terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Princípio de Costa…desculpem, de Peter…

Costa, Constança e o Princípio de Peter
O Princípio de Costa…desculpem, de Peter…
Num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência e por lá permanece (retirado parte da wikipédia)
O que é que protege a Ministra Constança?
 

O encarregado de educação e a aluna

O encarregado de educação e a aluna
A presente situação do "nosso" António Costa segurar a também "nossa" Constança faz-me lembrar a figura do encarregado de educação e o aluno pelo qual é responsável.

António diz que a Constança não é culpada, que as responsabilidades não cabem a ela, etc, etc, etc...

A pupila Constança, cada vez que agora aparece na TV, está com cara de quem levou uma rebocada do país. E é verdade. Está a levar. Independentemente da razão que possa ou não haver, a Ministra Constança não tem mostrado competência para gerir este caos.

Não tenho dúvidas que a Ministra Constança está a sofrer. Não tenho eu e não tem ninguém.  Mas será que ela tem capacidade de gerir o seu ministério.  Está à vista que não.

O que acho estranho é António Costa estar a segurá-la. Será que quer que as balas caiam sobre ela.  Costa fala de reformular  isto, aquilo... e mais aqueloutro. Por muito menos, muito menos mesmo, António Costa demitiu três secretários de estado.

É triste o que se passa. É duro o que se passa. E eu estou longe, bem longe dos problemas.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Carles Puigdemont e a “sua” Catalunha, os Incêndios em Portugal e o Mistério de Tancos – o que os três factos possuem em comum


Carles Puigdemont e a “sua” Catalunha, os Incêndios em Portugal e o Mistério de Tancos – o que os três factos possuem em comum
Incêndios em Portugal
 
Começo pelos nossos vizinhos. Ninguém sabe ou entende o que se passou com a Independência da Catalunha. Declarada, não declarada…suspensa, suspensa se não foi declarada. 
Carles Puigdemont
Para além da  confusão gerada, há resultados práticos:
- centenas de empresas já  mudaram o domicílio fiscal da região.
- a Catalunha deixou de ser a região mais rica de Espanha.
 
O que vai acontecer: mais e mais duradouro desemprego.
O que eu espero que não aconteça: que o FCB venha disputar a liga NOS. O meu Sporting e todos os outros dificilmente ganhariam o campeonato de futebol local.
A Catalunha arde. Não se vê, não se cheira…mas está a arder
O que tem o caso de Tancos a ver com a Catalunha? Muito. Ninguém sabe o que se passou. O Ministro da Defesa não consegue saber o que se passou. O Exército não sabe o que se passou.
Azaredo  Lopes
Ninguém sabe o que se passou. Situação triste. Tanta ausência de responsabilidade e de comprometimento. Faz-me lembrar a “entrevista” de Zeinal Bava à comissão de inquérito. O Homem não sabia e não se lembrava de nada.
Ficámos a arder com umas granadas, morteiros, pistolas….mas nada de importante
Passo ao caso dos Incêndios em Portugal.  O que este caso tem a ver com os outros dois? Ninguém parece saber o que se passa e o que fazer.
 Estar a culpar só a Ministra Constança Urbano de Sousa não e justo. Mas ela também se queima, e desculpem o termo,  a si próprio. Ela afirma : "Ia-me embora, ia ter as férias que não tive" se se demitisse. Estar a culpar só António Costa também não é justo, apesar do nosso PM parece ter responsabilidade passadas e presentes nesta calamidade.
Mas a união do governo também se revela pelo seu secretário de estado jorge gomes (desculpem ir mesmo em minúsculas, é que o homem é pequeno, pequenino). Diz que têm que ser as comunidades a serem proactivas.
A culpa vem do passado, arrasta-se no presente e parece que vai continuar a queimar no futuro.
De quem não é a culpa? De certeza é dos bombeiros. De certeza que não é da grande maioria da população. 
Parece também haver por aqui um Daeshismo , que ninguém, que ninguém identifica.
Será que existe no caso dos Incêndios um negócio ao estilo do Caso Marquês? Muito dinheiro envolvido e ninguém percebe o que se passa?
Ouvimos falar de milhões para os aviões e para o SIRESP. Terrenos que se podem valorizar em milhões…
O que fica mesmo é uma tristeza imensa devido aos que morreram, aos que ficaram feridos , aos perderam tudo ou quase tudo, aos que perderam a energia de continuar a lutar e, ao que acrescento, o quase querer acreditar que para o ano tudo pode ser igual, com as mesmas irresponsabilidades e a mesma agilidade de fugir à culpa.
 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa
 

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego


PORTUGAL 2020 / SI2E
 
 
SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego  

 
Concurso aberto até 29 de Dezembro

 
Objectivos:
Estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e  promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país.
Tipologias a apoiar:
- Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
- Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.
 Despesas elegíveis: 
• Custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte;
• Custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
• Software standard ou desenvolvido especificamente para a atividade da empresa;
• Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
• Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de «software as a servisse», criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
• Serviços de arquitetura e engenharia relacionados com a implementação do projeto;
• Material circulante relacionado com o exercício da atividade que seja imprescindível à execução da operação;
• Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia essenciais;
• Obras de remodelação ou adaptação, desde que contratadas a terceiros não relacionados com o adquirente beneficiário dos apoios;
• Participação em feiras e exposição no estrangeiro, custos com o arrendamento e serviços prestados pelas entidades organizadoras das feiras, custos com a construção e o funcionamento do stand.
• Despesas com remuneração de postos de trabalho.
Taxa de financiamento:
• Incentivo não reembolsável;
• Apoio entre 30% e 40% do investimento dependo da localização, sendo que este valor pode ser majorado em 20% dependendo do aviso de abertura;
• Apoio por posto de trabalho criado: até 15 meses (ou 18 meses para territórios baixa densidade). Limite por mês: 1
 
Consultores  Associados » juntos fazemos mais
João Paulo Marques
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Mobile: +351 967 156 803 / Skype: joaomarques64
@PT_Consultores
 

 

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Isaltino - quando o crime compensa

Isaltino e o seu gang

A eleição de Isaltino Morais para Oeiras, suportado pelos oeirenses, é um resultado estranho. Pelo menos para mim.

O Sr Oeiras, durante os seus mandatos na cidade do mesmo nome  foi preso  - “O ex-presidente da Câmara de Oeiras, que está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, foi condenado em 2009 a sete anos de prisão e à perda de mandato autárquico por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais. – retirado do Observador”.

É inegável o crescimento de Oeiras. Como também parece ser inegável o crescimento do bem-estar do Sr Oeiras e dos seus. Desculpem-me o eventual abuso do plural…mas um sobrinho seu, taxista, ficou com um excelente bem-estar.
Duas leituras posso fazer:
a) os oeirenses gostam e sabem perdoar
b) os oeirenses colocam o seu bem-estar acima de tudo

Mais uma vez perdoem-me. Uso o termo oeirenses...e não são todos farinha do mesmo saco.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Filipes novamente a caminho de Portugal?


Espanha em chamas
 
 
Filipes novamente a caminho de Portugal?

 D Sebastião não voltou. Será que voltam os Filipes?

Não tenho opinião formada sobre o que se passa na Catalunha (Países Catalães). Percebo que esta ideia, a da Independência ou algo parecido, tem muitos anos.  Mas o que se passa por lá é o que se passa por muitos cantos de Espanha. O País Basco,  a Galiza (que, em alguns casos, querem juntar-se a Portugal), as  Canárias, as Astúrias,   Leão, a Cantábria , Aragão, os Países Catalães, a Andaluzia querem mais autonomia ou independência.

Escócia, Irlanda do Norte, Flandres…são outros movimentos independentistas.

Mais uma vez volto a dizer que não tenho opinião formada. Talvez a formação do Reino de Espanha tenha sido feita, um pouco, a trouxe-mouche. O que acontece é que os estados /reinos/ regiões referidos acima, senão todos, possuem seu dialecto.  Obviamente que também detêm a sua cultura, os seus hábitos, a sua gastronomia, as suas equipas de futebol.  Falo destas porque, muitas vezes, elas são os embaixadores de alguma insatisfação, seja ela qual for. 

Talvez Espanha tenha sido feita como dividido o continente africano.  Uma tal de Conferência de Berlim, aliado a uma régua e um esquadro…e já está. Uma grande confusão

Outro aspecto importante é também o Catexit… Catalrunha fora do euro. Será que este aspecto, talvez importante, está a ser ponderado.

O que fica neste primeiro momento, nesta memória de 1 de Outubro, são espanhóis a sovar espanhóis.

 

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

#5 - Procure endossos


5 – Procure endossos

Homer a praticar o Não Endosso
 

Coloque os seus Clientes a falar por si. Hoje em dia são habituais  sites de reviews Google my business, Tripadvisor, Facebook… sites disto e daquilo. Tudo pode ser comentado, avaliado, com ou sem justiça, com ou sem verdade.

Como calcula, os seus Clientes e os seus Prospects vão à procura de informação sobre o que vende. Eles querem saber se o que você tem para oferecer é melhor do que o que os seus concorrentes têm para oferecer. Esta avaliação pode ser feita em relação ao preço, à qualidade do serviço e / ou   produto (ex: restaurantes), timing e condições de  entrega…tudo, através na net,  pode ser comentado e avaliado.

A dinâmica e a força do Endosso deve ser incentivada pela sua Empresa, com o envolvimento de todos, utilizando as medias sociais. Os comentários / endossos produzidos mostram que o seu negócio está vivo. Quantos mais forem feitos, mais vivo está. Mais os motores de busca pontuam o seu negócio.

Recentemente fiz um trabalho de consultoria para um restaurante. Eles foram aconselhados a solicitar comentários. Foi-lhes também solicitado que colocassem em local visível as medias em presentes. Ao início fizeram alguma coisa. Passado pouco tempo esqueceram-se desta mecânica de divulgação gratuita do seu espaço.

Acredito que o resultado deste esquecimento não tenha sido o melhor. Todos sabemos que trabalho dá trabalho.

Nota: vejam o poder da Imagem...o que o Homer pode fazer quanto às vendas daquela cerveja..

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa


 

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

#4– Tenha a informação da sua Empresa sempre correcta


4– Tenha a informação da sua Empresa sempre correcta

Carteiro
 

Este ponto é uma continuação do anterior.

Todos nós sabemos, os que não sabem devem procurar saber que as Medias Sociais são importantes para o seu negócio.  Mas não chegar ter um e-mail e uma página de Facebook para dizer que tem uma presença sólida na internet.  O Facebook pode até não ser a media ajustada ao seu negócio  (há quem diga isso).

Mas vamos lá ao tema. Se algum dado do seu negócio for alterado, falo de morada, telefone, horário de funcionamento,  logotipo ou  outros elementos identificadores e informativos, actualize as várias medias em que está com estes novos dados. Pense nestas medias como o seu cartão de visita…o que serve o seu cartão de negócios se  os dados estiverem desactualizados.

Um lapso muito comum é a morada. Muitas vezes as moradas não estão escritas de forma igual, digo mesmo IGUAL,  nas várias medias. Para os motores de busca, moradas diferentes significam negócios diferentes.

Outro erro comum é a abertura de uma conta em uma qualquer Media Social e, passado algum tempo, esquecê-la. Aos olhos dos utilizadores dessa Media, a sua Empresa Fechou.

Tem ideia que cerca de 1/3 dos seus costumers podem não usar os seus serviços se a sua informação não estiver actualizada?



João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

terça-feira, 5 de setembro de 2017

#3 - Número de telefone, morada e e-mail


3 – Número de telefone, morada e  e-mail
 
Endereço
Recentemente ao elaborar uma base de dados de alguns sectores encontrei o seguinte panorama: alguns registos de bases de dados sectoriais estavam incompletos, muito incompletos, desactualizados e alguns completos. 
Ao que acrescento, muitos dos e-mails divulgados não pareciam alusivos ao Negócio / Empresa, não falando que a maior parte não tinha um domínio próprio.

A falta desta informação parece querer mostrar que as Empresas não querem ser encontradas e nem querem comunicar com os seus Clientes.  A falta desta informação pode causar suspeitas aos seus Clientes e, sobretudo, aos seus  Prospects sobre a sua real existência.
 
 

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Agostinho Lopes

PCP - Agostinho Lopes

Este senhor é doido. Fujam dele. Diz que na Coreia do Norte todos são anjinhos e querem paz

#2 - Aprenda com a Concorrência

2 – Aprenda com a Concorrência

Bola de berlim na praia
Regra geral a sua Empresa não é monopolista. Poderá até dominar geograficamente um determinado mercado, mas não é garantido que essa situação se mantenha. Também é pouco provável que a sua Empresa seja a melhor do mercado em todos os serviços / produtos que oferece.

Imagine que a sua Empresa é a melhor a fazer bolas de berlim em Vila Real de Santo António. Há sempre quem divida a sua gulodice entre este bolo e outras iguarias, doces ou salgadas. Há quem se lembre de fazer bolas de berlim em massa de alfarroba ou com creme de chocolate.

Ou seja, num ápice, devido ao conforto que a sua posição de líder incontestado a fazer bolas de berlim pode ser ultrapassada por novos gostos, novas tendências, novos preços, novas combinações, novos canais, nova legislação.Assim, tente saber o que os outros estão a fazer, como estão a fazer, quando estão a fazer. Pode tentar fazer parecido ou mesmo igual. Pode assim evitar que os seus Clientes / Amigos migrem para a sua concorrência e/ou conquistar (ou reconquistar) novos (ou antigos) Cliente / Amigos.

Faça como que a sua concorrência fosse um tipo focus group para a sua Empresa.Hoje em dia perceber e saber o que a sua concorrência anda a fazer é fácil. Basta usar o Google, o Facebook e o LinkedIN….basta entrar no estabelecimento concorrente, ir ver o site, assinar a newsletter…

Um caso interessante é o facto das lojas das 3 empresas de telecomunicações em Portugal, NOS, VODAFONE E MEO, estarem, muitas vezes, na mesma rua, lado a lado.

domingo, 3 de setembro de 2017

#1 -Aprenda com os Clientes

1 – Aprenda com os Clientes

Aprenda e comemore


Os seus Clientes podem ajudar a sua Empresa a identificar as tendências, as boas práticas que vão sendo aplicadas no seu mercado, a sua concorrência, os preços que são praticados, avaliar a  qualidade do seu serviço e transmitir a da concorrência, ….

Acrescento que este aprendizado é gratuito, sem risco, com toda a certeza genuíno, bem intencionado,   produzido por parte de quem conhece a sua Empresa, mas que não pertence à mesma.
Quando andava pelas gráficas tínhamos um Cliente / Amigo que nos desafiava a enveredar pela impressão e corte sobre cartão canelado. O mercado cada vez mais pedia este produto. Tínhamos condições e lá começámos a prestar este serviço.  Foi um sucesso. Mais Clientes, maiores margens, novos produtos, reconhecimento do mercado...entusiasmo na equipa e trabalho e nos acconistas.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SI2E - MAFRA / LOURES / SINTRA - SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO - GAL A2S (Rural)



MAFRA  / LOURES / SINTRA 




O   “SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) GAL A2S (Rural) foi desenvolvido especificamente para  freguesias como a vossa. Trata-se de um apoio comunitário cujas candidaturas terminam em final de Novembro.
Estes apoios comunitários podem ser uma oportunidade excelente para as Empresas do vosso tecido empresarial.
Sumariamente:
1. Objetivos e prioridades de investimento visadas
O Programa Operacional Regional Lisboa 2020, no âmbito do Eixo Prioritário 6- Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza e a Discriminação, integra as prioridades de investimento - (PI) 9.6 “Estratégias de desenvolvimento local lideradas pelas comunidades locais”
- (FSE) e 9.10 “Investimentos no contexto de estratégias de desenvolvimento local de base comunitária” (FEDER).

As candidaturas, para serem consideradas elegíveis ao presente concurso, devem demonstrar o seu contributo para a prossecução dos objetivos específicos das prioridades de investimento, em particular:
Objetivo específico no âmbito da PI 9.6 - Dinamizar a criação de estratégias de desenvolvimento socioeconómico de base local lideradas pelas respetivas comunidades.
Objetivo específico no âmbito da PI 9.10 – Constituir estratégias de desenvolvimento socioeconómico de base local lideradas pelas respetivas comunidades.

2. Tipologia das operações e modalidade de candidatura
Nos termos conjugados da alínea g) do n.º 2 do artigo 74.º do REISE e do artigo 6.º do SI2E são suscetíveis de apoio no âmbito deste AAC:
a) Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
b) Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.

Como podemos ter acesso às empresas da vossa região?  Podem divulgar este nosso serviço?
Podem ajudar-nos a chegar as vossas Empresas?

 Para mais informações, por favor, falem conosco.


JPM & Consultores Associados / BB Project
João Paulo Marques 
jpm@bb-project.pt
967 156 803
Pedro Baltar
pb@bb-project.pt
968 629 741