terça-feira, 25 de junho de 2024

Gestão de tempo – Barreiras Internas

 

Gestão de tempo – Barreiras Internas


Time Management - Barreiras Internas

Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado. (provérbio chinês)


A  Gestão de Tempo é afectda externa e internamente

Os obstáculos internos, aqueles que levanto nesta prosa, estão sob o nosso controlo.  Apresento alguns delas. Talvez a mais comum seja a Multitarefa. É por onde começo

I - Multitarefa – Tentar fazer demasiadas tarefas ao mesmo tempo. O risco que se pode correr é que podemos falhar em todas. Pessoalmente gosto pensar que sou multitarefa…será que sou?


II - Falta de autocontrolo. Uma pessoa com falta de autocontrolo é propensa a distracções. O resultado é que pode perder o foco e os objectivos a que se propôs…falham.


III - Ansiedade.  A velocidade com que a informação nos chega e o sentimento de urgência que cada vez mais parece ser a norma, leva muitos de nós a estar  num estado de ansiedade quase permanente.  Há quem lhe chame stress…pessoalmente acho que muitos de nós usam o estado de stress para justificar tudo…

Mas voltamos à ansiedade: o resultado pode traduzir-se numa dificuldade de concentração e medo em decidir.

IV - Falta de motivação ou orientação. Um profissional pode não ver (ou perceber) a razão para terminar uma tarefa. O que pode acontecer é esse profissional optar por fazer outra tarefa e /ou alterar os seus objectivos.

V - Procrastinação. Profissionais que adiam sucessivamente as tarefas a que se propõem (ou que lhes são atribuídas.

VI - Agradar aos outros. Há quem paute o seu comportamento por este objetivo. Um profissional que se preocupa em agradar a todos …mais tarde ou mais cedo vai fracassar.  Vamos, num futuro próximo, perder a nossa identidade e isso vai reflectir-se na qualidade (e confiança) do nosso trabalho.

VII – Envolver-se em tudo. Há também quem “tenha a facilidade ou desplante” de se querer envolver em tudo. Inclui conversas, eventos, problemas ou soluções. Este tipo de comportamento significa uma perda de tempo para o próprio e para terceiros. Um exemplo clássico é o não perder um café com os colegas.

Muitos de nós vivem com a sensação de que um dia de 24h está longe de ser suficiente para realizar todas as suas tarefas. Sejam elas profissionais, familiares ou de puro (e “preguiçante”)

Isso pode acontecer pelas razões apresentadas acima ou por muitas outras que podem estar na sua esfera.

The Circle Game – Joni Mitchell A discografia de Joni Mitchell é brilhante. Nesta música ela conta a história da viagem de uma criança até à idade adulta. Usa um “carrossel” como metáfora para os anos que passam, salientando que podemos olhar para trás, mas não podemos regressar ao nosso passado.