Google+ Badge

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

#2 - Aprenda com a Concorrência

2 – Aprenda com a Concorrência

Bola de berlim na praia
Regra geral a sua Empresa não é monopolista. Poderá até dominar geograficamente um determinado mercado, mas não é garantido que essa situação se mantenha. Também é pouco provável que a sua Empresa seja a melhor do mercado em todos os serviços / produtos que oferece.

Imagine que a sua Empresa é a melhor a fazer bolas de berlim em Vila Real de Santo António. Há sempre quem divida a sua gulodice entre este bolo e outras iguarias, doces ou salgadas. Há quem se lembre de fazer bolas de berlim em massa de alfarroba ou com creme de chocolate.

Ou seja, num ápice, devido ao conforto que a sua posição de líder incontestado a fazer bolas de berlim pode ser ultrapassada por novos gostos, novas tendências, novos preços, novas combinações, novos canais, nova legislação.Assim, tente saber o que os outros estão a fazer, como estão a fazer, quando estão a fazer. Pode tentar fazer parecido ou mesmo igual. Pode assim evitar que os seus Clientes / Amigos migrem para a sua concorrência e/ou conquistar (ou reconquistar) novos (ou antigos) Cliente / Amigos.

Faça como que a sua concorrência fosse um tipo focus group para a sua Empresa.Hoje em dia perceber e saber o que a sua concorrência anda a fazer é fácil. Basta usar o Google, o Facebook e o LinkedIN….basta entrar no estabelecimento concorrente, ir ver o site, assinar a newsletter…

Um caso interessante é o facto das lojas das 3 empresas de telecomunicações em Portugal, NOS, VODAFONE E MEO, estarem, muitas vezes, na mesma rua, lado a lado.
Enviar um comentário