quarta-feira, 10 de agosto de 2022

FERNANDO CHALANA, o mago, e o Clube de Rugby do São Miguel

 

Chalana


Hoje todos nos lembramos do Fernando Chalana. Foi, sem dúvida, dos maiores talentos que pisaram os relvados no mundo…não, não estou a exagerar. Nos anos 80 foi.

Pena que ele não jogasse de verde…mas mostrava a sua arte sobre o verde.

Mas vamos a uma história diferente sobre ele.

Lá pelos anos 80, com o Chalana a recuperar de uma lesão, eu acho, ele foi ao Estado Universitário a um dos treinos do Clube de Rugby São Miguel.

Estávamos todos contentes…e não é que o homem resolve chutar aos postes com aquela bola estranha.

Não falhou um!!!


Clube de Rugby São Miguel


TRATE BEM OS OUTROS - Secretárias, Telefonistas, Porteiros, Vizinhos...

 

Trate os outros com respeito 
 


TRATE BEM OS OUTROS - Secretárias, Telefonistas, Porteiros, Vizinhos

 

Obstáculos difíceis de ultrapassar, é o que são. Mas eles estão a fazer o seu serviço. Filtrar, impedir, tirar informação prévia, seja lá o que for. Muitas vezes é difícil lidar com tantos nãos. Mas será que a nossa abordagem foi a mais simpática, educada e respeitosa? Será que nos explicámos bem?

Há que ir tentando e sempre de modo simpático e educado.

Uma boa conversa com o porteiro / segurança pode permitir-nos saber horários dos nossos prospects empresas que estão residentes no edifício, etc.

Sobretudo, após conseguir a dita conversa ou informação, não deixe cair a simpatia que teve. Nem todas as pessoas são empáticas ou engraçada, mas todas podem e devem ser educadas e respeitosas.

Não posso deixar de partilhar duas histórias:

1-   Antes de a WWW estar disseminada tive um problema de incobrabilidade com um Cliente. Simplesmente ele "fugiu" e não disse para onde. Percorri os cafés das redondezas do escritório dele e lá soube para onde se tinha mudado. Cheguei à informação que queria e dirigi-me ao refúgio dele. Lá tomei mais um café no estabelecimento do largo e entabulei conversa com o dono.

Fiquei a saber onde ficava.

Lá fui eu bater à porta…Olha quem está aqui. Esta história foi por demais engraçada.

 

2 – Faz muitos anos estava num processo de recrutamento para uma multinacional estrangeira. As entrevistas, que foram algumas, eram após as 18. Fui uma, duas,,,até que ganhei confiança com a secretária e perguntei-lhe: quantas pessoas é que ainda andam.

Resposta: nenhuma, só você.


Agora migrando para os negócios. Não peço que sejam plásticos, mas tratar terceiros com respeito e educação é um dever. 

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

CIM DO OESTE

CIM do Oeste 

O CIM do OESTE é formado por 12 Municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço, e Torres Vedras. 

 Estes 12 municípios têm 89 freguesias e uma população superior a 360.000 habitantes. Torres Novas, Alcobaça e Caldas da Rainha são os municípios mãos populosas; Óbidos e Sobral de Monte Agraço as menos populosas. 

Este CIM tem a sua sede nas Caldas da Rainha. Localiza-se na proximidade da Área Metropolitana de Lisboa, sendo as principais actividades económicas a economia do mar, o sector agroalimentar e o turismo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

DICAS DE GESTÃO - #10 – Os melhores Clientes

 

Os melhores Clientes 

#10 – Os melhores Clientes

 

Os Melhores Clientes são aqueles que são mais exigentes, que exigem prazos mais rigorosos, , que exigem, muitas vezes, trabalhos extra, mas que nos respeitam e pagam mais caro.

 

Os Melhores Clientes muitas vezes têm orgulho em mostrar o trabalho que acabaram de mandar fazer e, simultaneamente, gostam de mostrar e identificar que trabalham com os melhores fornecedores.

 

Os Melhores Clientes não se conquistam todos os dias; não se conseguem os Melhores Clientes a trabalhar para os piores clientes.  Os piores clientes podem ficar contentes em ter o serviço mais barato, não costumam querer algo diferenciado ou personalizado.

 

Para conquistar os Melhores Clientes tem que se mostrar como sendo o Fornecedor que eles querem ter. É um trabalho difícil, exige tempo, paciência, alguns nãos (deles e seus), mas compensará.

 

Comece esta jornada, de conquistar os Melhores Clientes,  com um atendimento de excelência e termine com uma pós-venda de acordo com todo o processo anterior, de excelência.

 

Toda a sua equipa deve estar imbuída do seguinte: fazemos um trabalho de excelência para os Melhores Clientes, que são os nossos.


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Erre depressa para poder corrigir o problema rapidamente

 

Erre depressa


Erre depressa para poder corrigir o problema rapidamente

 

A cultura empresarial costuma dar mais valor a relatórios, procedimentos e reuniões do que a criação de valor palpável que possa ser medido pelos utilizadores em curtos intervalos de tempo.

Trabalho que não produza valor real não faz sentido

Um modo de podermos aferir se o que estamos a fazer, está bem feito, tem utilidade e é apreciado pelo Cliente …é ter feedback do mesmo. O Cliente pode ser exterior ou interno…tenha isto presente

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

O Porco e a galinha - Uma parceria de negócio

 


Uma galinha e um porco vão a andar na estrada . De repente a galinha diz:

G : E que tal abrirmos um restaurante?

P: Sim, vamos. Qual será o nome?

G: Que tal “Presunto e Ovos”?

P: O porco pensa e responde,”Não, obrigado” Eu tenha que me empenhar, mas tu só tinhas que te envolver.



Um pouco do que pode acontecer quando as equipas são mal formadas, desequilibradas relativamente a objectivos e compromissos.

Claramente o Porto sacrifica-se mais do que a Galinha. Uma parceria de negócio mal feita



domingo, 31 de julho de 2022

CIM BSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

 

CIM-BSE  Logo

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela corresponde às Unidades Territoriais Estatísticas de Nível III e é composta pelos Municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso, e adota a designação abreviada de CIM-BSE.

Tem uma área de 6305 km² e uma população de aproximadamente 216.000 habitantes. Os seus 15 municípios têm mais de 260 freguesias.

Todo o território encontra-se nos chamados “Territórios de Baixa Densidade”.

Os seus maiores aglomerados populacionais são: Covilhã, Guarda, onde fica a sede deste CIM, Fundão e Seia.


CIM-BSE - Municípios