domingo, 4 de novembro de 2012

Tao Te Ching - Versículo 5


Versículo 5 - Tao Te Ching

 O céu e a terra são imparciais;
vêem as 10.000 coisas como cães de palha
O sábio não é sentimental;
trata todos os seus cães como palha.
 
O sábio é como o céu e a terra;
Para ele, ninguém é especialmente querido,
como não desfavorece ninguém.
Dá repetidas vezes, incondicionalmente,
oferecendo a todos os seus tesouros.

Entre o céu e a terra
existe um espaço semelhante a um fole:
Vazio, contudo inesgotável,
que quanto mais usado mais produz.

Não percas o centro.
O homem foi feito para se sentar sossegadamente
e encontrar a verdade interior.

Cícero Dias

Cícero Dias

The best way to get unstuck (by Seth Godin)

The best way to get unstuck (by Seth Godin)

Don't wait for the right answer and the golden path to present themselves.
This is precisely why you're stuck. Starting without seeing the end is difficult, so we often wait until we see the end, scanning relentlessly for the right way, the best way and the perfect way.
The way to get unstuck is to start down the wrong path, right now.
Step by step, page by page, interaction by interaction. As you start moving, you can't help but improve, can't help but incrementally find yourself getting back toward your north star.
You might not end up with perfect, but it's significantly more valuable than being stuck.
Don't just start. Continue. Ship. Repeat.

Também há coisas boas - 4 de Novembro

Também há coisas boas - 4 de Novembro 

Rugby - Portugal campeão europeu de sub-19

Museu da Biodiversidade. Um bom aliado para as aulas de ciências...um modo de aprender.

Foi encontrado o esqueleto um pombo correio com a mensagem do Dia D. Pena que alguns ainda vivam no seu Dia D, que ainda o procurem e ajam como tal.

Myanmar aprova cartão de crédito. Não tarda muito vão aparecer por lá as lojas de compra de ouro.

132milhões de euros à roda na próxima terça-feira.

Tony Bennett ainda canta. Vai lançar um Bennett meio latino. E, parece, um com Lady Gaga.

Feira da PT no parque das nações.  Exposição Smart City. Vou ver

Anona, Graviola ou Fruta do Conde.

Anona, Graviola ou Fruta do Conde. Felizmente que vai aparecendo por cá. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Tao - Versículo 4


Versículo  4

O Tao é vazio
mas inesgotável,                  
destituído de findo,
antepassado de tudo.

Nele, arestas aguçadas suavizam-se;
nós intricados desatam-se;
o sol é suavizado por uma nuvem;
o pó assenta.

Está escondido mas sempre presente.
Desconheço quem o deu à luz.
Parece ser o antepassado comum de tudo,
O pai das coisas.

Erros - como lidar com eles (e como eles podem ser importantes)

Erros - como lidar com eles (e como eles podem ser importantes) 
Capa de livro


                                 Errar para se poder acertar posteriormente


Keywords: Gestão, Erro, Cliente, Qualidade de Serviço, Fornecedor

Quem lida com Clientes, com Gente, com Público, está sempre sujeito a cometer erros.  Mas os erros só são cometidos , por quem toma iniciativa, por quem  tenta fazer ou por aqueles que fazem. 

Ninguém se engana por inação. Mas muita coisa se perde devido a ela. Oportunidades, esclarecimentos, etc.
Não quero, no entanto, deixar de dizer que muitas vezes  os Clientes têm razão. Acrescento ainda que há Clientes que se aproveitam,  pelo facto de o serem, para quererem ter sempre razão.   O importante é tentar reparar a situação. 

Mas aqui vamos aos erros.  Existem algumas  maneiras de lidar com os erros. Eis três:

1)  Admitir que temos culpa. O que se segue?  Resolver o problema e conseguir restaurar a confiança do Cliente. Muitas vezes, este tipo de comportamento, só faz com que o Cliente nos apreciem  ainda mais do que o faziam no passado. Errámos, reconhecemos o erro e reparámo-lo.

2) Pura e simplesmente não admitir os erros.
Nesta situação podemos:
a) responder mais ou menos ferozmente ao nosso interlocutor,
b) dizer que a culpa é deles e não nossa,
c) ignorá-los.

Eventualmente,  este comportamento por parte das organizações pode fazer com que o Cliente deixe de o ser. Em situações de monopólio ou quase ou quando existem imposições externas, os Clientes ficam de mão atadas. Não podem deixar de ser Clientes. Veja-se os casos, num passado recente, da PT e da EDP.  Não havia como  não ser Cliente deles.

O que não nos podemos esquecer é que , muitas vezes, basta uma pequena alteração do nosso comportamento, uma palavra, uma conversa ou justificação para que tudo fique compreendido, justificado, sanado e resolvido.   Há Clientes que só querem atenção.

O Fornecedor pode também demonstrar indiferença  quando não dá resposta. Estamos, claramente, a não considerar o Cliente. Imagine-se a entrar num elevador, dizer bom dia, e ninguém lhe responde.  O que você sente como Cliente é parecido; sente indiferença, falta de educação.

Em qualquer das hipóteses apresentadas há um comportamento prepotente. 

Talvez os Fornecedores não acreditem mas, a concorrência, nos dias de hoje, vem de todo o lado e, nalguns casos, vem até à nossa  casa, ao nosso trabalho.

3) Um modo de agradar ao Cliente e, não necessariamente, admitir culpa, pode passar por responder às objeções ou às críticas  de alguma das seguintes  formas:
•  Lamento que tenha tido uma má experiência.
•  Lamentamos que se sinta dessa maneira.
•  Lamentamos que tenha tido esse problema.
•  Que azar. Lamentamos que se sinta assim.

Qualquer destas respostas não admite a culpa mas, deixa o Cliente com a sensação de que foi ouvido e que o seu problema vai ser resolvido.  Posteriormente,  temos ( o fornecedor)  de resolver o problema. É quase como que um dividir de culpa.

Claro que a resposta a um Cliente e, sobretudo a consequente resolução de um qualquer problema, pode não ser imediata ou possível.

Por exemplo, nunca podemos reparar uma noite mal dormida, mas podemos presentear o Cliente com um almoço ou o convite para uma nova estadia.

Agora passemos para as medias socias. Quando os problemas são relatados nestes canais  o seu alcance pode ser gigante e incalculável. Por isso, a sua resolução carece ser efectuada o mais rapidamente possível.

 Imagine um problema relatado por um seu Cliente que, pelo facto de ter uma rede extensa no Facebook, Twitter e LinkedIN, dá à sua crítica uma visibilidade enorme. A este comentário você,   Fornecedor, não liga ou apaga-o.

Será que consegue posteriormente controlar o efeito de um verdadeiro tsunami de posts  a relatar uma má experiência e, sobretudo, a sua indiferença em resolver um problema? Parece-me que não.

Uma mensagem na media social em que o problema foi detectado dizendo que tem uma mensagem privada e que esta pretende perceber e resolver a insatisfação, poderá ser a maneira ideal de pôr cobro ao assunto. 

As medias socias permitem que, Clientes e Fornecedores, ou seja, ambos os lados, encurtem a  distância entre si. Acelera a comunicação entre ambos; no entanto, faz com ambas as partes se relacionem de um modo mais humano.

No passado, não muito distante, a comunicação parecia ter apenas um sentido.  Das organizações para os Clientes; um pouco como se fosse de pais para filhos.

Mas errar também é bom. Alguns supostos erros aconteceram e, posteriormente, vieram a tornar-se "serviços" notáveis e, em alguns casos, imprescindíveis: Viagra, gelado, penicilina, adoçante, post-it, teflon, velcro, raio-x.

Como também é bom errarmos no caminho que estamos a fazer e, de repente, de modo inesperado, depararmo-nos com um bom restaurante, com uma praia deserta, com uma vista deslumbrante.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa

Também há coisas boas - 3 de Novembro


Também há coisas boas - 3 de Novembro

Vive ao sol, nada no mar, bebe o ar selvagem" , Ralph Waldo Emerson

Governo que modelo alemão nas escolas.  Nuno Crato, Ministro da Educação, anda pela Alemanha para assinar um protocolo.  Não sei bem o que é o modelo alemão.

O meu modelo passa por: reforçar o português, a matemática, a história , a prática desportiva e um idioma estrangeiro. Ao mesmo tempo,  ensinava (ou reensinava) a importância de cumprir horários e alguns outros comportamentos cívicos. Acho que também traria à sala de aula alguns progenitores.

Quercus satisfeita com a meta de 70% de reciclagem  das embalagens propostas pela SPV - Sociedade Ponto Verde.

Ponte Maria Pia / Porto
Alemães querem propor candidatura da Ponte Maria Pia a Património da Humanidade.

Montepio Geral vai abrir mais de 40 balcões em Angola.

Don Pasquale repescado no Teatro Nacional de São Carlos.

Pedras Parideiras 



Pedras parideiras ganham maternidade. Em Arouca, na aldeia de Castanheira, há um fenómeno que parece ser único cá pelos lados do planeta Terra.

Novo jackpot no euromilhões.




Seleções sub19 e 18 a disputar títulos europeus por  estes dias


Parece que a nossa reputação digital pode valer mais do que o nosso currículo. Tenham cuidado com os post.

Quase 27.000 entradas no meu blog. De vez em quando vou tendo uns comentários Surpresa. Recentemente tive uns.