COMEMORE OS ÊXITOS / DIVIDA AS VITÓRIAS
Para aquilo de que gostamos, levantamo-nos cedo e com prazer (William Shakespeare)
Keywords: Gestão de equipas, Comunicação, Motivação, Gestão, Objectivos
Êxitos e fracassos todos temos. Profissional, social ou outro "mente" qualquer. Todos temos! Igualmente a medida que utilizamos para medir o êxito também varia em cada um de nós e conosco. Consoante o momento e, é claro, os objectivos que nos propusemos a atingir. Há sempre uns que são mais exigentes consigo mesmos; outros, menos crédulos nos resultados atingidos. Uns, de uma maneira; outros, de outra auferem os resultados obtidos à sua maneira.
Vejam este link...
Num artigo que li recentemente e de que reproduzo uma imagem e o link do mesmo, bem como de algumas vivências (ou desvivências ), levou-me a escrevinhar algumas ideias. Ideias de como é importante comemorar os êxitos e não só e apenas corrigir as más decisões e reunirmo-nos para ultrapassar os maus resultados.
Começo com uma (umas) história vivida na primeira pessoa. Treinei, mais correctamente, ajudei a treinar equipas de crianças na prática de Rugby (10 / 12 nos). Em um do clubes, Clube de Rugby São Miguel, começámos a treinar crianças que nunca tinham jogado. Nos primeiros jogos, apesar de todo o empenho que eles tinham, o facto de jogarem contra adversários que já, em alguns casos, dominavam perfeitamente os fundamentos do jogo, levou a consecutivas derrotas ao início. Mas as crianças nunca perderam o entusiasmo.
Uma placagem, um ensaio marcado, uma boa dinâmica de jogo eram motivo de satisfação de todos e, é claro, as melhorias no jogo jogado e os resultados foram aparecendo. Com cada vez mais treinos, placagens e ensaios marcados lá se conseguiu a primeira vitória.
Dando agora um passo gigante no tipo e na idade dos intervenientes do jogo, neste caso, jogo das empresas, vou enumerar alguns dados retirados da WWW (http://www.slideshare.net/jjfeitosa/motivao-de-equipes):
- 58% raramente ou nunca receberam um agradecimento verbal,
- 76% raramente ou nunca receberam um agradecimento escrito,
- 81% raramente ou nunca receberam um agradecimento em público,
- 92% raramente ou nunca participaram em reuniões para elevar o moral.
O que mostra (ou pretende mostrar) o envolvimento que as chefias parecem ter com as suas equipas de trabalho.
- Perante estes dados, alinho algumas ideias / sugestões. Elas passam por comemorar, partilhar e dividir os êxitos e os resultados com todos. Com esta atitude consegue-se:
- o Motivar os colaboradores a trabalhar mais;
- o Criar um espírito de equipa focado em objectivos comuns;
- o Ajudar a estabelecer objectivos mais ambiciosos,
- o Promover a divulgação dos objectivos;
- o Aumenter a boa disposição dos colaboradores;
- o Ajudar a disseminar boas práticas;
- o Mostrar que estão a trabalhar para equipas / organizações vitoriosas.
Particularizo algumas ideias:
A) As pessoas gostam de saber como vai o seu trabalho. Depois de elas saberem o que se espera deles, vá comunicando com elas. Vá ajustando o seu caminho. Sobretudo, se forem novos (de idade ou na organização). Uma empresa é dinâmica e os negócios também o são.
B) Proporcione reconhecimento privado e público aos seus colaboradores. A atribuição de cartões de visita personalizados, escrever um artigo no jornal da empresa, dar uma palestra na empresa ou fora dela, etc.
C) Proporcionar uma visita dos colaboradores que se destacaram mais à Sede da Empresa ou uma conversa (ou almoço) destes com a Administração. Simpatia, empatia e colaboração consegue-se com proximidade.
D) Ofereça presentes, mesmo que simbólicos. Ajudam a criar espírito de equipa, a fortalecê-lo.
E) Comemore os êxitos, sim! Mas, faça-o de uma forma que não seja extravagante ou desmedida. O puro gastar de dinheiro em comemorações extravagantes ou desproporcionadas transmite más referências presentes e futuras a quem trabalha consigo.
Também o facto de comemorar os êxitos ao invés de vincar e divulgar os insucessos faz com que se criem amizades e não inimizades. As Organizações e Nós somos mais fortes, colaborativos e positivos quanto mais amigos e populares formos.
Pense agora que o caminho, o nosso caminho, está cada vez mais parecido com este Globo, com as bandeiras e os vínculos cada vez mais sobrepostos.