quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Aprendizado e Aprendizagens

“Antes a reprovação por um génio do que um louvor de um qualquer idiota.”, Marco Aurélio

Homer, o cientista - JPM


O que a aprendizagem e a curiosidade podem fazer e faz por nós. Texto "roubado" à net em 2008.... não sei muito bem a quem... mas muito interessante.

 Este texto foi utilizado, à data, para ilustrar o aprendizado numa acção de formação que me pediram para colaborar.

 Uma das vantagens que as várias boas práticas do passado possuem é que, em pleno mundo querer girar pelo eixo das TIC , da AI,  …elas continuam a ter aplicação.

 Mas vamos ao texto 

I Ando pela rua. 

Há um buraco ao fundo da rua. 

Caio nele. Estou perdido, … impotente. 

Não é culpa minha. 

Demoro muito para encontrar a saída. 


II Caminho pela mesma rua. 

Há um buraco ao fundo da rua. 

Finjo que não vejo. 

Caio nele novamente. 

Não posso acreditar que estou no mesmo lugar. 

Mas não é culpa minha. 

Demoro ainda muito para encontrar a saída. 


III Caminho pela mesma rua. 

Há um buraco ao fundo da rua. 

Vejo que ele está lá

. Caio nele… é um hábito… mas os meus olhos estão abertos. 

Sei onde estou. 

A culpa é minha. 

Saio imediatamente. 


IV Caminho pela mesma rua. 

Há um buraco ao fundo da rua. 

Contorno-o. 


V Caminho por uma rua diferente.

 

Infelizmente há muitos que recorrentemente “caem” nos passos I, II e III

 

Mas vamos agora aos vários tipos de aprendizagem. Eis alguns:

 

1.     Aprendizagem proveniente da experiência: Aprender através da experiência directa, como estágios, voluntariado ou viagens, conversas permite uma compreensão e aplicação mais profunda e prática dos conceitos, do aprendizado.

2.     Aprendizagem Colaborativa: Trabalhar em grupo, mesmo de dois,  pode enriquecer o processo de aprendizagem. Permite a troca de ideias e de perspectivas  que, muitas vezes, são diferentes.  O que um não sabe, pode o outro saber. O que não sabem ambos, aprendem ambos. Vão assim cimentando o conhecimento

3.     Aprendizagem Baseada em Problemas: Resolver problemas reais ou hipotéticos pode ajudar a desenvolver habilidades críticas e analíticas, além de aplicar o conhecimento de maneira prática. O dito ensino suportado no “Método do Caso”.

4.     Aprendizagem Autodirigida: Encorajar a autonomia e a responsabilidade pelo próprio aprendizado, permitindo que os indivíduos escolham o que aprender, como querem aprender e ajustem o ritmo a que conseguem aprender. O que não faltam são plataformas que oferecem este tipo de ensino.

5.     Aprendizagem Contextual: Relacionar o conteúdo aprendido ao contexto da vida real ou ao ambiente do aluno pode tornar o aprendizado mais relevante e significativo.

6.     Aprendizagem Reflexiva: Reflectir sobre o que foi aprendido, como foi aprendido e como pode ser aplicado ajuda a consolidar o conhecimento e a desenvolver novas habilidades. 

 

My Generation – The Who, play it loud, please

 

 Nota: Sempre há esperança...se o Homer Simpson conseguiu tornar-se cientista.

Reflexão: O Aprendizado ao Longo da Vida (Lifelong Learning) oferece várias vantagens. Coloco três:

  1. Adaptabilidade: Num mundo em constante mudança, aprender continuamente permite que as pessoas se adaptem às novas tecnologias, tendências e às exigências do mercado de trabalho. Os profissionais que investem no aprendizado continuo ficam mais capazes de enfrentar desafios e de se reinventarem profissionalmente.
  2. Desenvolvimento pessoal: O aprendizado contínuo enriquece o conhecimento, amplia perspectivas e estimula a curiosidade. Promove assim o crescimento pessoal, contribuindo para uma vida mais rica, interessante e gratificante.
  3. Competitividade profissional: Profissionais que procuram a aprendizagem permanente mantêm-se mais actualizados, quer na sua área, quer nas outras...o conhecimento, cada vez mais, é transversal.