sábado, 27 de outubro de 2018

RETOMANDO CONTACTO

Há que alimentar as amizades

RETOMANDO CONTACTO
 
 

 

                     

 

O tempo é muitas vezes inimigo das amizades (ponto) Há também “amigos” que só nos ligam para saber algo (outro ponto) Após esta introdução…vamos à prosa.

Muitas vezes precisamos de favores pessoais e/ou profissionais. Vou “prosar” sobre este último.

De vez em quando, sobretudo na área comercial, precisamos de um favor muito específico: saber quem é quem nas organizações, quem decide, que Empresa / Profissional nos pode desenvolver alguma solução ou safar de algum problema, para citar alguns.

Sabemos quem o pode fazer. Mas surge um problema: não falamos com esse amigo faz muito tempo.  Pode assim parecer estranho reiniciarmos o relacionamento com um pedido seco e directo.

Para não sermos tão bruscos ou indelicados pense na seguinte abordagem:

·         No assunto escreva: Retomando o contacto

·         No corpo de email reconheça, num primeiro parágrafo, que não têm falado.

·         Num segundo parágrafo actualize o seu interlocutor sobre o que anda a fazer profissionalmente.

Está assim criado o enquadramento para o seu pedido.

Escreva agora o que pretende. Se conseguir suavizar o pedido escrevendo algo como: “ Como sempre, deves andar com bastante trabalho, no entanto, se conseguires olhar para o que te peço em seguida, seria uma ajuda inestimável. Agradeço-te antecipadamente o teu tempo”. Neste pedido seja claro no que pretende, como claro seja também na explicação do que anda a fazer profissionalmente.

A utilização da palavra tempo refere e reconhece o que muitos dos profissionais têm falta.

A vida profissional (e não só) carece de um comportamento  que é chamado, mas muitas vezes esquecido de, “dar e receber”. Finalize o seu pedido  com algo como: “ Se de alguma maneira te puder ser útil, por favor, pede”.

 
 

 
 
 
 
 
JPM Consultores
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quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Networking pode ser uma boa opção


Networking 


Networking pode ser uma boa opção

“El networking es una parte esencial en la construcción de la riqueza.” (Armstrong Williams)

A actividade de Networking, que não é a mesma coisa que cusquice, é algo que os portugueses não estão habitados a fazer. Parece também que não gostam de a fazer.

Mas o Networking pode ser importante, mesmo vital, para a sua carreira. Acrescento que esta actividade requer um esforço mental e físico que o pode esgotar.

Imagine-se num evento, numa conferência, num happy hour profissional. Este momento pode ser uma actividade esgotante (não falo da actividade esgotante de comer croquetes).

Quando perceber que vai actividades acima referidas, considere fazer-se acompanhar por um colega. Escolha, se possível, um mais expansivo que você. Assim podem ambos dividir os prospects e conquistá-los. Desenhe um plano a definir quem vai falar com quem e, no final, compilem os dados.

Nestes eventos não se esqueça dos seus cartões profissionais e do posterior follow-up. Tenha presente que Nestes acontecimentos os participantes estão dispostos a serem interpelados.

É também importante para o sucesso da tarefa de Networking que a informação profissional na blogosfera esteja sempre actualizada.

Finalizo com o LinkedIN. Uma  ferramenta indispensável para a carreira profissional e para Networking. Recentemente desenvolveu uma ferramenta, digamos que um LinkTinder. Passo a explicar. Abra o LinkedIN no telemóvel; vá à minha rede; depois veja “na sua área”, fica no topo do ecrã. Carregue e verá os linkedianos que estão na sua área. Simples…pode encontrar assim aquele profissional que você sempre quis conhecer e que está no mesmo evento.

Nota: Para saber um pouco mais de Networking.  Dicas, comportamentos e expectativas


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João Paulo Marques
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sábado, 29 de setembro de 2018

Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias


Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias
“É muito mais difícil medir o não desempenho do que o desempenho.”, Harold Geneen

Todos nós temos histórias pessoais. Todos os que dão palestras, aulas, interagem com público ouvinte, vão tendo peripécias.

O facto de um palestrante contar uma história ou dividir uma anedota faz dele mais um de todos. Fá-lo chegar “à terra”. É uma oportunidade de ouro para se conectar com o seu público (e não mostrar falta de profissionalismo).  As histórias que revelam as angústias ou contam as lutas havidas para chegar a um determinado objectivo, costumam ser inspiradoras.

Para construir histórias inspiradoras pense na sua vida e na dos que o rodeiam. Pense nos substantivos que o rodeiam.  Falo de pessoas, lugares, acontecimentos, experiências…

O trabalho de elaborar histórias ou registar piadas pode ser uma das suas pré-tarefas para as suas palestras ou apresentações. Catalogue-as por público, humor, moral ou imoral…e use-as nas suas palestras, reuniões…quando lhe for pedido que exponha um tema…e divida-a com o seu público.

Uma boa história ou anedota é mais um meio do seu público se lembrar de si, de o associar ao tema de que falou.

Divido estas duas com os leitores. Uma que nos é próxima, a Sopa da Pedra

A outra é apenas baseada no hábito. É uma história que ouvi sobre um homem muito forte. Ele passeava-se habitualmente com uma vaca às costas. Todos os seus conterrâneos o admiravam e perguntavam-se como ele era capaz de tal feito. Um deles, um dia, tomou coragem e perguntou-lhe..."como és capaz de pegar as vacas aos ombros?”
A resposta foi: "Pego-as desde que são bezerros".


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João Paulo Marques
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domingo, 16 de setembro de 2018

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - SETEMBRO

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - SETEMBRO


No âmbito das medidas de incentivos à contratação do IEFP para 2018 foi publicada a data de candidatura para os Estágios Profissionais. 

Estágios Profissionais

Estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

PROMOTORES
Pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos.

DESTINATÁRIOS
Desempregados inscritos nos serviços de emprego que reúnam uma das seguintes condições:

·         Jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inclusive, e com uma qualificação de nível 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)

·         Com idade superior a 30 e menor ou igual a 45 anos, que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, desde que tenham obtido há menos de três anos uma qualificação de nível 3 ou superior ou com uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica

·         Com idade superior a 45 anos que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, detentores de uma qualificação de nível 3 ou superior ou de uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica

·         Pessoas com deficiência e incapacidade

·         Pessoas que integrem família monoparental

·         Pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP

·         Vítimas de violência doméstica

·         Refugiados

·         Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade e estejam em condições de se inserirem na vida ativa

·         Toxicodependentes em processo de recuperação

APOIOS AOS ESTAGIÁRIOS
Bolsa de estágio, com os seguintes valores:

·         Nível 3: € 514,68
 Nível 4: € 557,57
  Nível 5: € 600,46
  Nível 6: € 707,69
  Nível 7: € 729,13
   Nível 8: € 750,58

Refeição ou subsídio de alimentação
Seguro de acidentes de trabalho


APOIOS ÀS ENTIDADES PROMOTORAS

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

·        Bolsa de estágio

o    Comparticipação de 80% nas seguintes situações:

§  Quando a entidade promotora é pessoa coletiva de natureza privada sem fins lucrativos

§  Estágios enquadrados no âmbito do regime especial de interesse estratégico

§  No primeiro estágio desenvolvido por entidade promotora com 10 ou menos trabalhadores, referente à primeira candidatura à medida e desde que não tenha já obtido condições de apoio mais favoráveis noutro estágio financiado pelo IEFP

o    Comparticipação de 65% nas restantes situações

·         Alimentação, no valor fixado para os trabalhadores que exercem funções públicas: € 4,77/dia

·         Prémio do seguro de acidentes de trabalho: 3,296% IAS = € 14,14
·         Transporte de estagiário na situação de estagiário ser pessoa com deficiência e incapacidade: 10% IAS = € 42,89

PRÉMIO AO EMPREGO
Caso seja celebrado com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio, é concedido à entidade promotora um prémio ao emprego no valor de 2 vezes a retribuição base mensal nele prevista, até ao limite de 5 vezes o valor do IAS.

DATA DE CANDIDATURAS
Período – 1 de setembro a 1 de outubro de 2018



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João Paulo Marques
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segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0


O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0

Este estágio e o respectivo acrónimo apareceram em 2007, ano anterior à crise de 2008

Drivers: Crescimento do rendimento da classe média e a introdução de smartphones no dia-a-dia  renda 
Desafios: O público vivia ainda, preferencialmente, em canais off-line

O crescimento da população da classe média e o seu rendimento disponível criaram procura no sector imobiliário. Outro factor importante foi a adopção de smartphones e a acessibilidade  internet (tudo começou a ser procurado em tablets e smartphones, idem a busca de propriedades). Note que o Chrome apareceu em 2008; o Yahoo em 2004; o Bing em 2009).

A tecnologia começa a entrar neste sector. No entanto podemos dizer que ainda o modo tradicional de fazer negócios ainda é prática corrente.

O primeiro passo começa pelo aparecimento de listagens de imóveis produzidas pelas primeiras startups que actuam neste mercado. O inventário começa a ser digitalizado e os operadores tradicionais começam a prestar atenção às preferências dos Consumidores.

Outro factor curioso (ou não) mostra-nos que as startups que apareceram neste sector começam a ter uma maior tração em mercados com níveis de confiança institucional e de serviços mais reduzidos.  

Estas empresas começam a ganhar o Cliente às empresas tradicionais por oferecerem um serviço de maior qualidade, mais rápido e, talvez, mais barato.

Estas  startups têm o potencial para dominar o mercado. Uma boa parte do esfoço destas é convencer os corretores e operadores de mercado a desviarem gastos de marketing dos canais off-line para listagens on-line.

Esta mudança de paradigma no sector do Real Estate é suportado pela chegada ao mercado de uma geração crescente de compradores que recorrem cada vez mais à internet (e aos smartphones).


JPM Consultores Associados
Nota: Baseado em alguns estudos sobre Proptech

domingo, 9 de setembro de 2018

What is proptech


What is proptech?

Proptech, a blend of the words property and technology, refers to the utilisation of technology as a solution

to challenges in the real estate sector. Specifically, technology is used to create or renovate services offered

in real estate to buy, sell, rent, develop, market and manage property in a more efficient and effective way.
 
Definição retirada da JLL

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tips of Management - #3

JPM - Aprender sempre
#3 “Learning never exhausts the mind”, Leonardo da Vinci
O nosso cérebro é um dos nossos grandes patrimónios. Talvez seja o maior. Ele tem a capacidade de pensar, formar ideias, tem a capacidade para ser livre, de cuidar de nós, da nossa saúde.   Dá-nos capacidade de sermos livres
Nos dias que correm, este nosso património ainda é mais importante. Há, cada vez mais, a necessidade de aprender, reaprender, esquecer e aprender….aprender para partilhar com outros.
Espero seguir o ensinamento de Leonardo da Vinci.
 
 
João Paulo Marques
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segunda-feira, 16 de julho de 2018

Tips of management - #2

#2 “What's measured improves” Peter F. Drucker
JPM Consultores - Meça


Quando pensamos nesta quote, ela parece uma verdade insofismável. Porque, se  não conseguimos medir a nossa tarefa , não sabemos que estamos no caminho de atingir o que pretendemos, não sabemos se ainda podemos fazer melhor ou se vamos ter que mudar de estratégia.
 
Pese na sua dieta. Se não usar a balança, não vai perceber se está a resultar. Se começou a correr, não sabe se está a melhorar a performance.
Não medir é como guiar um carro com os olhos vendados. Não sabe para onde vai, quando baterá, etc.
Temos hoje em dia várias ferramentas, muitas delas gratuitas, que nos permitem medir qualquer que seja a nossa actividade.
 
No campo profissional, onde cada vez mais há um maior distanciamento físico entre a sua empresa e o seu Cliente, veja estas 5 etapas do seu funil de vendas:
sabe o número de novos visitantes ao seu site nos últimos 30 dias?
sabe o tempo que eles por lá permaneceram?
sabe se pesquisaram alguma coisa?
sabe se compraram?
sabe como pagaram?


João Paulo Marques
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domingo, 15 de julho de 2018

Tips of management - #1

JPM - Oiça
 
 
By listening, marketing will re-learn how to talk. – Doc Searls and David Weinburger
 
Os dias que correm, com a internet e as ferramentas de analytics que existem permitem que possamos ouvir melhor o consumidor, ouvir melhor o outo lado da linha, mas a pressão em responder, em estar online e ser online faz com que não tenhamos cuidado em compreender o problema, em responder da maneira adequada (se respondermos), em cuidar o Cliente como ele merece ser cuidado (nem sempre).




João Paulo Marques

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StartUP Voucher 2018

StartUp Voucher
StartUP Voucher 2018

 

StartUP Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.

Este concurso destina-se a projetos que beneficiem as regiões NUT II – Norte, Centro e Alentejo ou NUT II – Lisboa, admitindo-se a realização de acções fora das mesmas desde que beneficiem a economia daquelas regiões.

Tipologias de apoio do StartUP Voucher:

  • Bolsa – valor mensal atribuído por promotor para o desenvolvimento do projecto empresarial;
  • Mentoria – acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos promotores;
  • Acompanhamento do projecto – por parte de entidade acreditada;
  • Prémio de avaliação intermédia – atribuição de prémios aos projectos que obtenham avaliação intercalar positiva em função do cumprimento dos objectivos de cada fase;
  • Prémio de concretização  – atribuição de um prémio à concretização do projecto empresarial através da criacção de empresa com a constituição de sociedade comercial.

 O StartUP Voucher 2018 tem candidaturas em aberto até 10 de Setembro.

 

 

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terça-feira, 19 de junho de 2018

ADN Start Up


JPM Consultores 


ADN Start Up

O IAPMEI disponibiliza um novo mecanismo de financiamento e crédito para apoiar a criação de empresas e o desenvolvimento de novos negócios, por microempresas na fase inicial do seu ciclo de vida através de financiamento bancário, com garantia mútua.

OBJECTIVOS
Apoiar a criação de empresas e o desenvolvimento de novos negócios, por empresas de pequena dimensão, na fase inicial do seu ciclo de vida através de financiamento bancário, com garantia mútua.

BENEFICIÁRIOS
1.      Micro-empresas na fase inicial do seu ciclo de vida, sediadas em território nacional, que cumpram os seguintes requisitos:
2.      Microempresas com 4 ou menos anos de existência;
3.      Exerçam actividades enquadradas nas CAE elegíveis;
4.      Não tenham incidentes não regularizados junto da banca, à data de emissão de contratação;
5.      Ter a situação regularizada perante a administração fiscal e a segurança social;
6.      Microempresas com Capital Próprio >= 15%;
7.      No caso de a microempresa ainda não estar criada, a garantia apenas será emitida após constituição formal da empresa.


PRAZO DE VIGÊNCIA
A linha estará em funcionamento até 12 meses após a abertura. O prazo pode ser extensível por iguais períodos ao do prazo de vigência, salvo denúncia da SPGM por utilização total das verbas.

MONTANTE MÁXIMO DE FINANCIAMENTO
O montante máximo de financiamento é de 50.000 €, podendo elevar-se para 100.000€.
O valor pode elevar-se para 100.000 € caso as características da actividade da empresa demonstrem a necessidade de aquisição de equipamento produtivo ou sistema produtivo integrado que apresente um valor de aquisição e instalação igual ou superior a 150.000 €.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA LINHA
Spread Máximo: 3,75%
Prazo das Operações: Até 8 anos
Período de Carência: Até 24 meses
Amortização de Capital: Prestações constantes, iguais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, e postecipadas.
Garantia Mútua: 75% do valor do capital em dívida em cada momento do tempo.
Operações Elegíveis: Operações de financiamento bancário.
Comissão de Garantia, Juros e Comissões de Serviços: Integralmente suportados pela empresa.
Montante Global da Linha de Crédito: 10 M€



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terça-feira, 15 de maio de 2018

Sporting Clube de Portugal

O meu cartão do Sporting
Sporting Clube de Portugal

Hoje foi um dia triste do meu Clube. Aqueles inegrumes não são do Sporting, não são de nenhum Clube. São escumalha!!!!!
Viva o SPORTING