes ou pensamentos negativos originam sentimentos não saudáveis e que se podem converter em acções prejudiciais para si e para os outros.

O oposto, naturalmente, também é verdadeiro; bons pensamentos são acompanhados por uma boa saúde emocional e uma melhor qualidade de vida.

Best joke ever



4. Good Vibriations .

O optimismo é contagioso. Ter uma atitude optimista pode inspirar todos à nossa volta.

Os líderes optimistas podem ajudar a motivar e envolver os seus colaboradores.

Um estudo recente mostrou que a leitura de posts positivos de outras pessoas desencadeia a felicidade em 64% dos leitores. Estudos semelhantes sobre o comportamento concluíram que as pessoas eram mais propensas a partilhar palavras como "feliz", "amor", "agradável", e "doce" do que uma qualquer terminologia negativa.



5 - É a melhor e única escolha.

Não há melhor alternativa ao optimismo. O pessimismo não nos leva a lugar nenhum.

Ser optimista não significa ver tudo e sempre “cor de rosa”. Como há dia mais frios, também há dias menos bons.

Mas o optimismo ajuda-nos a ver novas oportunidades, a aprender com diferentes situações e a continuar a andar.