quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quotes - #23 - Marketing and sales (conte histórias)

What makes content engaging is relevancy.


Uma óptima maneira de ganhar a atenção do Cliente é contar-lhe uma história. Nós ouvimos histórias a nossa vida inteira. Umas mais credíveis, outras menos, umas de sonho e de encantar, outras sérias e profissionais, umas interessantes, outras não, umas verdadeiras….
 Mas sempre as fomos ouvindo. Uma história deve ter princípio, meio e fim. Se tivermos a habilidade de colocar o nosso Cliente (ou prospect ) nela, pode ser meio caminho andado  para que o possamos conquistar.

Lembram-se, caso tenham passado pela Universidade, de professores em que não de dava pela aula passar. Já em outras aulas não parávamos de olhar para o relógio. O mérito estava na capacidade do professor envolver os alunos.  Lembro-me de alguns...
Num tempo em que cada vez mais a qualidade e a oportunidade dos conteúdos são a pedra de toque da comunicação, torne-se (você como profissional e ser social)  interessante, credível  e prestável.

Apresento-vos em seguida alguns comportamentos desajustados e inibidores. A prática, mesmo que não abusiva, destes 11 comportamentos, mesmo que não todos, coloca-o, pelo menos,  no banco de suplentes.

            1.       Não escutar cuidadosamente o outro.
 2.       Não usar em excesso o “eu”.
 3.       Fazer só perguntas fechadas ou abertas.
4.       Usar e abusar de bengalas linguísticas.
5.       Explicar e “rexplicar”.
6.       "Ajudar" o Cliente, respondendo as suas próprias perguntas.
7.       Fazer perguntas vagas, ambíguas ou desinteressantes.
8.       Não perceber as respostas e explorar, erradamente, as mesmas.
9.       Não perceber que já temos as respostas que queremos e ocupar o Cliente.
10.   Não faça perguntas íntimas, sobre religião, política, sexo.
11.   Sobretudo, não faça perguntas que não gostava que lhe fizessem a si.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
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terça-feira, 11 de junho de 2013

Quotes - #22 - Marketing and sales

Caracóis

Logic will get you from  A to B. Imagination will take you everywhere

Albert Einstein

Há vários exemplos. Recorro-me exemplos da nossa cozinha e petiscos, os caracóis.
Impensável ser comido por alguns. Eu gosto bastante. Lembro-me de uns amigos australianos que achavam estranhíssimo que nós nos deliciávamos com tal pitéu. Após verem que, repetidamente, dia após dia, comíamos esses moluscos gastrópodes terrestres, resolveram arriscar.

O que se passou em seguida? Passaram quase a pedi-los para o pequeno almoço. Abandonaram, decididamente, o english breakfast.
 
João Paulo Marques
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segunda-feira, 10 de junho de 2013

Quotes - #21 - Marketing and sales

Nothing influences people more than a recommendation from a trusted friend
Mark Zuckerberg

Sem dúvida que conseguir referências (entenda-se não cunhas) é algo que ajuda em qualquer tipo de relacionamento. Quer (ele) seja profissional ou pessoal. Acrescento ainda que um deles pode levar ao outro e vice-versa.

Uma referência é uma carta entregue em mão.

Talvez possa ser interessante ler este meu post antigo
Como conseguir referências.


 

João Paulo Marques
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domingo, 9 de junho de 2013

Quotes -#20 - Marketing and sales

Babilónia
When you try to do something big  it’s hard to fail completely

Será que o que se consegue de sucessos compensa os insucessos? Quero pensar que sim.

Muitas vezes será melhor em dividir o seu trabalho em  tarefas mais pequenas. Podemos estar a terminar uma e começar a trabalhar outra. Vamos tendo metas...ganhando ânimo por fechar "dossiers" e abrir outros.


 No entanto, muitas vezes, temos que fazer tudo acontecer…há um time to market que tem que ser aproveitado. Caso contrário, pode dar-se o risco de falharmos  a entrada. Havemos de acertar alguma coisa, outras tarefas podem ser corrigidas e as que falharam...podem não ser importantes ...lance-se. 

Brincando um pouco, não há PPP que tenha acontecido sem desvios…e elas estão ai.





João Paulo Marques
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Think before you print. Think before you replay.


sábado, 8 de junho de 2013

Quotes - #19- Marketing and sales

Content is king, but marketing is queen and runs the household

O que está dito acima faz-me a história do cofre, lição aprendida na altura através de um livro (com capa castanha) do Kotler – Marketing, uma edição em "brasileiro".

 Pode não nos valer de muito ter o melhor cofre do mundo. Um que aguente tudo. Basta para isso que não saibamos comunicar as suas mais-valias, que o seu preço não esteja ajustado ao mercado (ou à expectativa de um produto premium) e que a sua distribuição não seja a mais adequada. O produto pode assim não se impor, vão vencer, não convencer...ou ser completamente desajustado da realidade

Hoje em dia já não é assim tão simples vencer e comunicar, de forma assertiva, as vantagens. . A concorrência é bem maior, vem de todo o lado, a media e as formas de comunicar são imensas e, em alguns casos, imprevisíveis.

Imagine que o seu vídeo promocional torna-se viral. De repente, de forma inesperada, atinge propstects inesperados....

Ps: A imagem acima pretende mostrar a ideia difusa que podemos ter da comunicação. Se faltar "qualidade percebidar" num dos 4P´s, podemos não comprar.

João Paulo Marques
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Think before you print. Think before you replay.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quotes - #18 Marketing and sales

Haka, o grito de união do rugby da Nova Zelândia
No one ever succeeds without the help of others

Jay Abraham

 Num tempo em que tudo acontece depressa e de modo, muitas vezes incontrolável, a capacidade de montar uma boa equipas é cada vez mais um factor crítico de sucesso.

Há vários exemplos / experiências  que vivenciamos em diversos sectores ou actividades.

Nos últimos dois anos tenho estado perto de algumas startups e assistido a algumas conversas / palestras. Dos muitos e variados ensinamentos que de lá advêm,  um é comum : façam boas equipas e que estas sejam complementares.

Pensem numa refeição num restaurante exótico. Se forem sozinhos, ficam-se por uma entrada, um prato e uma sobremesa. Juntem mais um e passa a ser uma experiência a dobrar e assim sucessivamente.

Tenho o privilégio de ajudar a treinar uma equipa de rugby constituída por crianças. É no Clube de Rugby São Miguel. Um dos ensinamentos que passamos, sendo um dos nossos lemas é: “somos todos UM”.   

Convido-os para este meu NÓS e nós.


João Paulo Marques
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