segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0


O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0

Este estágio e o respectivo acrónimo apareceram em 2007, ano anterior à crise de 2008

Drivers: Crescimento do rendimento da classe média e a introdução de smartphones no dia-a-dia  renda 
Desafios: O público vivia ainda, preferencialmente, em canais off-line

O crescimento da população da classe média e o seu rendimento disponível criaram procura no sector imobiliário. Outro factor importante foi a adopção de smartphones e a acessibilidade  internet (tudo começou a ser procurado em tablets e smartphones, idem a busca de propriedades). Note que o Chrome apareceu em 2008; o Yahoo em 2004; o Bing em 2009).

A tecnologia começa a entrar neste sector. No entanto podemos dizer que ainda o modo tradicional de fazer negócios ainda é prática corrente.

O primeiro passo começa pelo aparecimento de listagens de imóveis produzidas pelas primeiras startups que actuam neste mercado. O inventário começa a ser digitalizado e os operadores tradicionais começam a prestar atenção às preferências dos Consumidores.

Outro factor curioso (ou não) mostra-nos que as startups que apareceram neste sector começam a ter uma maior tração em mercados com níveis de confiança institucional e de serviços mais reduzidos.  

Estas empresas começam a ganhar o Cliente às empresas tradicionais por oferecerem um serviço de maior qualidade, mais rápido e, talvez, mais barato.

Estas  startups têm o potencial para dominar o mercado. Uma boa parte do esfoço destas é convencer os corretores e operadores de mercado a desviarem gastos de marketing dos canais off-line para listagens on-line.

Esta mudança de paradigma no sector do Real Estate é suportado pela chegada ao mercado de uma geração crescente de compradores que recorrem cada vez mais à internet (e aos smartphones).


JPM Consultores Associados
Nota: Baseado em alguns estudos sobre Proptech

domingo, 9 de setembro de 2018

What is proptech


What is proptech?

Proptech, a blend of the words property and technology, refers to the utilisation of technology as a solution

to challenges in the real estate sector. Specifically, technology is used to create or renovate services offered

in real estate to buy, sell, rent, develop, market and manage property in a more efficient and effective way.
 
Definição retirada da JLL

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tips of Management - #3

JPM - Aprender sempre
#3 “Learning never exhausts the mind”, Leonardo da Vinci
O nosso cérebro é um dos nossos grandes patrimónios. Talvez seja o maior. Ele tem a capacidade de pensar, formar ideias, tem a capacidade para ser livre, de cuidar de nós, da nossa saúde.   Dá-nos capacidade de sermos livres
Nos dias que correm, este nosso património ainda é mais importante. Há, cada vez mais, a necessidade de aprender, reaprender, esquecer e aprender….aprender para partilhar com outros.
Espero seguir o ensinamento de Leonardo da Vinci.
 
 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Tips of management - #2

#2 “What's measured improves” Peter F. Drucker
JPM Consultores - Meça


Quando pensamos nesta quote, ela parece uma verdade insofismável. Porque, se  não conseguimos medir a nossa tarefa , não sabemos que estamos no caminho de atingir o que pretendemos, não sabemos se ainda podemos fazer melhor ou se vamos ter que mudar de estratégia.
 
Pese na sua dieta. Se não usar a balança, não vai perceber se está a resultar. Se começou a correr, não sabe se está a melhorar a performance.
Não medir é como guiar um carro com os olhos vendados. Não sabe para onde vai, quando baterá, etc.
Temos hoje em dia várias ferramentas, muitas delas gratuitas, que nos permitem medir qualquer que seja a nossa actividade.
 
No campo profissional, onde cada vez mais há um maior distanciamento físico entre a sua empresa e o seu Cliente, veja estas 5 etapas do seu funil de vendas:
sabe o número de novos visitantes ao seu site nos últimos 30 dias?
sabe o tempo que eles por lá permaneceram?
sabe se pesquisaram alguma coisa?
sabe se compraram?
sabe como pagaram?


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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@joaodavespa

 




 

domingo, 15 de julho de 2018

Tips of management - #1

JPM - Oiça
 
 
By listening, marketing will re-learn how to talk. – Doc Searls and David Weinburger
 
Os dias que correm, com a internet e as ferramentas de analytics que existem permitem que possamos ouvir melhor o consumidor, ouvir melhor o outo lado da linha, mas a pressão em responder, em estar online e ser online faz com que não tenhamos cuidado em compreender o problema, em responder da maneira adequada (se respondermos), em cuidar o Cliente como ele merece ser cuidado (nem sempre).




João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.



@joaodavespa

 
 

StartUP Voucher 2018

StartUp Voucher
StartUP Voucher 2018

 

StartUP Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.

Este concurso destina-se a projetos que beneficiem as regiões NUT II – Norte, Centro e Alentejo ou NUT II – Lisboa, admitindo-se a realização de acções fora das mesmas desde que beneficiem a economia daquelas regiões.

Tipologias de apoio do StartUP Voucher:

  • Bolsa – valor mensal atribuído por promotor para o desenvolvimento do projecto empresarial;
  • Mentoria – acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos promotores;
  • Acompanhamento do projecto – por parte de entidade acreditada;
  • Prémio de avaliação intermédia – atribuição de prémios aos projectos que obtenham avaliação intercalar positiva em função do cumprimento dos objectivos de cada fase;
  • Prémio de concretização  – atribuição de um prémio à concretização do projecto empresarial através da criacção de empresa com a constituição de sociedade comercial.

 O StartUP Voucher 2018 tem candidaturas em aberto até 10 de Setembro.

 

 

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João Paulo Marques
JPM Consultores – Juntos Podemos Mais
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terça-feira, 19 de junho de 2018

ADN Start Up


JPM Consultores 


ADN Start Up

O IAPMEI disponibiliza um novo mecanismo de financiamento e crédito para apoiar a criação de empresas e o desenvolvimento de novos negócios, por microempresas na fase inicial do seu ciclo de vida através de financiamento bancário, com garantia mútua.

OBJECTIVOS
Apoiar a criação de empresas e o desenvolvimento de novos negócios, por empresas de pequena dimensão, na fase inicial do seu ciclo de vida através de financiamento bancário, com garantia mútua.

BENEFICIÁRIOS
1.      Micro-empresas na fase inicial do seu ciclo de vida, sediadas em território nacional, que cumpram os seguintes requisitos:
2.      Microempresas com 4 ou menos anos de existência;
3.      Exerçam actividades enquadradas nas CAE elegíveis;
4.      Não tenham incidentes não regularizados junto da banca, à data de emissão de contratação;
5.      Ter a situação regularizada perante a administração fiscal e a segurança social;
6.      Microempresas com Capital Próprio >= 15%;
7.      No caso de a microempresa ainda não estar criada, a garantia apenas será emitida após constituição formal da empresa.


PRAZO DE VIGÊNCIA
A linha estará em funcionamento até 12 meses após a abertura. O prazo pode ser extensível por iguais períodos ao do prazo de vigência, salvo denúncia da SPGM por utilização total das verbas.

MONTANTE MÁXIMO DE FINANCIAMENTO
O montante máximo de financiamento é de 50.000 €, podendo elevar-se para 100.000€.
O valor pode elevar-se para 100.000 € caso as características da actividade da empresa demonstrem a necessidade de aquisição de equipamento produtivo ou sistema produtivo integrado que apresente um valor de aquisição e instalação igual ou superior a 150.000 €.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA LINHA
Spread Máximo: 3,75%
Prazo das Operações: Até 8 anos
Período de Carência: Até 24 meses
Amortização de Capital: Prestações constantes, iguais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, e postecipadas.
Garantia Mútua: 75% do valor do capital em dívida em cada momento do tempo.
Operações Elegíveis: Operações de financiamento bancário.
Comissão de Garantia, Juros e Comissões de Serviços: Integralmente suportados pela empresa.
Montante Global da Linha de Crédito: 10 M€



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